O plano de saúde pessoa física pode ser solicitada por qualquer pessoa. Quando falamos de pessoa física, queremos dizer todo o ser humano enquanto individuo, do seu nascimento até a morte.
O que é um plano de saúde?
A saúde é denominada como o estado completo de bem-estar, e que permite que qualquer ser vivo tenha uma boa qualidade de vida. Sabendo que os planos governamentais desta área são (em certa) medida defasados, e que também não são capazes de atender a toda população, muitas pessoas acabam optando por um plano de saúde pessoa física que oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de plano.
Se você for uma pessoa que pensa de modo preventivo com seu bem-estar, e que foca na sua qualidade de vida, um plano de saúde particular pode garantir a assistência à sua saúde necessária para que se atinja o máximo de sua disposição física, mental e social. Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um plano de saúde pessoa física pode oferecer, como:
· Atendimento de qualidade;
· Atendimento de urgência ou emergência;
· Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;
· Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;
· Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;
· Preços mais em conta;
· Acesso a diversas especialidades médicas.
Você sabia que, acordo com o levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), atualizado em setembro de 2019, existem 47.105.097 pessoas beneficiárias de planos privados de saúde, por cobertura assistencial em todo Brasil.
Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro?
Para saber se o plano de saúde pessoa física que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS.
Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá:
· Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;
· Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário;
· A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos.
Como posso adquirir um plano de saúde?
Os planos de saúde individuais têm sido cada vez mais difíceis das pessoas adquirirem, devido aos altos custos – por isso, muitos não são disponibilizados para pessoas físicas independentes.
A maneira mais usual de adquirir um plano de saúde pessoa física é através da empresa. Na maioria das companhias, os funcionários recebem como benefício (que é descontada da sua bolsa auxílio) um convênio de saúde, determinado pela própria empresa. Contudo – por mais inacreditável que pareça – o plano de saúde não é um benefício obrigatório por lei.
Quais os benefícios?
Maior segurança e qualidade
O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.
Expectativa de vida
Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.
Coberturas nacionais
Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.
Adoecer com menor frequência
Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.
Rapidez para marcar exames
O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.
Facilidade em consultas
Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.
Fatores que influenciam o valor do plano
Um dos fatores principais, e que principalmente influencia no valor de um plano é em questão sobre a quantidade de serviços que o plano de saúde dá direito ao beneficiário. Por exemplo, um plano de saúde que apenas inclua consultas e exames normalmente (e tendencialmente) é mais barato que outro que também ofereça junto tratamentos odontológicos e o direito a internação hospitalar emergencial.
Outra condição importante a se destacar, é que, o plano que só concede direito ao atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que outro que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país.
A idade do beneficiário, também é destacada como um fator muito significativo e que influencia diretamente no preço de um plano de saúde. Quanto mais idoso o beneficiário for, maiores são as chances de que ele precise usar os serviços de saúde com mais frequência, e por isso, as operadoras tendem aumentar com o valor do plano.
Como funciona o reajuste das mensalidades do plano?
Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras:
· De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do convênio;
· De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária.
Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.
Posts relacionados
Últimos posts
- Visão Holística no RH: O Poder do Cuidado Preventivo para o Sucesso Empresarial
- RH 5.0: Veja as tendências para 2024!
- Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!
- Plano empresarial: entenda mais sobre este tipo de plano de saúde!
- 2 Histórias Reais: como o nosso time de saúde alcança resultados positivos na prática