Um plano de saúde para empresas é direcionado apenas para organizações empresariais – tanto as grandes quanto as microempresas. Entretanto, esse plano só pode ser adquirido por pessoas jurídicas – ou seja, as empresas – e nunca de maneira individual, visando sempre um número mínimo de funcionários que farão a adesão.

Quando um plano de saúde para empresas é adquirido, ela disponibiliza aos seus funcionários – que usufruem de todos os benefícios enquanto ativos.

A empresa Vitta, por exemplo, criou algo inédito no mercado: Os primeiros planos de saúde para Startups (ANS 42191-0), que conta com um processo automatizado de Equipe de Saúde e Médicos Pessoais. Ou seja, você recebe literalmente um acompanhamento da sua saúde via Whatsapp, e, por consequência, previne idas desnecessárias ao Hospital – enquanto estas poderiam ser simples consultas. Além disso, medicamentos estão incluídos nos planos.

Como funciona para empresas?

Para se ter direito a um plano de saúde para empresas, é necessário possuir um CNPJ – além de dois ou mais funcionários ativos. O contra é feito apenas com uma pessoa jurídica, junto com a operadora de saúde.

As empresas que possuem uma grande quantidade de vidas, costumam ter consultores dedicados a elas. Enquanto isso, as pequenas empresas contam com um consultor que atende a outras várias empresas também. É importante destacar que isso ocorre, pois as empresas grandes podem ter planos únicos e exclusivos para elas.

E fique atento, não é porque a empresa disponibiliza um plano, que todos os funcionários poderão usufruir – isso depende da convenção coletiva e a opção do colaborador. Sendo assim, caso seja funcionário, verifique com o RH de sua empresa se eles disponibilizam o benefício do plano de saúde para o seu setor!

O que é CNPJ?

Também conhecido como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ deve ser feito antes do início de qualquer atividade comercial no Brasil. Ele é caracterizado como o número de identificação de uma empresa mediante a Receita Federal.

As informações importantes que constam no CNPJ são:

·         Nome da entidade;

·         Data de abertura;

·         Descrição das atividades econômicas;

·         Endereço;

·         Verificação da situação cadastral na Receita Federal;

·         Natureza jurídica;

Sendo assim, as empresas que não tiverem um CNPJ, estão atuando ilegalmente. É preciso haver uma regularização, pois isso evita que as atividades sejam suspensas e sujeitas a multa.

Além disso, o CNPJ permite que as empresas pratiquem procedimentos legais – como emitir nota fiscal, fazer compras técnicas, envio e declaração de documentos fiscais, contratação de serviços e entre outros.

O que é um plano de saúde?

A saúde é denominada como o estado completo de bem-estar, e que permite que qualquer ser vivo tenha uma boa qualidade de vida. Sabendo que os planos governamentais desta área são (em certa) medida defasados, e que também não são capazes de atender a toda população, muitas pessoas acabam optando por um plano de saúde que oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de plano de saúde.

Se você for uma pessoa que pensa de modo preventivo com seu bem-estar, e que foca na sua qualidade de vida, um plano de saúde para empresas pode garantir a assistência à sua saúde necessária para que se atinja o máximo de sua disposição física, mental e social. Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um plano de saúde para empresas pode oferecer, como: 

·         Atendimento de qualidade;

·         Atendimento de urgência ou emergência; 

·         Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;

·         Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;

·         Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;

·         Preços mais em conta;

·         Acesso a diversas especialidades médicas. 

Quais os benefícios? 

Maior segurança e qualidade

O primeiro dos benefícios importantes de se ter um convênio de saúde é a segurança por saber que se porventura você ou seus familiares precisarem de um atendimento médico, receberão o melhor possível, sem ter que esperar por horas. Esse sentimento de segurança proporciona um imenso ganho em qualidade de vida.

Expectativa de vida

Tendo boas condições de manter uma saúde em dia, viver mais se torna apenas uma consequência. Além disso, a contratação do serviço garante muito mais tranquilidade ao saber que se alguma doença aparecer, você receberá um atendimento digno.

Coberturas nacionais

Vale a pena investir em um plano com cobertura nacional. Caso viaje muito, estará sempre tranquilo sabendo que esteja onde estiver, se algum acidente acontecer, você será atendido como merece.

Adoecer com menor frequência

Pode parecer contraditório, mas sim, quem conta com um convênio de saúde, possui mais facilidades em agendar consultas de rotinas. Conseguindo assim focar na saúde preventiva evitando doenças mais graves.

Rapidez para marcar exames

O mesmo vale para os exames médicos, quando se conta com um bom convênio de saúde, conseguir agendar e realizar um exame, por mais específico e/ou detalhado que ele seja, é muito mais fácil e rápido do que quando se conta apenas com o SUS.

Facilidade em consultas

Quando se depende do sistema único de saúde, muitas vezes existem listas de espera de meses para conseguir uma consulta médica. Quando você possui um convênio de saúde, é muito mais rápido e simples conseguir se consultar com um médico.

O que o plano de saúde não cobre?

Os planos de saúde não podem negar a realização de um exame, especialmente se ele for solicitado por um médico, a fim de definir um diagnóstico médico.

Além de fiscalizar e regulamentar todo o setor, apenas a ANS pode e permitir exclusões de tratamentos e exames de acordo com a legislação, exclusões essas que inicialmente são situações como apenas como as seguir:

·         Tratamento clínico ou cirúrgico experimental;

·         Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos;

·         Órteses e próteses com foco na estética;

·         Inseminação artificial;

·         Tratamento de rejuvenescimento;

·         Tratamento de emagrecimento com finalidade estética;

·         Fornecimento de medicamentos importados não-nacionalizados.

Esses são apenas alguns exemplos dos procedimentos e situações que podem ser negados pelos planos de saúde, segundo as regras impostas pela ANS.