Se você já se perguntou “o que é uma startup?”, não se preocupe, porque não está sozinho! Como existem diversas definições e conotações para este termo, criamos este conteúdo para compilar todas as informações gerais em um só lugar para você.
Então, vamos lá!
A startup é um novo empreendimento comercial
Uma das definições mais conhecidas da palavra vem de Eric Ries, o criador do movimento “Lean Startup” — uma nova estratégia de modelo de negócios, cujo objetivo é direcionar as startups a alocar seus recursos de forma mais eficiente. Quando foi perguntado a ele o que é uma startup, ele respondeu que para ele uma startup é uma instituição humana, sendo projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.
De fato, em seus estágios iniciais, as startups podem ser totalmente iniciadas pelos membros fundadores da equipe ou então procurando a ajuda de fontes de financiamento externas, caso dos investidores anjo. De modo resumido, estes empreendimentos podem ser descritos como empresas recém-criadas e no processo de encontrar seu modelo de negócio.
Startup x Corporações
Alguns definem startups como a antítese das corporações. Como as empresas que operam em uma escala muito menor com comparativamente menos funcionários, as características comuns da cultura de inicialização incluem: ter menos estrutura e mais demanda por uma equipe flexível e proativa.
Os funcionários de startups podem descobrir que excedem as horas contratadas de trabalho e sobrevivem com um salário inferior ao desejável, e é por isso que as essas empresas exigem que sua equipe se apaixone por sua “missão”.
Embora as grandes empresas possam oferecer cargos mais definitivos, segurança no trabalho e salários mais altos, é evidente que a geração dos millennials — a geração de pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 1995) — está abandonando os empregos em grandes empresas em favor da cultura emergente de startups.
Da mesma forma que as empresas tenham sido associadas as famosas nove horas de trabalho (durante cinco dias da semana), aos deslocamentos para reuniões e trajes formais, o termo “startup” também ficou carregado de certas conotações. Palavras como “cool” e “agile” são divulgadas nas mídias sociais como retratos por excelência da cultura de startups.
Quando as pessoas pensam “o que é uma startup”, elas podem imaginar jovens de jeans contra o pano de fundo de um escritório moderno e minimalista, jogando pebolim ou tomando café em canecas modernas. Apesar disso ser uma imagem cool para alguns, serve mais para minar o trabalho que está realmente envolvido no trabalho para uma empresa desse tipo.
É importante dizer que, as startups não são destino apenas para os jovens. Os fundadores e colaboradores dessas empresas são de todas as idades, e têm origens distintas entre si.
Startups querem crescer exponencialmente e transformar seu segmento
Um aspecto que a maioria pode concordar é que as startups desejam crescer, e por isso, que essas empresas não querem viver como startups para sempre. Estas empresas querem expandir rapidamente!
Uma startup é uma empresa projetada para crescer rapidamente. Ser empreendimento recém-fundado, por si só, não torna uma empresa uma startup… O que interessa (e que é essencial) é o seu crescimento.
E é assim que podemos diferenciar startups e qualquer outra empresa de pequeno porte. Enquanto algumas empresas de tamanho menor podem querer continuar assim, as startups estão sempre procurando inovar e expandir seu negócio para um território ainda maior.
O que antes poderia ser um só insight ou idéia, e que foi gerada em um pequeno espaço pode tornar-se um plano ambicioso a fim de uma startup ser a líder mundial do segmento em que atua.
Por exemplo, a Creandum é uma empresa de capital de risco da região nórdica e que investiu fortemente no Spotify, a plataforma de música que funciona através do streaming, e que iniciou suas operações inicialmente na Suécia, como uma startup.
Ou seja, ou que hoje conhecemos como o grandioso Spotify, começou como uma startup antes de interromper a indústria da música há mais de uma década e gerar uma enorme receita com o digital. Os fundadores do Spotify, Martin Lorentzon e Daniel Ek, passaram vários anos tentando desenvolver um modelo de receita sustentável em um setor inicialmente considerado impossível de se decifrar. Ao tentar fornecer um serviço gratuito de música, eles lutaram para obter apoio monetário dos investidores.
Depois que a indústria da música foi cercada pela pirataria, as gravadoras começaram a ver o compartilhamento de arquivos digitais como uma ameaça aos seus fluxos monetários. Mas, demonstrando que a indústria da música poderia gerar receita da mesma maneira que vinha fazendo isso pelo rádio, o Spotify conseguiu transformar as gravadoras em aliados e não em inimigos, como era a percepção da indústria da música em meados dos anos 2000.
Depois que um processo de financiamento instável se espalhou por vários anos, o Spotify conseguiu criar um modelo de negócios sustentável e finalmente lançou seu serviço em 2008.
A startup é uma solução para problemas
Outra maneira de definir o que é uma startup, é compreendendo que a empresa em si está enraizada na sua ideia/insight inicial. As startups identificam um problema e procuram resolvê-lo de uma maneira inovadora e genuína.
A startup é uma empresa que trabalha para resolver um problema, onde a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido, e o aspecto comum associado às startups é a vontade de experimentar novas soluções, planos de negócio e tecnologias diferentes.
Através da experimentação constante, as startups podem ser definidas por sua missão de desafiar e aprimorar o mundo ao nosso redor, geralmente das maneiras mais imprevisíveis possíveis. Sendo assim, uma startup não é simplesmente uma idéia, mas sim um veículo de negócio para a mudança e transformação de um setor.
Uma startup é um estado de espírito
A startup é um estado de espírito. É quando as pessoas ingressam na sua empresa e a tomam a decisão de renunciar à estabilidade em troca da promessa de um tremendo crescimento e da emoção de causar um impacto no mercado, e possivelmente na nossa sociedade.
Definir com precisão o termo “inicialização” é, portanto, uma tarefa de ir além. Não pode ser quantificada por números, nem compilada em uma única definição. Qual é o consenso entre os fundadores, no entanto, é que as startups são mais do que apenas um empreendimento comercial.
Ligados a histórias e desejos independentes, eles exigem equipes que acreditem e apoiem a missão da empresa incondicionalmente. Eles crescem e se expandem dependendo da capacidade humana de inovar.
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