Essa é uma condição é caracterizada pela perda de sangue que ocorre após um ferimento, trauma ou algum outro incômodo – correspondente de um rompimento de vasos sanguíneos. A hemorragia pode ser interna, quando ocorre nas cavidades do paciente, como abdômen, pulmão, crânios e outros órgãos; ou externa, onde o sangramento é visível no corpo, com fluxo forte ou não.

Os casos mais comuns de hemorragia se apresentam no nariz! Muitos não sabem, mas quando houver um sangramento nasal, nunca se deite ou mantenha a cabeça para trás, pois isso pode piorar a situação.

O que é uma hemorragia?

A perda de sangue pode ocorrer em quase qualquer área do corpo, sendo essa a característica principal da hemorragia.

Suas causas podem ser diversas, sendo que podemos destacar alguns fatores, como: questões externas do nosso corpo, como traumas, acidentes ou impactos que geram sangramento; e as que estão relacionados com problemas nos vasos sanguíneos ou no organismo, como pressão alta, arteriosclerose e aneurismas.

A hemorragia interna ocorre quando o sangue vaza através de um vaso sanguíneo ou órgão que fora danificado. Sangramento externo acontece quando o sangue sai por uma ruptura na pele. Existe também a possibilidade do sangue sair por outras aberturas naturais do corpo, como: nariz, boca, vagina, ouvidos ou o reto.

Sintomas comuns

Muitas vezes, os sintomas dependem do local onde está ocorrendo o sangramento. Por exemplo, se está associado com os tecidos e órgãos internos, pode causar dor intensa e inflamação.

Tratando-se de hemorragias internas, independe do local, os sintomas mais recorrentes que podem surgir são:

  • Tontura;
  • Fraqueza em um dos lados do corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Desmaio;
  • Diminuição da pressão sanguínea;
  • Visão embaçada;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal.

Causas

As causas da hemorragia podem ser diversas, dependendo bastante da localização da lesão – porém as mais comuns são as hemorragias traumáticas, sangramento por condições médicas ou até mesmo por remédios.

Impactos, lesões e traumas podem proporcionar um sangramento interno ou externo, variando o grau de gravidade. É necessário tomar cuidado com esses tipos de acidente, pois eles podem gerar consequências graves! O que pode ser crucial para saber de onde vem essa condição é indo buscar rapidamente um tratamento médico!

Tipos de hemorragia

Traumática

São lesões que podem causar uma hemorragia traumática. Seus tipos mais comuns incluem escoriações ou abrasões que não penetram abaixo da pele, lacerações, hematomas, contusões, lesões por esmagamento ou ferimento de bala.

Venosa

Esse tipo ocorre com bastante frequência, mas é de fácil controle – pois o sangue sai devagar e com uma pressão menor. Geralmente o sangue sai mais escuro, escorrendo pela ferida. Dependendo do tamanho da veia que é atingida, o fluxo pode ser maior.

Capilar

Ocorre quando se atinge os vasos capilares – localizados na extremidade interna da pele. São os mais fáceis de serem tratados, podendo ser observados em arranhões, pequenos cortes ou escoriações. O sangramento é lento e tem pouco volume de sangue.

Arterial

Esse pode ser um tipo de hemorragia grave, que pode causar morte pela grande perda de sangue. Quando uma artéria – vasos que levam sangue do coração ao resto do corpo – é cortada ou perfurada, o sangramento pode ocorrer em um fluxo grande ou até em jatos. Costuma ter uma coloração vermelha brilhante.

Em casos de emergência, é necessário levar o paciente urgentemente ao pronto-socorro, para que receba o atendimento necessário para não levar a óbito.

Externa

A hemorragia externa é dividida em três: arterial, capilar e venosa (como mostradas acima). Sua característica principal é a presença de sangue visível pelo paciente. A quantidade e intensidade vai depender do tipo de vaso que foi atingido, e se é uma região com uma abundância de vasos sanguíneos. Arranhões, cortes, lesões abertas e pequenos cortes são os tipos mais frequentes.

Interna

Esse tipo pode ser fatal e bastante urgente, dependendo da região ou órgão do corpo que fora atingido. Ela se dá por meio de sangramentos internos, decorrente de algum trauma, impacto ou doença. Quando o sangue se acumula em alguma cavidade do corpo, o indivíduo pode apresentar sintomas como: palidez, frio, fraqueza, sonolência, tremores, pulsação acelerada, sede, desmaios, náuseas e muita dor na região atingida.

Caso o paciente apresente esses sinais após um impacto, em qualquer região do corpo, é necessário buscar o atendimento médico para uma melhor avaliação.

Dicas de primeiros socorros

Chame sempre uma ambulância nesses casos, mas caso o sangramento seja de fluxo contínuo, veja alguns procedimentos que podem ajudar!

O paciente que estiver sangrando deve tentar manter a calma e os batimentos cardíacos e pressão arterial controlados. Caso esses dois fatores fiquem muito altos, isso pode aumentar a velocidade do sangramento!

É necessário que deite a pessoa o mais rápido possível para reduzir riscos de desmaio. Além disso, tente elevar a área que está sangrando.

Remova fragmentos soltos e partículas estranhas da ferida, mas com muito cuidado. Deixe itens grandes onde estão. A remoção desses objetos pode causar mais danos e provavelmente aumentará o fluxo do sangramento. Neste caso, use ataduras ou objetos macios para manter o objeto no lugar e absorver o sangramento

Para colocar pressão a ferida, tente utilizar:

  • Pano limpo;
  • Suas mãos;
  • Roupas;
  • Curativo;
  • Pano limpo.
  • Mantenha uma pressão média até que o sangramento diminua e pare.

Não remova o pano quando o sangramento parar. Use uma fita adesiva ou roupas para envolver o curativo e segue-o no lugar. Após esse processo, coloque uma bolsa de gelo sobre a ferida. E lembre-se, não remova o pano da ferida, mesmo que o sangue penetre o material – adicione mais material por acima e continue a pressão.

Não mova ninguém que tenha uma lesão no (a):

  • Pescoço;
  • Cabeça;
  • Perna;
  • Barriga.
  • Não aplique pressão a uma lesão ocular.

Tratamentos

Os tratamentos para hemorragia são feitos especialmente com o auxílio de médicos especializados. Dependendo do caso o sangramento pode ser muito abundante e atingir órgãos vitais, então, por conta deste fator, é necessário analisar melhor.

Entretanto, algumas podem parar por si só, sem um tratamento específico. No entanto, grande parte dos casos de sangramento principalmente interno podem precisar de cirurgias urgentes, já que a perda de sangue abundante pode resultar em óbito.

Não se automedique sem prescrição médica! Isso pode prejudicar ainda mais a doença e causar agravantes sérios.