Gerir uma clínica é uma tarefa complexa, que exige conhecimentos em diferentes áreas e apresenta desafios cotidianos. Por isso, é muito importante que os gestores estejam bem informados e preparados para encarar os desafios impostos pela área da saúde.
A boa notícia é que existem diversos livros sobre administração clínica muito úteis, capazes de elucidar pontos obscuros e fornecer importantes insights para uma tomada de decisão mais consciente. Continue lendo e, caso lembre-se de algum livro que não está na lista, conte para a gente nos comentários!

1) Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios, Antônio Ribeiro

Esse é um verdadeiro manual para gestores de clínicas e consultórios. O material traz uma abordagem completa sobre os diversos desafios de gerir um negócio na área da saúde, desde o marketing, passando pela fidelização de clientes, até questões mais complexas como a legislação e normas do CFM.
Tabelas e gráficos auxiliam os leitores a entender os assuntos mais complexos, o que faz desse livro uma excelente indicação para quem está começando a desbravar o segmento. Por outro lado, a abordagem direta traz dicas úteis para quem já está na área e possui dúvidas.

2) Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Apesar de não ser uma obra diretamente voltada para a área de gestão hospitalar, esse livro é muito recomendado por um motivo específico: gestão de pessoas. Isso porque ele é um verdadeiro manual do comportamento humano e traz dicas práticas que ajudam o leitor a analisar, dentre outros aspectos, a linguagem corporal das pessoas com quem interage.
A capacidade de entender a linguagem “sem palavras” ajuda o gestor a notar nuances de seus colaboradores que poderiam passar despercebidas. Dessa maneira, é possível agir pontualmente e de maneira eficaz em situações complicadas, como no atrito entre funcionários, por exemplo.

3) Perspectivas da Relação Médico Paciente, Cyro Martins

A relação entre médicos e pacientes é um ponto crucial em qualquer clínica, independentemente da especialidade do negócio. Nesse livro, o conceituado psicanalista Cyro Martins explora questões de grande relevância no trato entre os profissionais da saúde e seus pacientes.
Ao longo da obra são apresentadas diversas situações conflituosas, comuns ao cotidiano dos médicos, e modernas técnicas de abordagem para lidar com elas. Apesar de tratar do contato direto com o público final da clínica, é muito recomendado para que gestores possam orientar sua equipe da melhor maneira possível.

4) Gestão de Clínicas Médicas, Marinho Jorge Scarpi

Outra obra totalmente direcionada para a administração clínica, o livro de Marinho Jorge Scarpi deve estar na cabeceira de todos os gestores e administradores da área. Isso porque ele ajuda a enxergar o negócio da saúde de um ponto de vista administrativo. Afinal, toda clínica é um negócio e precisa gerar lucro!
Ao longo do material é possível encontrar informações e insights importantes sobre as Regras de Convênios e Planos de Saúde Privados, além de dicas sobre Planejamento, Liderança e Processos. O livro aborda, ainda, questões relevantes sobre Informática, Responsabilidade Social, dentre outros tópicos.

5) Gestão Hospitalar: o papel do médico gestor, Eduardo Daguiar

Apesar do “hospitalar” no nome, o livro de Eduardo Daguiar traz importantes insights para a administração clínica. Ao longo da obra são abordados temas como Marketing, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Operações e de Processos, todos fundamentais para um bom gestor.
Ter uma noção completa do negócio é parte importante de empreender, uma vez que a visão unilateral pode cegar o gestor perante desafios maiores. O negócio, independentemente da área, é como um organismo vivo onde diferentes partes se complementam e esse livro ajuda o gestor a perceber essa perspectiva.

6) Qual é a tua obra?, Mário Sérgio Cortella

Essa é outra obra que não foi pensada especificamente para a área da saúde, mas é capaz de encantar até mesmo o mais cético dos administradores. Nela, o filósofo Mario Sergio Cortella faz uma importante reflexão acerca de nossas vidas: qual motivo faz você levantar da cama todos os dias?
Pode até parecer autoajuda ou algo do tipo, mas o fato do autor conseguir traçar um paralelo com o mundo do empreendedorismo é o que faz essa obra tão genial. Antes de médicos, gestores e profissionais, somos seres humanos e precisamos nos lembrar disso constantemente.

7) Direito do Médico: de acordo com o Novo CPC, Pedro H. C. Fonseca

Para poder gerir uma clínica médica com eficiência é preciso conhecer os direitos e deveres dos médicos de acordo com o Código de Processo Civil (CPC) brasileiro. Por isso a obra de Pedro Fonseca se faz tão importante para a administração clínica.
Ao longo do livro é possível entender quais os direitos e deveres dos profissionais na relação médico x paciente e também as consequências judiciais de seus atos. Essas informações são vitais para evitar processos judiciais e ter conhecimento sobre as mais diversas situações do dia a dia.

8) Gestão em Saúde – Qualidade no Atendimento ao Paciente para Atendentes, Sandra R. H. Mariano e Joysi Moraes

Uma área de atendimento ao paciente bem estruturada é fundamental para o sucesso de uma clínica. Por isso, é fundamental cuidar desse relacionamento, oferecendo ferramentas de qualidade para que seus colaboradores possam cumprir as tarefas do dia a dia.
Esse livro trata exatamente sobre isso, desde a qualidade na prestação de serviços, até a percepção de valor por parte dos pacientes através da comunicação. Leitura mais que recomendada!
Gostou da nossa lista? Sentiu falta de algum livro? Deixe o título e autor nos comentários e ajude a tornar esse post ainda mais completo!