Muitos profissionais de saúde querem abrir suas própria clínica médica, mas muitos ignoram o fato de que uma clínica não é apenas um espaço para receber e tratar pessoas, mas também é um negócio e precisa seguir regras jurídicas e também regras de vigilâncias sanitária. 

Assim, o profissional da saúde também atua como empresário. Por isso, muitas clínicas acabam cometendo alguns erros na hora de abrir esse tipo de negócio.

O que é uma clínica médica?

As questões relacionadas à infraestrutura podem ser apontadas como um dos principais diferenciais de clínicas médicas para consultórios médicos. As clínicas não focam apenas no atendimento, mas também na prestação de serviços e devido a isso, uma clínica requer instalações especiais de acordo com a especialidade médica. 

Uma clínica, por exemplo, precisa não ter apenas o consultório, mas também precisa ter aparelhos que permitam diagnósticos por meio de máquinas, equipamentos e outro materiais.

A abertura de uma clínica também deve incluir uma pesquisa sobre a legislação vigente, uma vez que há diversas normas que devem ser seguidas:

  • Definir a área de atuação de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS);
  • Definir o registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), órgão que padroniza critérios de tributação, de acordo com as atividades exercidas;
  • Solicitar à prefeitura o alvará de funcionamento;
  • Regularizar a licença sanitária junto à Vigilância Sanitária;
  • Solicitar o certificado de conformidade junto ao Corpo de Bombeiros;
  • Obter o cadastro da clínica no departamento de limpeza urbana, solicitando a coleta adequada dos resíduos.

Porém, é importante ressaltar que uma clínica médica não diz respeito somente ao espaço, mas também é uma especialidade da Medicina. Uma clínica médica bem estruturada, com centro cirúrgico e UTI, pode até realizar cirurgias! No geral, esses procedimentos devem apresentar baixa complexidade, pois procedimentos mais complicados devem ser realizados apenas num hospital.

O que é preciso para tornar sua clínica médica popular?

Defina o seu público-alvo

Este é um momento importante, onde irá decidir quem quer atingir com seu trabalho. Naturalmente, você precisa determinar o seu alvo – seja pela classe social, região, idade, sexo e entre outros.

Por exemplo, você é um médico pediatra que possui uma clínica privada na região sul de São Paulo. Apenas com esses dados, você consegue sugerir um determinado público – com um pouco mais de pesquisa sobre a região, podemos chegar à conclusão que está clínica será frequentada por mulheres e seus filhos. Se aprofunde em sua pesquisa para melhores resultados!

O marketing médico

Para colocarmos em prática esse método, você precisa entender qual o seu diferencial que fará o público-alvo escolher a sua clínica pediátrica em vez de outra.

Para isso, é importante se atentar ao valor de seu serviço, seu modo de atendimento às necessidades do paciente e os benefícios que sua clínica pode possuir – como o de fazer exames, ficar próxima de alguma estação de transporte público e entre outros.

Marketing digital

Aqui temos 3 etapas fundamentais para termos um marketing digital:

Conteúdo

Aqui você pode atrair seu público com conteúdos sem custo, publicados principalmente em mídias com postagens em sites e blogs. É ótimo investir nisso, pois você acaba ganhando relevância no meio digital.

E-mail marketing

Esse é uma ferramenta que pode disparar e-mail para seus pacientes que preencheram algum formulário presente em seu site ou blog para receber novidades e informações relacionadas a sua clínica e profissão. Isso é ótimo, pois a pessoa fica propensa a receber ofertas e outras notícias!

Redes sociais

Fique atento as mídias mais populares do momento, é lá que você poderá ter um contato mais íntimo com seus pacientes, compartilhando coisas de sua clínica e etc.

Boca a boca

Apesar de não parecer, os seus clientes são seus melhores vendedores. Uma indicação pode alavancar muito sua clínica – e até mesmo sua profissão. O boca a boca, além de ser um método que ocorre naturalmente quando o bom atendimento e competência se mostram presentes, consegue gerar uma fidelização com seus clientes!

Nas consultas na sua clínica médica

Há diversas pessoas que reclamam de ter saído do consultório com uma sensação incômoda de que o profissional não conseguiu resolver seu problema, ou que ele não examinou adequadamente. Consultas médicas são essenciais para o sucesso de uma clínica médica.

As 3 etapas

Um profissional da área da saúde deve realizar as 3 etapas básicas de uma análise clínica: a inspeção, palpação e a percussão. No mundo médico, isso é chamado de “tríade médica” – que permite ao profissional ver, sentir e escutar. São procedimentos que podem ser simples, mas se feitos com atenção, podem apontar pistas e sinais fundamentais para um diagnóstico preciso.

Inspeção

Esta etapa permite ao profissional olhar atentamente para o paciente – isso pode ser feito de diversas formas, dependendo muito da especialidade médica. O oftalmologista, por exemplo, irá analisar atentamente os olhos e a região da face de um paciente, além de ouvir todas as suas queixas e sintomas – e dessa forma, consegue trazer um diagnóstico apenas observando a pessoa.

Entretanto, em alguns casos, a inspeção é a primeira etapa da tríade – pois, dependendo da condição que afeta o paciente, pode ser necessário o restante das condutas para um melhor diagnóstico.

Palpação

Definimos essa etapa quando o médico toca o paciente. Sentir e tocar a pessoa é de extrema importância – pois um simples toque nas regiões certas pode identificar algum sintoma de uma condição mais grave. Muitas vezes, uma consulta não será finalizada sem uma investigação por palpação.

Porém, se o profissional – ouvindo os relatos do paciente e seus sintomas – rapidamente identificar qual a condição que o incomoda, a palpação pode não ser necessária, tornando a consulta mais dinâmica e rápida.

Percurssão

É o processo de escutar os sons do nosso corpo. Quando um paciente vem com queixas de dores na região do peito, é neste momento que o profissional escuta o coração, pulmão e outras áreas para poder oferecer um melhor diagnóstico. Ouvir os sons do corpo humano pode trazer um diagnóstico muito mais preciso.

Etapa bônus: exames

Alguns médicos em determinadas consultas podem pedir exames para se aprofundar no diagnóstico do paciente ou para acompanhar o tratamento. Entretanto, é preciso ficar atento; o excesso de exames pode estar relacionado a um problema durante a consulta – pois, além de atrasar no diagnóstico, pode expor o paciente a alguns exames desnecessários, como o de Raio-X.

Segundo o médico, somente situações bem específicas e definidas justificam o excesso de exames. Um exemplo comum é quando o paciente já passou por diversos médicos e nenhum conseguiu descobrir o que lhe causa mal-estar.