Caso você tenha encontrado esse conteúdo pesquisando por tratamento dengue no google, você chegou ao lugar certo!

Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre a dengue – seus sintomas, como evitar a proliferação, quais os tratamentos e tirar as dúvidas sobre o mosquito causador dessa doença!

O que é a dengue?

Se você é uma das pessoas que chegou nesse artigo pesquisando por tratamento dengue, que tal se informar um pouco mais sobre o que é essa condição?

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre a dengue, principalmente no verão. Ela é uma doença muito comum nesse período por conta da facilidade de transmissão nessa época, porém se engana quem pensa que não se pega a doença em outras estações do ano.

A dengue é uma doença cujos sintomas se assemelham muito à uma gripe. Existem quatro tipos de vírus da enfermidade (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, porém, a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectam anualmente com a doença em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da enfermidade.

Existe tratamento?

Se você chegou neste artigo pesquisando sobre tratamento dengue, fique atento as informações a seguir!

Não existe nenhum tratamento específico para a doença. Quando há casos de suspeita, é necessário procurar um profissional da saúde para que ocorra o diagnóstico correto.

Muitas vezes, o tratamento consiste em aliviar os sintomas, e pode variar de acordo com o quadro clínico de cada indivíduo. Podendo ser recomendado a ingestão de bastante água, evitar o uso de medicamentos sem prescrição e o repouso. Também pode ser necessário a hidratação por via intravenosa

Sendo assim, esperamos que você não precise mais pesquisar tratamento dengue – que esse artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre essa doença!

Conheça mais sobre as fases da dengue

Para compreender mais sobre quais são os sintomas da dengue, é essencial entender que a doença é caracterizada pela demarcação e (por vezes) evolução de três fases clínicas que são individualmente particulares diferentes entre si. 

Fase febril

Ninguém sabe ao certo quais são os sintomas da dengue, porém, o primeiro sintoma destacado da doença é a febre (ocorrendo em média entre dois e sete dias), sendo normalmente alta (39ºC a 40ºC) e de início repentino. O aumento da temperatura corporal é associado à cefaleia, à fraqueza e dores nos músculos, às dores nas articulações e a dor atrás dos olhos. 

Outro sintoma presente nesta fase, é dado pelo surgimento de manchas avermelhadas na pele (presente em 50% dos casos). Este sintoma geralmente afeta o rosto e o tronco, além também de outros membros e áreas do corpo. Importante destacar que, este sintoma pode apresentar-se de outras formas, tendo ou não a presença de coceira, a medida que a febre vai desaparecendo.

Quais são os sintomas de dengue que podem atacar o sistema imunológico? Aqui podemos destacar a anorexia, náuseas e vômitos são sinais que também podem estar presentes na fase febril. A diarreia manifesta-se em boa parcela dos casos, tipicamente num volume não tão grande, e de maneira pastosa em relação às fezes. A frequência das diarreias ocorre entre três a quatro evacuações por dia.   

Fase crítica

Esta fase pode se desenvolver em alguns pacientes, podendo evoluir para as formas graves da dengue e, devido a isso, medidas específicas de manejo clínico e observação devem ser adotadas imediatamente. 

A fase crítica tem início com o desaparecimento do sintoma da febre, geralmente entre o terceiro e o sétimo dia de início da doença, sendo acompanhada do surgimento dos sinais de alarme.

Cuidado com a água parada!

A melhor forma de se evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

Outra forma de prevenir a picada é com o uso de repelentes, de roupas compridas e com mangas longas ou vestes de cor branca.

Como ocorre a transmissão?

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, a doença não é transmissível de pessoa a pessoa!

Em populações mais vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave (ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa).

Por isso, é importante combater a reprodução do mosquito transmissor, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Desvendando os sintomas

Muitas pessoas que buscam por tratamento dengue também querem saber sobre os sintomas dessa condição! É fundamental saber dessas informações, e como a dengue ataca o organismo. Os sintomas podem ser observados como:

·         Mal-estar;

·         Febre alta (maior que 38,5º C);

·         Dor nos olhos;

·         Dores musculares intensas;

·         Dor ao movimentar os olhos;

·         Dor de cabeça;

·         Falta de apetite;

·         Manchas vermelhas no corpo.

Apesar desses principais sintomas, a dengue pode ser assintomática – que não apresenta sintomas – leve ou grave, podendo até mesmo levar a óbito.

De modo geral, os sintomas de dengue mais gritantes é a febre alta, que tem um início súbito e pode durar entre 2 a 7 dias – acompanhando sintomas de dor de cabeça, fraqueza, dor nos olhos, coceira na pele, erupção e dores no corpo e articulações. As manchas vermelhas na pele também pode ser um indício.

Na fase febril inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui os sintomas de dengue de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados!