Você já pensou ou já viveu o transtorno de investir em uma tecnologia para, depois, descobrir que ela não se encaixa em sua rotina? Certamente, essa é uma situação pela qual ninguém quer passar, mas a contratação de um prontuário eletrônico adequado não oferece esse risco.
Não há dúvidas de que ao buscar uma ferramenta desse tipo para uso em seu consultório, clínica médica ou hospital, você precisa fazer uma boa pesquisa para entender suas funcionalidades e benefícios. Assim, pode se assegurar de que está contratando uma tecnologia que vai fazer valer o seu investimento.
Pronto para saber mais sobre o PEP e entender porque se trata de uma solução necessária para o sucesso do seu negócio? Acompanhe!

Modismo ou necessidade, qual a realidade do PEP?

Há quem diga que o prontuário eletrônico do paciente, o PEP, não passa de uma moda na Medicina. Não raro, novidades (sobretudo as tecnológicas) geram mesmo certa desconfiança. E, com isso, não demora para que profissionais mais resistentes insistam em tentar apontar dificuldades ou problemas.
Fique tranquilo porque não vamos fugir do fato de que, sim, você pode ter uma experiência ruim com a contratação de um PEP. Num geral, isso acontece quando essa contratação não é embasada no conhecimento da ferramenta e em sua aplicação para a rotina da instituição médica.
Ou, ainda, quando a equipe não é bem orientada ou não recebe nenhum tipo de treinamento para fazer a transição do sistema antigo para o novo. Assim, realmente fica difícil obter as vantagens do prontuário eletrônico.
Do contrário, porém, encontrar e implementar adequadamente uma boa solução e que esteja adequada ao seu negócio só tende a trazer benefícios. E para entender porque fazer isso vale ter em mente que o mercado da Saúde é cada vez mais competitivo e exigente.
Diante dessa realidade e dos avanços tecnológicos, contar com um PEP passa a ser uma necessidade de quem quer se destacar da concorrência e se consolidar no cenário, oferecendo serviços de qualidade.

Saiba quais são os benefícios e vantagens do prontuário eletrônico

Se defendemos aqui que você deve conhecer a solução tecnológica antes de implementá-la em seu negócio, nada mais justo do que apresentarmos os benefícios e vantagens que o prontuário eletrônico pode trazer. Veja só:

Otimiza rotatividade na clínica

63% dos médicos que utilizam o PEP acreditam que a ferramenta contribuiu para reduzir o tempo de consulta com os pacientes. Esse é um benefício que vem da praticidade do lançamento e da busca por informações no sistema digital do prontuário.
Essa redução do tempo otimiza a rotatividade na clínica, contribuindo para a diminuição dos casos de atrasos e do tempo de espera. E, ainda, contribui para maior produtividade e volume de atendimentos realizados.

Favorece a qualidade do atendimento

A essa altura, você pode estar se questionando se a redução do tempo de consulta é, necessariamente, algo positivo. Por isso, é importante saber que, paralelamente, o uso do prontuário eletrônico faz com que os médicos tenham mais tempo em cada consulta para se dedicar, de fato, ao paciente.
Ao invés de passar longos minutos preenchendo formulários e guias, os médicos podem focar no atendimento propriamente dito. E isso inclui a realização de anotações mais completas por meio do sistema, contribuindo para o resultado do tratamento realizado.

Aumenta a segurança da clínica e dos pacientes

O software de gestão em que o PEP se encontra é uma solução baseada na nuvem. Esse tipo de tecnologia contribui para o aumento da segurança dos dados armazenados, tanto da clínica em geral quanto dos pacientes.
Fisicamente, ao reduzir ou eliminar a necessidade do uso de papéis e arquivos, o prontuário eletrônico digital fica livre de qualquer ameaça como perdas e desvios ou, ainda, reveses como incêndios ou inundações.
Mais do que isso, o sistema na nuvem garante que somente pessoas autorizadas e que tenham login e senha consigam acessar o PEP de cada paciente. E isso é um ganho para a sua segurança e privacidade.

Reduz a incidência de erros

Quantas vezes algum de seus colaboradores precisou refazer guias por erros de transcrição? Ou, ainda, quantas vezes você soube que alguém teve dificuldade para entender o que estava escrito à mão naquela prescrição?
Esse tipo de problema é comum em instituições médicas, mas pode ser evitado. E, por ser digital, é justamente isso o que o PEP faz. Além de evitar transtornos e retrabalhos, garante que não haja dúvidas que atrasem ou prejudiquem o tratamento de qualquer paciente.

Contribui para a fidelização dos pacientes

Com todas os benefícios e vantagens apresentados, você já deve ter pensado em como o prontuário eletrônico contribui para a eficácia e a eficiência do atendimento, para a satisfação dos colaboradores com o próprio trabalho e, consequentemente, para a satisfação dos pacientes. O resultado da soma desses fatores é, sem dúvida, a maior facilidade para a tão desejada fidelização.

Como encontrar o PEP ideal e fazer valer o investimento

Uma forma de encontrar o prontuário eletrônico ideal para a sua instituição médica é buscar referências e informações sobre a tecnologia. Você vai entender que o PEP é uma das funcionalidades do software de gestão médica e é preciso analisar essa ferramenta como um todo para escolher a que mais se adequa ao seu negócio.
Dentre os fatores importantes a serem considerados estão a eficiência da solução e sua praticidade. Isso porque, como apontamos no início do post, para que você tenha sucesso com a implementação do PEP, precisa ter em mãos algo de uso fácil e intuitivo. Assim, vai garantir que sua equipe se adapte bem ao novo sistema e consiga extrair dele os benefícios desejados.
Gostou de saber por que o prontuário eletrônico do paciente é hoje uma necessidade para o sucesso de sua instituição médica? Aproveite para saber como escolher o melhor PEP para sua clínica!