A gestação é um período importantíssimo para muitas mulheres e para a saúde delas. É na gestação que as mulheres merecem uma maior atenção e sua saúde fica muito mais frágil e, por isso, pode ser algo difícil ao tentar contratar um plano de saúde para gestante.

O que é um plano de saúde para gestante?

Parecido com os planos convencionais, o plano de saúde para gestante oferece ampla cobertura em matéria de consultas, exames, internações e assistência hospitalar e ambulatorial. Porém, este tipo de plano para gestantes vai um pouco além, pois permite o acesso à obstetrícia, que acaba sendo um item decisivo para quem vai contratar um plano de saúde, pois vai garantir o parto com ampla cobertura.

O plano de saúde para gestante ajuda justamente a impedir que essa surpresa traga incerteza e aflição. Com ele, a gravidez tem certas garantias e evita estresses em relação a exames, pré-natal, parto ou complicações inesperadas.

Tipos de cobertura

A futura mamãe deve também saber que cobertura está contratando, cada plano pode ter diferentes ofertas de cobertura, como:

  • Cobertura hospitalar: internações e procedimentos em ambiente hospitalar;
  • Ambulatorial: consultas médicas, exames e demais tratamentos ambulatoriais;
  • Obstétrica: procedimentos relativos ao pré-natal, da assistência ao parto e puerpério.

Como procurar este tipo de plano de saúde para gestante?

Verifique se a sua operadora já oferece esta modalidade de cobertura, dentro do seu “pacote” ou através de algum plano específico.

Algumas operadoras, por exemplo, oferecem um plano de saúde para gestante, com maiores e melhores opções que incluem obstetrícia e um acompanhamento complementar depois do nascimento do bebê.

Algumas operadoras com este tipo de plano dão cobertura para os exames do período pré-natal, e além de todas as consultas com o obstetra oferece, por exemplo:

  • Exames de ultrassonografia;
  • Exame de sangue
  • Exame de urina;
  • Outros exames para a mãe e bebê.

Existe plano de saúde para quem já está grávida?

O recomendado é que a contratação de algum plano de saúde seja feita antes de engravidar, visto que a maioria dos planos exigem um tempo que, dependendo, pode chegar até 300 dias (aproximadamente 10 meses) após a contratação para permitir a realização de um parto. 

Mesmo não podendo realizar o parto através do seu convênio médico, você poderá aproveitar várias outras funcionalidades que geralmente são liberadas 30 dias após a contratação, como consultas e exames.

Além disso, caso você tenha alguma alguma complicação antes da 37ª semana da gestação, o seu atendimento estará garantido, já que se enquadra como uma condição de urgência e emergência.

Existe plano de saúde carência zero para partos?

A carência para parto dificilmente será excluída, mesmo que você tenha um plano com contratação coletiva e mais de 30 vidas, que geralmente liberam a maioria dos procedimentos logo após a contratação.

Sendo assim, se você deseja ter seu parto coberto pelo plano de saúde, procure se organizar com 10 meses de antecedência e comece as suas tentativas de engravidar 2 meses após a contratação. Com este planejamento, é possível escolher qual plano melhor te atende, assim como os profissionais e hospitais, e tornar a chegado do seu bebê um momento muito mais tranquilo.

Qual a melhor contratação de plano de saúde para gestantes?

Os convênios médicos em sua grande maioria oferecem cobertura ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia. A ambulatorial cobre apenas consultas e exames, enquanto o hospitalar também dá direito a internações .

Se você pretende engravidar, deve se atentar se o plano de sua escolha cobre ou não os serviços de obstetrícia. Este serviço engloba todas as funcionalidades do ambulatorial e hospitalar mais todos os procedimentos referentes ao parto, incluindo procedimentos neonatais.

Para você que quer se planejar, a melhor opção de escolha é um plano ambulatorial hospitalar com obstetrícia. Outro ponto de decisão é escolher a sua acomodação, que pode ser do tipo individual ou compartilhada. Todas essas escolhas vão influenciar no valor final do seu plano de saúde.

O nascimento de uma criança é um momento muito especial. Por isso, evite qualquer frustração com o seu plano neste momento fazendo a melhor escolha na hora de contratar.

O que está incluso para o momento do parto?

Fique de olho na cobertura do seu plano antes de acertar tudo, pois depende muito de qual plano de saúde foi contratado.

Vale lembrar que alguns planos de saúde para gestante permitem reembolso, mas com limite de valor. Então veja se essa possibilidade se encaixa no seu bolso e no seu perfil de plano de saúde.

Sobre a opção de parto entre cesária ou parto normal, a decisão poderá ser sua e do seu médico. Porém, há uma regulamentação da ANS, de 2015, que incentiva a cobertura do parto normal pelos convênios. Não deixe de conversar com o seu especialista para que você possa fazer a opção mais segura para você.

Atendimento dos planos

Mulheres que já possuem um plano de saúde com cobertura obstétrica podem não ter nenhuma restrição ao atendimento quando engravidarem. Estão cobertas mulheres que já possuem esse tipo de plano 300 dias antes da data prevista para o parto. Nesse caso, todos os exames do pré-natal e as despesas médicas e de internação estão cobertas, conforme as coberturas contratadas do plano. 

Já as mulheres que engravidaram e não possuem um plano de saúde com cobertura obstétrica, precisam correr contra o tempo. Até a 5ª semana de gestação vale a pena contratar o plano, pois esse é o prazo máximo indicado por especialistas para obter o máximo possível de benefícios. Apesar de algumas carências, até a 5ª semana de gestação a maioria dos exames previstos no pré-natal estará coberta.

Atendimento para seu bebê

A mamãe deve estar ciente também que, em 30 dias contados do dia do nascimento, é necessário solicitar a inclusão do bebê como dependente no seu plano de saúde, sem ser preciso cumprir carências. Após esse prazo de 30 dias, a empresa poderá exigir a carência.