A área de Recursos Humanos, popularmente conhecida apenas pela sigla RH, é o departamento onde a principal responsabilidade e objetivo é a gestão de funcionários. Neste setor, se aplica um inúmero conjunto de técnicas, práticas e conhecimentos com a finalidade de compreender e gerenciar comportamentos internos do ser humano, com o propósito de potencializar-se a produtividade e bem-estar em uma corporação.

Atualmente, o setor de Recursos Humanos das empresas estão compreendendo a cada ano que passa, que a disposição que as pessoas têm pode ser capaz de alavancar, e até mesmo levar destruir com uma organização. 

Dito isso, uma das práticas mais difundidas hoje, é o investimento no bem-estar dos funcionários em uma empresa. Pois segundo longos anos de análise, foi comprovado (em muitos casos) que a produtividade aumenta e, consequentemente, a lucratividade também.

Os profissionais de RH já tinham esse compreendimento situacional há muito tempo, contudo, foram observando que seus esforços estavam se tornando cada vez mais operacionais, com salários baixos e estruturas de trabalho completamente obsoletas. Além do mais, em diversas ocasiões, muitos profissionais foram demitidos, pois o alto escalão das empresas achavam que o RH era um setor que não agregava, e sim gerava mais custos desnecessários às empresas.

Confira abaixo as melhores estratégias para esse setor e entenda mais o que ele faz!

O que são os Recursos Humanos?

Em definição simples, os Recursos Humanos, são todas as pessoas que fazem parte de uma empresa, organização, ou companhia, e que exercem suas funções com o intuito de se trazer o capital esperado (e desejado).

As áreas de atuação no RH são associadas à construção do relacionamento entre uma empresa e seus colaboradores (funcionários), fazendo-se a gestão de todos os profissionais — e muito além do procedimento básico de contratação, como foi visto por muito tempo no meio empresarial —, prezando-se a implantação de espaços corporativos mais adequados à criação e produtividade, com o objetivo de criar iniciativas para valorizar, motivar e reter os principais talentos da empresa.

Tendências dentro da área de Recursos Humanos

Como a valorização de talentos nas empresas é um ponto essencial, os principais dirigentes e líderes de grandes companhias investem cada vez mais em métricas e ferramentas que possam agregar valor, e agilizar sua tomada de decisões.

Exemplos disso, pode ser dado pelos softwares de recrutamento e seleção, que realizam uma triagem dos principais candidatos a uma vaga, de acordo com o perfil da companhia, do próprio candidato e da função que ele terá de exercer. 

Isto não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade dentro das organizações, pois quanto mais recursos aplicados em ferramentas de inteligência artificial, mais precisos e rápidos serão seus resultados.

Estratégias do setor de Recursos Humanos

Para gerenciar os funcionários de modo efetivo, é essencial criar táticas e estratégias para que todo o processo tenha um resultado positivo. Para isso, a área de Recursos Humanos precisa investir em métodos estratégicos inovadores, a fim de auxiliar o crescimento progressivo e organizacional.

A integração dos colaboradores no ambiente de trabalho 

Integrar bem um funcionário dentro do ambiente de trabalho é o primeiro passo para que se tenha uma boa impressão da companhia.

É essencial mostrar prontidão para o novo colaborador, por isso, é uma boa prática apresentar todos os ambientes da empresa, transmitir as ideias, valores, metas, normas e cultura organizacional da companhia. Ademais, é também interessante que apresente-se o novo colaborador aos demais membros da equipe. Apesar de simples, é uma forma de motivar o novo funcionário a vontade em seu novo ambiente de trabalho.

Outra ótima medida, é deixar esclarecido todas as dúvidas que venham surgir, assim como se manter sempre disponível caso haja uma nova questão..

Investir em qualificação dos colaboradores é fundamental 

Vivemos em evolução constante, e é de responsabilidade do RH manter os colaboradores da empresa sempre atualizados e treinados. Estar em um ambiente com profissionais qualificados beneficia no quanto se produz dentro da empresa e também na excelência dos resultados, pois, além do desenvolvimento de competências profissionais, cria-se desenvolvimento humano.

Criar do zero, um planejamento de treinamento e desenvolvimento não é de fato uma questão simples. Porém, é necessário alavancar as exigências na mesma progressão que as metas corporativas, identificando e averiguando quais dificuldades do processo de trabalho serão solucionados, por meio do treinamento.

Uma boa medida de entender mais sobre a efetividade do treinamento, é dado pelo feedback de clientes internos ou externos, do mesmo modo que o nível organizacional dos colaboradores, podem ser duas métricas para esse apontamento.

Tal investimento também deve ser seguido pelo próprio setor de Recursos Humanos, pois este é um dos setores que mais se modifica e atualiza a medida que o tempo passa. Estar sempre atento às inovações é necessário e essencial!

Importante destacar, que o setor de RH tem de sempre medir os resultados alcançados e fazer um acompanhamento, desde o início do processo. Assim, a efetividade das técnicas e estratégias se tornam estimáveis e mensuráveis.

Para concluir, quando um funcionário é incentivado a crescer e evoluir, ele se sente valorizado e produz resultados positivos, tanto em âmbito pessoal, quanto para a companhia em que trabalha.

A comunicação entre todas as partes da companhia é essencial 

Ajudar na facilitação da comunicação entre os setores da empresa, colaboradores e dirigentes do alto escalão é um grande desafio. No entanto, o problema pode ser reduzido com práticas que o setor de Recursos Humanos pode colocar inserir e incentivar em sua empresa. Um bom exemplo disso, é a utilização de feedbacks.

Os líderes da área necessitam estar preparados e dispostos para conversar com todos da sua equipe, fornecendo avaliações em grupo e/ou individualmente a cada um.

Criar e implantar avaliações

É importantíssimo que o RH incentive a cultura de avaliação de desempenho na empresa. Por meio das respostas obtidas, cria-se a possibilidade de tomar ações para otimizar os processos dentro da companhia.

 Desenvolvimento profissional, contratações, realocações de área ou time e diversas outras questões são essenciais para um produzir um melhor desempenho dos colaboradores e da empresa.

Estas avaliações são diversas vezes responsáveis por alertar a companhia sobre upgrades quanto aos benefícios oferecidos. Salários, ergonomia de cadeiras (e outros objetos), comunicação e a mensagem da qual a empresa parece estar passando para seus colaboradores.

Ao levantar estas informações, a área de Recursos Humanos, junto ao alto escalão de direção da empresa, poderá ser capaz de entender como gerar planos de ação para as principais necessidades. Dessa forma, estarão atuando na prevenção dos problemas que são resultado de uma avaliação negativa.

Implantar a gestão de carreiras gera satisfação

Uma gestão estratégica dos funcionários tem uma relação primordial na trajetória profissional de cada talento da companhia. Tendo essa informação em mente, é significativo que o RH estude como pode auxiliar cada um na construção do seu plano de carreira dentro da organização.

Traçar uma trajetória que cada profissional deverá percorrer para conquistar seus objetivos, faz com que se tenha uma maior reconhecimento dos funcionários da companhia. Com esta ação, eles se sentem mais seguros e motivados para permanecer na empresa.

Interessante dizer, que apresentar um plano de carreira não basta. Pois, fazer a gestão e cumprir com o que está proposto no documento, são atividades básicas do RH. Deste modo, todos terão avaliações justas e compreendimento de que cada um deve fazer a sua parte durante este processo.