Os benefícios da batata doce são excelentes a saúde. A batata doce em si, é um tubérculo de sabor doce, e que é rico em amido, sendo cultivado em todo o mundo. Esta espécie de batata é encontrada em uma variedade bastante diversa de tamanhos e cores, que incluem: laranja, branco e roxo. 

Além disso, as batatas doce fornecem uma série de benefícios à saúde, devido a serem ricas em nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Neste conteúdo, serão dados 6 surpreendentes benefícios da batata doce para sua saúde. Confira abaixo!

1. A batata doce é altamente nutritiva

Um dos maiores benefícios da batata doce é que este é um alimento com grande quantidade de nutrientes necessários ao corpo, que incluem: fibras, vitaminas e minerais.

Uma xícara (com 200 gramas) de batata doce assada com casca fornece ao corpo:

  • Calorias: 180;
  • Carboidratos: 41.4 gramas;
  • Proteína: 4 gramas;
  • Gordura: 0,3 gramas;
  • Fibra: 6,6 gramas;
  • Vitamina A: 769% do valor diário (VD);
  • Vitamina C: 65% da VD;
  • Manganês: 50% da VD;
  • Vitamina B6: 29% da VD;
  • Potássio: 27% da VD;
  • Ácido pantotênico: 18% da VD;
  • Cobre: 16% do VD;
  • Niacina: 15% da VD.

Além disso, a batata doce – especialmente as variedades laranja e roxa – é muito rica em antioxidantes, que protegem seu corpo dos radicais livres. Os radicais livres, são basicamente moléculas instáveis ​​que podem danificar nosso DNA, e também causar ou desencadear inflamações.

Os danos causados ​​pelos radicais livres têm sido associados a muitas doenças crônicas como o câncer, as doenças cardíacas e também ao processo de envelhecimento. Portanto, comer alimentos ricos em antioxidantes é ótimo para sua saúde.

2.  Batatas doce promovem saúde intestinal

A fibra e os antioxidantes da batata doce são vantajosos para a saúde intestinal.

A batata doce contém dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel.

Seu corpo não pode digerir nenhum dos dois tipos de fibra. Portanto, ela  permanece dentro do trato digestivo fornecendo uma variedade de benefícios à saúde, pois ela é transportada pelo intestino para fora do corpo.

Certos tipos de fibra solúvel, conhecidas como fibras viscosas, absorvem a água e amolecem as fezes. Por outro lado, fibras não viscosas e insolúveis não absorvem a água, adicionando apenas volume ao cocô.

Algumas fibras solúveis e insolúveis também podem ser fermentadas pelas bactérias do cólon, criando compostos chamados ácidos graxos de cadeia curta, que alimentam as células do revestimento intestinal e as mantêm saudáveis ​​e fortes.

Dietas ricas em fibras contendo de 20 a 33 gramas por dia têm sido associadas a um menor risco de desenvolvimento do câncer de cólon e a movimentos intestinais mais regulares.

Os antioxidantes presentes na composição do tubérculo também são destacados como mais um dos benefícios da batata doce, pois ajudam os processos intestinais e ao órgão em si (intestino).

Estudos em tubo de ensaio, descobriram que os antioxidantes presentes na batata-doce roxa promovem o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, incluindo certas espécies de Bifidobacterium e Lactobacillus.

Quantidades maiores desses tipos de bactérias no intestino estão associadas a uma melhor saúde intestinal e a um menor risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e diarreia infecciosa.

3. Batatas doce possuem nutrientes que combatem o desenvolvimento de câncer

Como visto anteriormente, a batata doce oferece vários antioxidantes ao corpo. No entanto, o que ainda não foi dito, é que estes nutrientes podem ajudar a proteger seu corpo contra certos tipos de câncer.

Em um estudo realizado com ratos, verificou que as antocianinas (um grupo de antioxidantes encontrados na batata doce roxa) retardam o crescimento de certos tipos de células cancerígenas em estudos feitos em tubos de ensaio, incluindo tipos de câncer como: 

  • Da bexiga; 
  • Do cólon; 
  • Do estômago;
  • E de mama.

Da mesma forma, os ratos alimentados com dietas ricas em batata-doce roxa apresentaram taxas mais baixas de câncer de cólon em estágio inicial – sugerindo que as antocianinas nas batatas podem ter um efeito protetor.

Ademais, verificou-se também que extratos de batata-doce e casca de batata-doce possuem propriedades anticancerígenas em estudos com tubos de ensaio.

No entanto, estudos ainda não foram comprovados estes efeitos em humanos.

4.  A batata doce fornece saúde aos seus olhos

Seguimos com mais um dos benefícios da batata doce: ela é incrivelmente rica em betacaroteno, um antioxidante que é responsável pela cor laranja brilhante do vegetal.

De fato, um copo (com 200 gramas) de batata doce assada do tipo laranja fornece mais de sete vezes a quantidade de betacaroteno, que um adulto médio precisa por dia.

Durante o processo de digestão o betacaroteno é convertido em vitamina A em seu corpo, e é usado para formar receptores de detecção de luz dentro dos olhos.

A deficiência severa de vitamina A é uma grande preocupação nos países em desenvolvimento, e pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. A ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, como a batata doce de polpa alaranjada, pode ajudar a prevenir essa condição.

A batata-doce roxa também tem indícios de produzir benefícios para a visão.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que as antocianinas (presentes nas batatas doce) podem proteger as células dos olhos contra danos, que podem ser significativos para a saúde ocular geral.

5. Batatas doce podem ajudar a melhorar a função cerebral

Consumir batata-doce roxa pode melhorar a função cerebral.

Estudos em animais descobriram que as antocianinas, presentes na batata-doce roxa podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e prevenindo os danos causados ​​pelos radicais livres.

A suplementação com extrato de batata doce rica em antocianina demonstrou melhorar o aprendizado e a memória em ratos, possivelmente devido às suas propriedades antioxidantes.

Não foram realizados estudos para testar esses efeitos em seres humanos, mas, em geral, dietas ricas em frutas, vegetais e antioxidantes estão associadas a um risco 13% menor de declínio mental e demência.

6. Pode suportar seu sistema imunológico

A vitamina A é crítica para um sistema imunológico saudável, e baixos níveis sanguíneos foram associados à imunidade reduzida. Além disso, também é essencial para manter as mucosas saudáveis, principalmente no revestimento do intestino.

O intestino é onde seu corpo é exposto a muitos patógenos potenciais causadores de doenças. Portanto, um intestino saudável é uma parte importante de um sistema imunológico saudável.

Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade do sistema imunológico de responder adequadamente a ameaças em potencial.

Não foram realizados estudos para determinar se a batata-doce, em particular, afeta a imunidade, mas comê-la regularmente pode ajudar a prevenir a deficiência de vitamina A.

Como utilizar as batatas doce em sua alimentação diária

Um dos mais fantásticos benefícios da batata doce é  que ela é muito fácil de incorporar em sua alimentação diária!

Ela pode ser apreciada com ou sem a pele e pode ser assada, cozida, frita, cozida no vapor e incorporada em outros processos culinários. Sua doçura natural combina bem com muitos temperos diferentes e pode ser apreciada em pratos salgados e doces.

Algumas maneiras populares de desfrutar de batata doce incluem:

  • Batatas fritas: descascadas, em fatias finas e assadas ou fritas;
  • Batatas fritas: descascadas, cortadas em fatias ou palitos de fósforo e assadas ou fritas;
  • Torrada de batata doce: corte em fatias finas, tostadas e cobertas com ingredientes como manteiga de amendoim ou abacate;
  • Purê de batata-doce: descascado, cozido e amassado com leite e temperos;
  • Batata-doce assada: Assada inteira no forno até ficar macia;
  • Hash Brown de batata doce: descascada, cortada em cubos e cozida com cebola em uma panela;
  • Batata doce espiralada: corte em espiral, refogue e refogue;
  • Em produtos assados: o purê de batata doce adiciona umidade sem gordura.

A preparação de batata doce com um pouco de gordura – como óleo de coco, azeite ou abacate – pode ajudar a aumentar a absorção do betacaroteno, pois este é um nutriente solúvel em gordura.

Embora cozinhar batatas doces reduza levemente seu conteúdo de betacaroteno, elas ainda retêm pelo menos 70% desse nutriente e são consideradas uma excelente fonte.