Clínicas médicas precisam de pacientes para se manterem e crescerem no mercado. Ainda que a constatação seja óbvia, as formas para se aumentar o número de atendimentos realizados nem sempre aparecem de maneira tão clara. Por isso, além de uma necessidade, atrair e fidelizar um número maior de pacientes se torna um desafio para vários gestores. Se este é o seu caso, você chegou ao post certo: aprenda sobre como aumentar o número de pacientes.
Apresentamos aqui dicas simples para que você saiba como aumentar o número de pacientes, garantir o crescimento sustentável de sua clínica e alcançar o sucesso. Interessado? Continue a leitura!

Invista no bom atendimento e na fidelização

Como clientes, todos nós gostamos de ser bem atendidos, certo? Além de ter nossas necessidades atendidas, levamos em conta a qualidade do atendimento prestado, que serve como um diferencial para experiências futuras. O mesmo vale para a relação entre pacientes e clínicas médicas.
Vale considerar, inclusive, que a saúde é assunto sério. Uma pessoa que procura atendimento médico precisa se sentir acolhida para estar à vontade durante procedimentos e consultas e confiar que o serviço prestado trará os resultados positivos que espera.
Investir no bom atendimento contribui para elevar o nível de satisfação do cliente, bem como as chances de que ele retorne à clinica, seja para o tratamento de novas enfermidades ou para consultas de rotina. Em suma, contribui para a fidelização dos pacientes.
como aumentar o numero de pacientes na sua clinica

Mantenha um relacionamento com os pacientes

É bom ter em mente que a relação entre pacientes e clínicas médicas não acontece só da porta para dentro. Para, de fato, conquistar e fidelizar as pessoas atendidas por sua clínica é preciso investir em um relacionamento que ultrapassa essa barreira.
Isso significa que você precisa investir em meios de ampliar a comunicação e fazer com que esse paciente se sinta amparado, mesmo quando não está no local para uma consulta.
Para fazer isso, vale investir em ferramentas que possibilitem o envio de mensagens ou e-mails de aniversário e em datas comemorativas, de acordo com o perfil dos pacientes.

Divulgue o seu trabalho

A propaganda continua sendo a alma do negócio. Dessa maneira, investir em estratégias de marketing e fazer a divulgação da sua clínica e dos serviços oferecidos é crucial para que as pessoas conheçam o seu trabalho e o tomem como uma opção dentre as outras no mercado.
E, para se destacar e ser visto como a opção referência, vale investir no desenvolvimento de estratégias de marketing para clínicas e encontrar meios de se aproximar cada vez mais do público certo que, de fato, pode contribuir para o aumento do volume de atendimentos realizados em sua clínica.

Esteja disponível para dar entrevistas

A saúde é um tema que interessa a todos os segmentos da sociedade e, por isso, os profissionais da área costumam ser requisitados para dar entrevistas em canais de comunicação variados.
Estar à disposição para colaborar em matérias de jornais, revistas, programas de rádio ou de TV não só vai ajudar a divulgar o trabalho, como contribuir para que o profissional e a clínica se tornem referência para o público.
É de entendimento comum que são chamados para entrevistas profissionais capacitados e, portanto, aqueles que têm a oportunidade de aparecer nesses meios tendem a ganhar a confiança das pessoas, contribuindo para o aumento do número de pacientes.

Não subestime o marketing boca a boca

Como visto, há diferentes ações que a clínica pode ter para se promover na comunidade. Em meio às possibilidades, é crucial não esquecer e não subestimar o fato de que o marketing boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa, podendo contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso de um empreendimento.
Use esse conhecimento como incentivo para investir na melhoria do atendimento, na qualidade dos serviços prestados, na limpeza e conforto de sua clínica, no relacionamento com os pacientes e no que mais puder influenciar sua opinião.
É muito comum que pessoas peçam recomendações de médicos e clínicas umas para as outras. Isso acontece sobretudo porque desejam ser bem atendidas, por profissionais competentes, que lhes passem confiança e tranquilidade.

Pergunte a opinião e conheça os anseios de seus pacientes

Quando a dúvida é sobre como aumentar o número de pacientes, é comum pensar em estratégias voltadas apenas para a atração de novas pessoas. Mas, se você não investir em meios de manter fiéis aquelas que já atende, elas vão embora e a conta nunca será positiva.
Por isso, é importante buscar a opinião dos seus pacientes por meio de simples pesquisas de satisfação que podem, por exemplo, ser enviadas por e-mail ou SMS após a realização de consultas ou procedimentos.
Esse feedback é valioso porque traz a visão de quem está do outro lado, apontando falhas que, por vezes, passam despercebidas por gestores e colaboradores.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma boa aliada para a realização de todas essas medidas que indicam como aumentar o número de pacientes. Cada vez mais presentes em ambiente profissional, os softwares de gestão já fazem parte da rotina de diversos consultórios e clínicas médicas.
São sistemas especialmente desenvolvidos para facilitar e otimizar tarefas como o agendamento de consultas e o preenchimento de prontuários. A consequência são atendimentos mais ágeis e mais tempo disponível para que técnicos e médicos foquem sua atenção no paciente.
São mudanças que fazem a diferença para a melhoria do atendimento, estabelecimento de um relacionamento com os pacientes e aumento do seu nível de satisfação. Como resultado, a clínica passa a atrair mais pacientes, tornando-os fiéis promotores dos serviços e do local.
Você já adota alguma dessas medidas de como aumentar o número de pacientes em sua clínica? Deixe um comentário e  conte sua experiência!