O absenteísmo ou absentismo, de modo simplificado, são palavras usadas e designadas para se referir sobre a “falta de vontade” no trabalho e também em para seus deveres e obrigações, podendo ser devido ausência ou atraso. Além disso, as motivações podem ser voluntárias, por questões médicas ou de saúde, legais e outras numerosas causas.

Com isso, resume-se este conceito como a conduta de se abster de atividades ou funções.

Causas do absenteísmo

As causas do absenteísmo no trabalho pode ser relacionadas a diversos fatores, e por isso, devem ser estudadas sob o olhar da interferência na produtividade organizacional dentro e fora do ambiente de ofício.

No geral, as principais motivações de ausência dos funcionários de empresas são caracterizadas pela ocorrência de enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho.

Além disso, aspectos como tempo (ou clima) ruim, problemas pessoais e ineficiência ou precariedade do transporte público podem muito bem também causar aumentos relativos nas taxas de absentismo em empresas e instituições.

Um exemplo do que foi dito acima pode ser visto pelas taxas da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), que fora realizada pelo IBGE em 2013. Este estudo constatou que mais de 14,1 milhões de brasileiros deixaram de realizar suas atividades habituais (como trabalhar ou estudar) devido a problemas de saúde. Na primeira posição das doenças que mais afetaram a população no Brasil, está a gripe. Mais de 17,8% dos brasileiros que não foram trabalhar ou deixaram de ir estudar pelo menos um dia, foi devido a gripe ou resfriado.

Outras condições e causas de saúde que impediram a população de executar suas atividades cotidianas em 2013 foram definidas por: 

  • Dor nas costas, no pescoço ou na nuca (10,5%);
  • Dor nos braços ou nas mãos, como artrite ou reumatismo (5,5%);
  • Lesão provocada por acidente, agressão ou violência (5,5%); 
  • Pressão arterial alta ou outra doença do coração (5%);
  • Dor de cabeça ou enxaqueca (4,7%);
  • diabetes, AVC e câncer (4,1%).

Lidando com o absenteísmo 

Como pudemos ver até agora, o processo de absenteísmo é uma questão vital para empresas de todos os segmentos do mercado. 

Veja abaixo algumas medidas para lidar com este empecilho tão comum, de maneira eficiente: 

Entendendo as motivações das ausências 

Antes de qualquer coisa, é necessário descobrir e compreender quais são os motivos mais comuns das ausências. É fundamental entender se as faltas são voluntárias ou involuntárias, e causadas por questões internas ou externas. 

Para isso, é essencial perguntar diretamente e com franqueza aos funcionários, por meio de questionários ou a partir de uma conversa. 

Trabalhando medidas para estimular a cultura organizacional e valorizar os funcionários 

Estimular a cultura organizacional é um ótimo caminho para diminuir com as taxas de absenteísmo. Um ambiente de trabalho organizado e agradável influencia diretamente (e positivamente) os funcionários a cumprirem com seus horários e suas ocupações. 

Uma maneira de valorizar os trabalhadores em empresas pode ser inserida com programas de benefícios e recompensas, garantindo a dedicação das equipes e mais resultados. 

Trabalhar para manter os funcionários engajados 

Além das medidas de compensação, os funcionários precisam de propósitos maiores para se manterem engajados e presentes sempre que estiverem aptos. 

Sabendo disso, oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira, reconhecer esforços individuais e propor atividades em grupo são medidas que podem ser utilizadas para motivar funcionários a perseguirem os objetivos da empresa.

Reduzindo a taxa de absenteísmo em uma empresa

Muitos gestores se perguntam a mesma coisa “afinal, como posso reduzir com a taxa de absenteísmo na minha empresa?”. A resposta é bem clara, e está diretamente ligada a gestão de pessoas, pois gerenciar aqueles que são os tidos como os mais eficientes e valiosos da companhia devem ser uma prioridade para o RH de uma empresa. 

Sabendo disso, os profissionais de RH devem ser encarregados de examinar, monitorar e apurar as ações dos funcionários para que se reduza com a taxa de abstenção. Na maioria dos casos, as iniciativas pela redução das faltas são realizadas por políticas da área de recursos humanos, por meio de treinamentos e outros incentivos.

Prevenção é o melhor caminho

A prevenção é sempre um melhor caminho do que a remediação de um problema, pois quando uma situação já se estabeleceu, a tendência é de que haja uma “contaminação” de hábitos ruins entre as pessoas, tornando a situação um problema crônico das empresas. 

Para evitar que este problema seja instalado, é preciso garantir que a própria cultura de organização e de políticas da empresa promova saúde e bem-estar para com seus funcionários, em um ambiente adequado e expediente de trabalho equilibrado. 

Precisamos ressaltar ainda, que estamos na era do capital humano, na qual os funcionários são parceiros de negócio e os talentos da companhia são responsáveis por definir os rumos da organização. Por este motivo, é necessário que seja estruturada uma boa administração e gestão do absenteísmo, a fim de acompanhar os índices de faltas e tomar medidas o mais rapidamente para minimizar as ocorrências de forma contínua.

Perspectiva de como se lidar com o absenteísmo

O absenteísmo está além dos estereótipos do que o senso comum prega, culpando unicamente e exclusivamente os funcionários da empresa por sua ausência. 

Na realidade, hoje o mundo corporativo se encontra diante de novas relações de trabalho, e as empresas percebem que é necessário incluir relações e métodos mais humanizados para atingir altos níveis de produtividade. O poder de mudança está em grande parte nas mãos da área de recursos humanos, e é mais do que necessário incluir o método de gestão do absenteísmo em suas estratégias, pensando em soluções criativas e eficientes para solucionar este problema relativamente comum. 

Seja qual for a estratégia da empresa, é vital ter em mente que os funcionários precisam de motivações para acordar todos os dias com vontade de ir trabalhar e fazer a diferença em sua organização cotidiana. Afinal de contas, um espaço de trabalho confortável, inspirador e cheio de oportunidades é a melhor razão para fazê-los querer estar presentes.