Reduzir custos e cortar gastos é um desafio em qualquer negócio, independentemente do porte ou área de atuação. Quando falamos em uma clínica essa realidade é ainda mais difícil. Isso porque é preciso, acima de tudo, manter a qualidade do atendimento aos pacientes.
Essa é uma das principais dificuldades dos gestores e médicos. Pensando nisso, produzimos um conteúdo completo, com 9 dicas para reduzir custos da sua clínica sem prejudicar sua relação com os pacientes. Continue lendo e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe!

Automatize processos

Automatizar processos pode ser uma excelente maneira de reduzir custos da sua clínica. Apesar de parecer antagônico à princípio – afinal, para automatizar é preciso investir – você verá que no médio e longo prazos a adoção de um software completo pode gerar grandes economias.

Confirmação de consultas

Quanto a sua clínica gasta de telefone por mês ao fazer ligações para confirmar as consultas dos pacientes? Com a adoção da automação isso poderá ser feito via SMS e e-mail, cumprindo o mesmo objetivo sem gastar telefone nem o tempo dos seus colaboradores. Uma economia dupla!

Evite as temidas glosas

As glosas são um verdadeiro pesadelo para médicos e gestores. Com a automação é possível evitar erros de preenchimento de prontuários, envio de documentos, dentre muitos outros. Para escalar um negócio de maneira saudável é preciso estar certo da receita e evitar surpresas. Entenda como reduzir a glosa em até 70% nesse artigo!

Gestão financeira

Nem todo médico conhece as complexidades de administrar uma clínica. Impostos, taxas e o relacionamento com os planos de saúde – e o SUS, em alguns casos – dependem de uma burocracia extenuante, capaz de deixar o mais experiente dos gestores de cabelos em pé.
Contar com um software na nuvem facilita muito esse processo. Uma vez treinados, os colaboradores, médicos e gestores cuidarão com muito mais facilidade dessas burocracias, evitando buracos no orçamento por falhas humanas evitáveis.

Crie relatórios para tomada de decisão

Outro ponto muito importante para reduzir custos de uma clínica é a geração de relatórios precisos sobre as diversas áreas que compõem o negócio. Saber, por exemplo, quantas pessoas foram atendidas em um período de tempo e quanto tempo leva cada atendimento pode demonstrar quantas atendentes são realmente necessárias na recepção.
Para as clínicas que trabalham com estoque – de remédios ou materiais – a geração de relatórios se faz ainda mais importante. Com os números de consumo e desperdício em mãos os gestores podem negociar melhor com fornecedores, prever os gastos e planejar melhor as compras.
Finalmente, não podemos esquecer dos pacientes! Um relatório considerando os faltantes, por exemplo, pode ilustrar uma deficiência nos lembretes de consulta. Com ele é possível, também, tomar ações de pós-atendimento que visam a fidelização dos clientes. Entenda mais sobre relatórios aqui.

Contratações e demissões para reduzir custos

Não dá para falar em reduzir custos sem considerar a demissão de funcionários. Mas, será que esse é realmente o melhor caminho? Lembre-se que, caso a demanda aumente e você precise contratar, será necessário investir tempo e dinheiro no treinamento dos novos colaboradores.
Nesse sentido, é muito importante planejar bem as contratações e demissões. Pesquise para saber se não existem softwares capazes de automatizar determinadas funções, permitindo uma realocação de funcionários para alguma área vital do negócio.

Pequenos hábitos, grandes economias

Algumas pequenas mudanças na infraestrutura da clínica podem representar economias significativas ao fim de um determinado período. A adoção de canecas para os colaboradores, por exemplo, representa um gasto menor com copos descartáveis.
Quanto à iluminação, prefira lâmpadas de LED sempre que possível. Além de consumir menos energia, elas possuem uma vida útil muito maior do que as convencionais. É claro que há situações que exigem uma iluminação especial, mas nos outros casos essa pode ser uma boa ideia.
Outra boa sugestão é criar campanhas de conscientização entre seus funcionários para redução do consumo de energia, de material de escritório, dentre outros insumos. Muitas vezes essa campanha exige um investimento que se paga rapidamente!

Terceirize serviços quando possível

Todo empreendedor sabe que contratar no formato de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) – ou seja, carteira assinada – traz custos gigantescos para o negócio. Por isso, a terceirização se faz uma importante ferramenta para reduzir custos.
O serviço de limpeza, por exemplo, é um que pode ser terceirizado. As empresas desse segmento normalmente oferecem mão de obra com experiência no nicho de atuação – no caso da clínica, saúde – para que você não precise investir em treinamento.
Existem outras possibilidades de terceirização, mas é fundamental que os gestores pesem o custo benefício dessa adoção. O atendimento, por exemplo, pode sofrer muito com a terceirização, uma vez que varia muito de negócio para negócio. Por isso, tenha sempre em mente a relação custo x benefício.
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Renegocie dívidas e mantenha o caixa saudável

Manter o caixa saudável quer dizer estar “no azul”. Para isso vale renegociar dívidas, buscar entradas de capital externo, dentre outras ações que visam o equilíbrio econômico do negócio. Com dinheiro em caixa é possível negociar melhor com fornecedores e conseguir descontos em compras pagas à vista.
A automação da sua clínica facilita muito a vida dos gestores, uma vez que consolida as principais informações de faturamento e gastos em um só local, fácil de ver e de entender!
Outra forma de reduzir custos na clínica é estar preparado com um bom planejamento tributário. Saiba como não ser surpreendido com os impostos!