Alguns dizem que administrar negócios é um dom. Não acredite nisso. Todo bom empresário deve estudar, planejar e fazer uso das melhores ferramentas para se destacar no mercado. E, quando somos médicos, esse desafio se torna ainda mais complexo. Afinal, esses profissionais são condicionados a pensar em aspectos clínicos e laboratoriais, não administrativos. Para tanto, confira algumas dicas de como fazer a gestão financeira da clínica médica
Entretanto, fica claro que no cenário atual, todo médico precisa ser multifacetado para se manter relevante e oferecer um tratamento diferenciado e qualificado aos pacientes.
Uma das atividades que gera muitas dúvidas e problemas é o gerenciamento do Financeiro de clínicas médicas. E você, provavelmente, já deve ter se perguntado coisas como: O que devo fazer para ter um fluxo de caixa eficiente? Quais atividades são essenciais se desejo aumentar meu faturamento e diminuir gastos desnecessários? De que forma posso ter acesso a informações realmente inteligentes e tornar a tomada de decisões mais fáceis?
Inicialmente, como você deve saber, para fazer a gestão financeira da clínica médica é preciso utilizar um software na nuvem. Essa ferramenta conta com funcionalidades capazes de facilitar sua rotina e da sua equipe.
Agora, de que maneira descobrir qual opção é a melhor ao seu negócio? Nesse texto, vamos destacar os diferenciais do ClinicWeb, líder no mercado de prontuário eletrônico na nuvem, e como o produto pode transformar seu negócio e tornar sua gestão mais prática, assertiva e eficiente. Confira:

Você passa a contar com faturamento TISS automatizado

Ao não fazer uso de um software de gestão médica, glosas, principalmente as administrativas, passam a ser recorrentes. Já pensou no impacto que essas despesas trazem ao seu negócio?
O ClinicWeb conta com preenchimento automático da guia TISS com todas as informações do atendimento, incluindo valor, nome do paciente e tipo do procedimento. Isso significa que os dias de rasuras, erros de digitação e ilegibilidade acabam.
Outra característica interessante é a geração e administração de lotes de faturamento por período, convênio, plano ou tipo de guia. Isso ainda faz com que o processo de faturamento seja mais ágil e sua relação com convênios facilitada.
Desse modo, a gestão financeira da clínica médica fica inteligível.

O rateio médico se torna simples e eficiente

Se você gerencia uma clínica, provavelmente já teve problemas para calcular os repasses médicos aos seus funcionários. Isso coloca em risco sua relação com sua equipe e pode te fazer perder grandes talentos.
Quando você faz uso do ClinicWeb, essa situação deixa de acontecer. O processo de cálculo de pagamento dos profissionais se torna automatizado, o que otimiza o tempo de seu time.
Ainda é possível realizar o rateio por produtividade, faturamento e atendimento, sempre determinando valor ou porcentagem.
gestao financeira da clinica medica com o clinicweb como fazer

Seu fluxo de caixa fica facilitado

Quando você faz a gestão financeira da clínica médica manualmente, tudo fica mais complicado. Principalmente o fluxo de caixa. Informações de receitas e empréstimos ficam arquivadas no Excel, enquanto dados sobre reembolsos e despesas são feitos à caneta.
Como nada é centralizado, você gasta uma quantidade enorme de tempo e energia em uma tarefa que pode ser bastante simples? Duvida?
Pelo ClinicWeb, todo o controle do fluxo de caixa passa a ser realizado em tempo real, de qualquer lugar, já que o sistema fica na nuvem, o que possibilita mobilidade total. O que facilita ainda sua rotina, já que te permite ter acesso a seu financeiro de casa, no trânsito ou durante as férias.

A gestão financeira da clínica médica fica realmente segura

Você provavelmente já perdeu uma informação importante anotada às pressas em um pedaço de papel. E isso sempre é frustrante, seja um dado de cadastro sobre um paciente ou o recibo de uma conta. Essas coisas parecem pequenas, mas ao fim do mês, podem impactar seu negócio de forma bastante significativa.
É verdade que alguns médicos ainda ficam um pouco receosos durante a transição de uma operação manual à um sistema na nuvem, mas não restam dúvidas. Essa é a opção mais segura e rentável para qualquer empreendimento na área da saúde.
No entanto, é importante entender qual opção disponível no mercado pode, de fato, ajudar seu negócio a deslanchar. E, com segurança, obviamente.
O ClinicWeb é uma das poucas ferramentas do tipo a contar com a Certificação SBIS/CFM (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – Conselho Federal de Medicina), chancela que comprova a total preservação dos dados de clínicas médicas e seus clientes.
O certificado ainda extingue a necessidade de imprimir e arquivar todos os documentos em papel. Ou seja, além de não perder mais nenhuma informação pertinente ao seu negócio, você ainda pode ficar tranquilo e dedicar seu tempo na gestão financeira da clínica médica.

Relatórios detalhados e inteligentes

“Scientia potentia est” significa “conhecimento é poder” em latim. E é essa expressão que você deve sempre manter na sua mente se deseja gerenciar seu empreendimento de forma rentável.
A única forma de tomar decisões acertadas em sua clínica é por meio de dados, elementos e informações. Mas isso fica muito difícil numa operação manual, que é mais intuitiva e menos embasada.
Quando sua equipe faz uso do ClinicWeb, a gestão financeira da clínica médica se transforma. O sistema conta com uma ampla variedade de reports, que te ajudam a potencializar os resultados do seu negócio.
O relatório de baixa de títulos, por exemplo, mostra os recebimentos de consultas e procedimentos por convênios ou de forma particular. O de contas a pagar, exibe o status de todos seus gastos, como o que está vencido, pago e o que precisa ser acertado.
Existe ainda um report mais completo, que permite extração por diversos filtros e permite uma visão totalmente ampla da sua clínica. Dessa forma, fica fácil gerenciar seu empreendimento de modo realmente eficiente e inteligente.
Quer saber de que outras maneiras o ClinicWeb pode te ajudar na gestão financeira da clínica médica? Continue acompanhando nossas postagens!