Quando você estiver pesquisando valores e ofertas dos convênios médicos, e quiser saber com segurança se o que está em contrato será devidamente respeitado, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

  1. Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;
  2. Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 
  3. A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos. 

O que influencia no valor dos convênios médicos

Um dos fatores principais, e que principalmente influencia no valor dos convênios é em questão sobre a quantidade de serviços que o plano de saúde dá direito ao beneficiário. Por exemplo, um plano de saúde que apenas inclua consultas e exames normalmente (e tendencialmente) é mais barato que outro que também ofereça junto tratamentos odontológicos e o direito a internação hospitalar emergencial. 

Outra condição importante a se destacar, é que, o plano que só concede direito ao atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que outro que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. 

A idade do beneficiário, também é destacada como um fator muito significativo e que influencia diretamente no preço de um plano de saúde. Quanto mais idoso o beneficiário for, maiores são as chances de que ele precise usar os serviços de saúde com mais frequência, e por isso, as operadoras tendem aumentar com o valor dos convênios.

Qual o mecanismo de reajuste das mensalidades dos convênios

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras: 

  1. De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do convênio; 
  2. De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária. 

Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo  você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

Serviços dos quais os convênios médicos não acobertam

Os convênios médicos não podem negar a realização de um exame, ainda mais se o exame for solicitado por um médico, a fim de definir um diagnóstico médico.

Além de fiscalizar e regulamentar todo o setor de convênios, apenas a ANS pode e permitir exclusões de tratamentos e exames de acordo com a legislação, exclusões essas que inicialmente são situações como apenas como as seguir:

  • Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;
  • Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;
  • Órteses e próteses com foco na estética;
  • Inseminação artificial;
  • Tratamento de rejuvenescimento;
  • Tratamento de emagrecimento com finalidade estética;
  • Fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos dos procedimentos e situações que podem ser negados pelos planos de saúde, segundo as regras impostas pela ANS.

Documentos que a operadora de saúde é obrigada a fornecer na contratação de convênios médicos

A empresa é obrigada por lei a lhe fornecer os seguintes documentos:

  • A cópia do contrato assinado contendo todas as condições de utilização do seu plano, como: o preço da mensalidade, as formas de reajuste e a cobertura que você tem direito;
  • Uma relação contendo todos os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados;
  • O manual para orientação de contratação de planos de saúde; 
  • o guia de leitura contratual.

ATENÇÃO: Para os convênios de saúde coletivos, a entrega da cópia do contrato não é obrigatória pela operadora a cada beneficiário, no entanto, a cópia pode ser solicitada à empresa que contratou o plano.

Informações importantes sobre os convênios médicos

Antes de aderir a um plano de saúde é fique atento a diversos detalhes que iremos abordar neste último tópico!

O mais essencial dos detalhes, é solicitar uma cópia do contrato e lê-lo  com muita atenção à fim de tirar todas as dúvidas à respeito do serviço que irá ser contratado. Verifique os prazos de carência, confira os tipos de cobertura do plano de saúde, da rede de hospitais e médicos credenciados. Analise os valores, se existe fidelidade (que é dado como o prazo que você precisa cumprir, para não pagar multa no caso você queira solicitar o cancelamento do contrato), e o valor de reajuste do plano para renovação. 

Não leve em consideração apenas e somente o valor dos convênios médicos, mas sim todos os fatores e recursos que abordamos ao longo do conteúdo, pois como foi verificado anteriormente, os preços se alternam muito, bem como a qualidade dos serviços oferecidos.

Os planos individuais ou familiares tem o valor de reajuste máximo estabelecido pela ANS. Tal reajuste pode ser de realizado de acordo com a faixa etária ou pela anuidade. 

A desvantagem dos planos coletivos, se dá por conta do ajuste anual não ter valor definido pela ANS, e por isso, os planos podem realizar cobranças exorbitantes quando acontecer o reajuste. Caso esse seja o seu tipo de plano de saúde, verifique as informações sobre os reajustes feitos nos últimos anos pela operadora.