Apesar de parecer um desafio, aderir às mudanças tecnológicas que o mercado propõe é um passo à frente para o seu negócio. É claro que os obstáculos irão existir, toda transformação implica em uma mudança de cultura.
Porém, no caso de sistemas de gestão para clínicas e softwares médicos, as dificuldades são mais fáceis de serem superadas. Mas, por que são mais fáceis nesse caso?
Por conta do custo benefício! Os softwares médicos agregam – a longo prazo – muito mais valor para a sua clínica e mais qualidade de atendimento, otimizando a sua rotina e de toda a equipe.
softwares medicos
Entenda, neste conteúdo, a importância de ter um sistema do gênero em sua clínica.

  1. Agrupamento de informações com fácil acesso

Com um bom software de gestão, você consegue ter acesso a todos os relatórios necessários para administrar a sua clínica.
Como se você estivesse navegando nas redes sociais, os softwares médicos permitem que você faça a gestão administrativa, financeira e da recepção com apenas alguns cliques.
Usando como exemplo o prontuário eletrônico do paciente, que é uma das funcionalidades dos softwares médicos, o agrupamento de informações fica muito mais nítido: o PEP integra as informações clínicas e administrativas de cada pessoa, sendo possível anexar exames, anotações e indicações de tolerância a algum medicamento.
Assim que você realiza o cadastro no sistema, o arquivo pode ser compartilhado entre hospitais, clínicas e laboratórios (de acordo com as permissões de acesso de cada um). Isso agiliza diagnósticos e atendimentos, enquanto promove uma saúde mais democrática e precisa.

  1. Agendamento de pacientes

Essa opção dos softwares médicos propõe facilidade aos pacientes, que podem marcar esses compromissos nos dias e horários mais convenientes, pois a agenda fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A facilidade se estende à recepcionista que deixa de ter que dedicar parte do dia para agendar, remarcar e cancelar as consultas ao telefone. Assim, a tecnologia se torna verdadeira aliada da sua gestão e da rotina de todo seu time.
Já pensou que ótimo seria ampliar ou limitar a quantidade de agendamentos para um determinado convênio? Com um sistema de agendamentos online você tem essa autonomia!

  1. Precisão dos dados

Nem precisamos falar que a precisão dos dados, quando o fluxo de trabalho é digitalizado, é muito mais assertiva.
Os computadores se sobressaem nesse quesito, nós levamos algum tempo para calcular uma conta – por mais básica que seja – e mesmo assim podemos errar em alguma vírgula.
Os softwares médicos garantem 100% de precisão no fluxo de caixa e no controle de estoque dos seus lotes de medicamentos (indicando os materiais e fornecedores).

  1. Agilidade e praticidade

Softwares médicos e sistemas de gestão possuem uma variedade de ferramentas. O administrador da clínica consegue, de forma prática, gerenciar todos os processos necessários de forma intuitiva.
A facilidade de uso é uma demanda recorrente nos produtos tecnológicos, nem todos nós sabemos mexer nas ferramentas digitais como os programas e softwares que existem por aí na internet.
Nós queremos e sempre buscamos conforto e praticidade. Por isso, contratamos produtos e serviços que nos passam essas características. A tendência é, cada vez mais, as empresas deixarem seus sistemas mais intuitivos e fáceis de serem manipulados. Caso contrário, ficarão para trás no mercado de tecnologia.

  1. Liberação de espaço físico

Se você está realmente cogitando adquirir algum software de gestão para clínicas, já pode começar a anunciar em sites de venda as escrivaninhas do seu escritório. Tudo o que você vai precisar é de internet e um apoio para o seu computador.
Mas todos os relatórios (PEP, agenda, histórico do paciente, repasse, rateio, etc…) estão inclusos nos softwares médicos?
Se você contratar um bom sistema de gestão, sim! Você nunca mais vai precisar procurar espaço nas gavetas lotadas para abarrotar os relatórios clínicos.

  1. Segurança das informações armazenadas

Uma vez as informações armazenadas (longe das gavetas) surge a próxima preocupação… “e a segurança dos meus dados?”.
Caso o sistema que você contratou seja na nuvem, esqueça essa preocupação, o armazenamento na nuvem é totalmente confiável e eficaz. Você tem um login e senha próprios e só compartilha suas informações com quem for achar necessário.

  1. Organização financeira e de estoque

Como falamos na “precisão de dados”, é impossível ser 100% assertivo em contas e cálculos sendo um mero ser humano.
Portanto, organizar-se financeiramente é uma atividade que depende de uma certa ajudinha da tecnologia. Além disso, deixando as contas a pagar/receber, o fluxo de caixa e o repasse médico para o software, você pode focar todo o seu tempo no atendimento ao seu paciente.
Falando de estoque, o sistema faz toda a movimentação por você também. Basta você selecionar os filtros que deseja e usufruir da automatização digital.
Além do mais, organizar o estoque manualmente pode gerar prejuízo para o seu negócio. Qualquer deslize ou desatenção pode configurar um lote a mais do que o necessário e prejudicar todo o fluxo de caixa que você havia planejado.

  1. Investimento

Agora, a parte que mais preocupa: o seu bolso!
Nenhuma facilidade dessas é implementada de forma gratuita no seu trabalho. É claro que é necessário certo investimento e planejamento financeiro, mas, saiba sempre o que procurar em um sistema de gestão antes de consultar todos os softwares médicos disponíveis no mercado.
Pense sempre no custo benefício e pondere o custo de manutenção, a qualidade do serviço, o suporte que a empresa oferece e os benefícios que o sistema vai agregar para a sua clínica!
Até quando você pode manter o seu negócio sem um investimento do gênero?