Tornar um processo mais eficiente é a capacidade de cumprir as tarefas com maior agilidade sem comprometer a qualidade. Esse é um verdadeiro desafio para os colaboradores e o papel do gestor – e líder – é fundamental nesse contexto para que tudo dê certo.
Além do conhecimento, é necessário ter proatividade e quebrar a famosa resistência à mudança. Nesse artigo, abordaremos pontos importantes de uma cultura realmente eficiente e falaremos, também, sobre como é possível aplicar esse conceito em sua clínica.
Continue lendo sobre como implantar eficiência em sua clínica e lembre-se que nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas!

Paute-se pela qualidade

Antes de tudo, é muito importante ter a qualidade dos serviços prestados sempre em mente. Isso é fundamental porque, grande parte dos gestores, acaba focando em demasia na questão da eficiência e esquece que é a qualidade que fará os pacientes voltarem e indicarem o seu negócio.
Uma boa dica é realizar pesquisas de satisfação com seu público. Saber o que as pessoas pensam da sua clínica é importante para medir – num futuro próximo – se as ações de mudança foram realmente efetivas. Lembre-se que, elogios são excelentes, mas são as críticas que nos fazem crescer. Portanto, se quiser eficiência em sua clínica: escute!
Existem diversas maneiras de fazer isso, algumas sugestões são:

  • Deixe uma caixa para comentários anônimos na recepção (lembre-se de deixar papel e caneta, claro);
  • Você pode pedir nome e contato, mas deixe claro que a opinião pode ser anônima;
  • Entre em contato por telefone com uma amostragem dos pacientes que já passaram pela clínica e questione pontos de atenção, como atendimento, agilidade, pontualidade etc.;
  • Contrate uma agência especializada para realizar pesquisas por amostragem e determinar a percepção que o público tem da sua marca.

Vale ressaltar que de nada adianta coletar opiniões, informações e fazer pesquisas se os dados captados não gerarem mudanças efetivas. Determinar o que está ruim é o primeiro passo para conseguir melhorar e oferecer um serviço de extrema qualidade para seus pacientes.

Invista em treinamento para seus profissionais

Agora que você já sabe como está a percepção dos seus pacientes (e do público em geral) quanto à sua clínica, já pode determinar quais são os pontos fortes e fracos dos serviços que oferece. Essas informações devem servir como uma baliza para determinar quais treinamentos são mais importantes nesse momento.
Vamos supor que você constatou muitas reclamações sobre o atendimento. Algumas opiniões falam da falta de educação das atendentes e outros relatam como elas estavam estressadas. Um treinamento focado em atendimento ao cliente pode ser uma excelente ideia para começar a mudar isso.
Mas cuidado! Antes de começar a determinar culpados, é muito importante entender os motivos que causaram o estresse na sua equipe de atendimento. Computadores lerdos e sistema travando, por exemplo, contribuem negativamente para o atendimento e um simples treinamento pode não resolver o problema.

Treinamento para médicos

É comum que os profissionais, principalmente médicos, busquem treinamentos e atualizações apenas nas áreas em que atuam – ou pelas quais tenham interesse. Todavia, é possível que um treinamento de relação interpessoal ou liderança gere mudanças positivas no cotidiano e aumente a eficiência em sua clínica.
Por mais que exista resistência por parte dos profissionais, é papel do gestor demonstrar os benefícios que esse tipo de investimento tem no médio e longo prazos. Certamente, os aprendizados serão úteis até mesmo para a vida dos profissionais.

Garanta a melhor experiência para seus pacientes

Atualmente, no marketing, só se fala em “experiência”. Isso porque a relação com os consumidores mudou e eles não querem apenas um produto ou serviço. Querem chegar em um local limpo e agradável, poder esperar vendo TV, tomar um café e, porque não, serem bem atendidos.
Querem, além disso, que o atendente –  além de educado – seja eficiente, e que os médicos sejam pontuais. Desejam uma relação mais humana na clínica. Garantir a melhor experiência para os pacientes passa por entender cada uma dessas necessidades, e atendê-las sempre que possível.
Outro ponto muito importante para otimizar o relacionamento com os pacientes é a clareza de informações. Desde as placas que ajudam a localizar consultórios, banheiros e salas de espera até os contatos via mensagem, e-mail e telefone devem ser claras e humanizadas. Em outras palavras: evite falar como um robô!

Utilize um sistema de gestão para aumentar a eficiência em sua clínica

Um sistema de gestão eficiente passa pelos mais distintos setores da clínica, desde o atendimento aos pacientes até o relacionamento com planos de saúde e órgãos governamentais. Para adotar uma cultura realmente eficiente é necessário contar com um suporte de qualidade.
O exemplo das atendentes – que utilizamos lá no início do texto – ilustra bem essa relação. Computadores travando, agendas e prontuários de papel e a falta de processos pré-determinados são grandes inimigos da eficiência e consolidar tudo em uma mesma plataforma pode ser uma excelente solução.
Um software como o ClinicWeb automatiza uma série de tarefas, cortando gastos e liberando sua equipe para fazer outras atividades. Os lembretes de consulta, por exemplo, podem ser pré-programados e enviados via SMS e e-mail no prazo que você determinar.
Os certificados de segurança e o armazenamento em nuvem garantem que informações confidenciais, como os prontuários eletrônicos dos pacientes (PEP), estejam seguros em qualquer situação e possam ser compartilhados com outros profissionais sempre que necessário.
É válido lembrar que, mais do que ter o sistema de gestão para clínicas, você precisa estimular sua equipe a utilizá-lo em toda a capacidade. Isso requer treinamento para o uso da ferramenta e também um acompanhamento efetivo dos indicadores de desempenho da clínica e da equipe, o que também pode ser feito por meio do software de gestão.
Gostou do conteúdo? Sentiu falta de algum tópico que não abordamos sobre eficiência em sua clínica? Então deixe um comentário compartilhando suas experiências com nossos leitores!