O número de casos registrados de sarampo vem sofrendo um grande crescimento no Brasil, nos últimos anos. Isso nos faz refletir sobre o que está acontecendo, se os métodos de prevenção do sarampo ainda funcionam e como podemos reverter este cenário.

Leia este conteúdo e conheça os dados gerais da doença e como é feita a prevenção do sarampo!

O que é o sarampo

O sarampo em definição, é uma infecção viral que começa no sistema respiratório. E mesmo que tendo diminuído com sua incidência, ainda permanece uma causa significativa de mortes em todo o mundo, apesar da disponibilidade de uma vacina segura e eficaz (como citado no primeiro parágrafo).

Apenas no ano de 2017, por exemplo, houveram cerca de 110.000 mortes globais relacionadas ao sarampo, onde a maioria deste número é evidenciado pelo grupo de crianças com menos de 5 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sintomas do sarampo

Os sintomas do sarampo geralmente aparecem primeiro entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus. Dentre eles estão:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Olhos vermelhos;
  • Dor de garganta;
  • Manchas brancas dentro da boca.

Uma erupção cutânea generalizada é um sinal clássico de sarampo. Essa erupção cutânea pode durar até 7 dias e geralmente aparece dentro de 14 dias após a exposição ao vírus. Geralmente se desenvolve na cabeça e se espalha lentamente para outras partes do corpo.

Causas do sarampo

O sarampo é causado pela infecção por um vírus da família dos Paramyxovirus. Os vírus são pequenos micróbios parasitas. Uma vez infectado, o vírus invade as células hospedeiras e usa componentes celulares para completar seu ciclo de vida.

O vírus do sarampo infecta o trato respiratório primeiro. No entanto, eventualmente se espalha para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.

Sabe-se que o sarampo ocorre apenas em humanos e não em outros animais. Existem 24 tipos genéticos conhecidos de sarampo, embora apenas 6 estejam circulando atualmente.

O sarampo está no ar?

O sarampo pode se espalhar pelo ar a partir de gotículas respiratórias e pequenas partículas de aerossol. Uma pessoa infectada pode liberar o vírus no ar enquanto está tossindo ou espirrando.

Essas partículas respiratórias também podem se depositar em objetos e superfícies. Você pode ser infectado se entrar em contato com um objeto contaminado, como uma maçaneta da porta, e depois tocar seu rosto, nariz ou boca.

O vírus do sarampo pode viver fora do corpo por mais tempo do que você imagina. De fato, ele pode permanecer infeccioso no ar ou em superfícies por até duas horas.

O sarampo é contagioso?

O sarampo é altamente contagioso. Isso significa que a infecção pode se espalhar muito facilmente de pessoa para pessoa.

Uma pessoa suscetível exposta ao vírus do sarampo tem 90% de chance de ser infectada. Além disso, uma pessoa infectada pode espalhar o vírus para qualquer lugar entre 9 e 18 indivíduos suscetíveis.

Uma pessoa que tem sarampo pode espalhar o vírus para outras pessoas antes que elas saibam que o têm. Uma pessoa infectada torna-se transmissora por quatro dias antes que a erupção cutânea característica apareça. Depois que a erupção aparece, eles ainda podem transmitir a doença por mais quatro dias.

O principal fator de risco para desenvolver o sarampo está relacionado a um indivíduo ser vacinado ou não. 

Além disso, alguns grupos têm maior risco de desenvolver complicações devido à infecção pelo sarampo, incluindo crianças pequenas, pessoas com um sistema imunológico enfraquecido e mulheres grávidas.

Diagnosticando sarampo

Se você suspeitar de ter sarampo ou ter sido exposto a alguém com sarampo, entre em contato com seu médico imediatamente. Eles podem avaliar você e direcioná-lo para onde você deve ser visto, para determinar se você tem a infecção.

Os médicos podem confirmar o sarampo examinando a erupção cutânea e verificando os sintomas característicos da doença, como manchas brancas na boca, febre, tosse e dor de garganta.

Se houver suspeitas de que você possa ter sarampo com base em seu histórico de saúde e observação, seu médico solicitará um exame de sangue para verificar a presença do vírus do sarampo.

Tratamento para sarampo

O tratamento do sarampo não é específico, ou seja, não existe um padrão. Ao contrário das infecções bacterianas, as infecções virais não são sensíveis aos antibióticos. O vírus e os sintomas geralmente desaparecem em cerca de duas ou três semanas.

Existem algumas intervenções disponíveis para pessoas que podem ter sido expostas ao vírus. Isso pode ajudar a prevenir uma infecção ou diminuir sua gravidade. Dentre as medidas para o tratamento do sarampo, estão:

  • Uma vacina contra o sarampo, administrada dentro de 72 horas da exposição;
  • Uma dose de proteínas imunes chamada imunoglobulina, tomada dentro de seis dias da exposição.

Além das medidas acima para o tratamento do sarampo, seu médico pode recomendar o seguinte para ajudá-lo a se recuperar:

  • Acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil) para reduzir a febre;
  • Descanse para ajudar a impulsionar seu sistema imunológico;
  • Abundância de líquidos;
  • Um umidificador para aliviar a garganta seca e a tosse;
  • Suplementos de vitamina.

Prevenção do sarampo

Existem alguns métodos de evitar adoecer devido ao sarampo. Confira como cada medida de prevenção do sarampo funciona abaixo:

Vacinação

Ser vacinado é o melhor prevenção do sarampo. Duas doses da vacina contra o sarampo são 97% eficaz na prevenção da infecção pelo sarampo.

Existem duas vacinas disponíveis – a vacina trivalente e a vacina tetravalente. A vacina trivalente é uma vacina três em um que pode protegê-lo contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a vacina tetravalente, te protege contra as mesmas infecções que a vacina trivalente, mas também inclui proteção contra a varicela.

As crianças podem receber sua primeira vacinação aos 12 meses de idade, ou mais cedo, se estiverem viajando para o exterior, e sua segunda dose entre 4 e 6 anos de idade. Adultos que nunca receberam uma imunização podem solicitar a vacina ao médico.

Existem determinados grupos de pessoas que não devem receber uma vacinação contra o sarampo. Esses grupos incluem:

  • Pessoas que tiveram uma reação anterior com risco de vida à vacina contra o sarampo ou seus componentes;
  • Mulheres grávidas;
  • Indivíduos imunocomprometidos, que podem incluir pessoas com AIDS, pessoas em tratamento contra o câncer ou pessoas em uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico.

Os efeitos colaterais da vacinação são geralmente leves e desaparecem em alguns dias. Eles podem incluir coisas como febre e erupção cutânea leve. Em casos raros, a vacina tem sido associada a baixa contagem de plaquetas ou convulsões. No geral, a maioria das crianças e adultos que recebem uma vacina contra o sarampo não apresenta efeitos colaterais, então não se preocupe!

Alguns acreditam que a vacina contra o sarampo pode causar autismo em crianças. Como resultado, uma quantidade intensa de estudos foi dedicada a esse tópico ao longo de muitos anos. Por fim, tal pesquisa descobriu que há nenhuma ligação entre vacinas e autismo.

A vacinação não é apenas importante para proteger você e sua família. Também é importante para proteger as pessoas que não podem ser vacinadas. Quando mais pessoas são vacinadas contra uma doença, é menos provável que a mesma circule dentro da população. 

Outros métodos de prevenção

Nem todos podem receber a vacinação contra o sarampo. Mas existem outras maneiras de ajudar a impedir a propagação do sarampo.

Se você é suscetível à infecção, utilize os seguintes métodos de prevenção do sarampo:

  • Pratique uma boa higiene das mãos: Lave as mãos antes de comer, depois de usar o banheiro e antes de tocar seu rosto, boca ou nariz;
  • Não compartilhe itens pessoais com pessoas que possam estar doentes: Isso pode incluir coisas como comer utensílios, beber copos e escovas de dentes;
  • Evite entrar em contato com pessoas doentes.

Se você está doente devido ao sarampo:

  • Fique em casa longe do trabalho, da escola e de outros locais públicos até não ficar contagioso Isso ocorre quatro dias depois que você desenvolve a erupção do sarampo;
  • Evite o contato com pessoas que podem ser vulneráveis ​​à infecção: como bebês muito jovens para serem vacinados e pessoas imunocomprometidas;
  • Cubra o nariz e a boca se precisar tossir ou espirrar: Descarte todos os tecidos usados ​​imediatamente. Se você não tiver um lenço de papel disponível, espirre na dobra do cotovelo, não na mão;

Certifique-se de lavar as mãos com frequência e desinfetar qualquer superfície ou objeto em que você toque ou use muitas vezes ao dia.