No blog, você já leu tudo o que se deve saber sobre o PEP e sobre a importância dele na otimização do atendimento. Mas quais as desvantagens e as vantagens do prontuário eletrônico para sua clínicaAs vantagens dessa ferramenta são inúmeras, existem postagens que citam até 15 razões para você contratar o seu agora mesmo.
Mas nesse post, você vai entender os prós e contras dessa tecnologia, e porque, no final das contas, sai mais vantajoso para a sua clínica adquirir um PEP do que permanecer na gestão manual.vantagens-do-prontuario-eletronico-para-sua-clinica

Vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica

1 –  Segurança dos dados

Não precisamos nem falar que, uma vez que o sistema contratado é na nuvem, a segurança do PEP é garantida. Os backups são feitos automaticamente e os dados são disponibilizados em servidores virtuais. Caso um servidor falhe, outro assume o lugar e você não perde nenhuma informação do seu paciente.
O uso de hierarquias de acesso também confere maior segurança aos dados que não devem ser de conhecimento de todos. Por exemplo: os colaboradores da recepção acessam apenas as informações necessárias para o desempenho de suas atividades; o financeiro, da mesma forma; a gestão de pessoas, igualmente. Isso quer dizer que você compartilha os dados com quem quiser, e, logicamente, o prontuário eletrônico do seu paciente deve ser um material de sigilo com acesso restrito.

2 –  Integração de informações

O PEP também integra as informações clínicas e administrativas de cada pessoa. Assim que você realiza um cadastro no prontuário eletrônico, o arquivo pode ser compartilhado entre hospitais, clínicas e laboratórios, de acordo com as permissões de acesso de cada um.
Qualquer pessoa com acesso ao documento pode realizar buscas internas por filtros de data ou médicos responsáveis. Isso agiliza diagnósticos e atendimentos, enquanto promove uma saúde mais democrática e precisa.
Além disso, é possível anexar exames, anotações e indicações de tolerância do paciente a algum medicamento.
Essa integração de informações é completamente inviável quando falamos do prontuário tradicional. O papel impede que você faça buscas filtradas por datas e que você compartilhe informações sem perder o acesso ao documento.

3 – Organização das atividades

Unindo a integração de informações à segurança dos dados, a sua clínica terá uma organização muito mais clara das atividades.
Usando um exemplo simples e corriqueiro, podemos fazer um paralelo com o PEP: Imagine que você tenha lido um livro e esqueceu de uma frase que gostou muito mas não lembra em qual página ela está (só lembra de uma palavra que compõe a sentença)… provavelmente você terá que ler o livro inteiro de novo e torcer para essa frase estar nos primeiros capítulos.
Agora, imagine que você comprou o livro online e o baixou por PDF. Basta abrir o arquivo, apertar o CTRL + F e digitar a palavra que você lembra. Em poucos minutos você vai se deparar com a tal frase.
Assim como qualquer outra ficha clínica, o prontuário é um documento, e, automatizá-lo significa deixá-lo mais acessível.
Entendeu porque essa é uma das vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica?
Além do mais, a informação do prontuário médico em papel está disponível somente a um profissional ao mesmo tempo, o que atrasa diagnósticos. Com um prontuário eletrônico, todos os profissionais autorizados – pelo administrador do software – podem analisar as informações do paciente ao mesmo tempo, de qualquer lugar.
Essa organização e união das atividades é bastante atraente para clínicas e hospitais que possuem diferentes unidades, já que possibilita troca de conhecimentos e experiências entre médicos do mesmo empreendimento, mas localizados em bairros ou cidades diferentes, por exemplo.

Desvantagens do prontuário eletrônico

1 – Investimento

Querendo ou não, toda melhoria requer um certo investimento. Mas cabe a você ponderar, tanto as suas necessidades, quanto sua disponibilidade financeira para investir em uma melhoria clínica.
Se digitalizar os documentos e otimizar o seu atendimento for realmente uma necessidade clínica, é hora de você escolher o melhor software de gestão para saúde no mercado. Lembre-se daquele velho ditado “o barato sai caro“! Invista em um sistema 100% seguro e confiável, mesmo que seja mais caro.
Por fim, é sempre bom pensar que isso, literalmente no final das contas, é um investimento e não um gasto.

2- Obstáculos a serem enfrentados

Toda mudança exige um processo de adaptação. Talvez esse seja o maior obstáculo para a sua equipe clínica na adesão de um software do gênero.
Mudança de hábito, treinamento e capacitação são empecilhos na rotina profissional, mas, à longo prazo, aprimoram e aperfeiçoam o plano de carreira dos funcionários.

3- Dificuldade de aderência dos profissionais da clínica

Os sistemas de prontuário eletrônico são programados para a fácil adaptação de qualquer profissional de saúde, mas, de qualquer forma, é necessário o treinamento da equipe que trabalhará diretamente com o software.
Outra possível dificuldade diz respeito à resistência da aderência à tecnologia. Os profissionais de saúde mais antigos podem ficar com o pé atrás em digitalizar os documentos da clínica. Porém, essa transição acontece em todos os setores e áreas há anos. Não se atualizar pode impactar em uma falha irreparável do seu negócio no mercado.
Balanceando as desvantagens e as vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica, podemos dizer que as desvantagens são facilmente contornáveis com planejamento e educação dos profissionais. Atualmente, o prontuário eletrônico conquista cada vez mais espaço nas clínicas, os ganhos, tanto de tempo de atendimento como de pós consulta são muito grandes para serem desprezados.
Até que ponto você pode manter o seu negócio sem um sistema de gestão que ofereça um PEP?