Enquanto nós precisamos de cuidados especiais, os idosos precisam de muito mais cuidados! Os idosos estão muito mais suscetíveis a desenvolver algumas doenças ou até mesmo acidentes. Para cuidar dessa população especial, existe a área da medicina chamada geriatria, que é uma especialização médica que estuda as doenças comuns em idosos, além de zelar pelo bem-estar da terceira idade.

O que é a geriatria?

Como dito anteriormente, a geriatria é o ramo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à velhice com o objetivo do bem-estar e do prolongamento da vida do paciente.

Essa área da medicinavem se consolidando como especialidade médica, independente das outras especialidades clínicas. É comprovado, hoje, que o organismo da pessoa idosa apresenta características próprias, diferentes das de um adulto mais jovem. O estado catabólico, comum no envelhecimento, faz com que o idoso seja portador de comorbidades, apresentando problemas de natureza diversa, sejam condições naturalmente crônicas, como a hipertensão arterial sistêmica ou a cronificação de uma condição cujo evento agudo foi controlado.

O que é um geriatra?

O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB. 

Como atua o geriatra?

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária, tendência a quedas, etc. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura, como alzheimer, doença de parkinson, etc.

Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.

A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, mas apesar dos censos demográficos mostrarem a previsão de aumento significativo da população idosa, o número de médicos especialistas em geriatria é pequeno. Uma das teorias para justificar a falta de interesse de estudantes de medicina pela área é o longo tempo necessário para a realização de uma consulta de qualidade. 

Qual a diferença entre geriatria e gerontologia?

As duas áreas trabalham com o mesmo público, mas existem diferenças pontuais entre as duas. A primeira área é um ramo da medicina especializada nos cuidados de pessoas idosas, e exercida pelo geriatra. Sua função é a promoção da saúde, realizando um trabalho de prevenção e tratamento de doenças que são específicas de pessoas da terceira idade.

A gerontologia, por sua vez, é o ramo dedicado ao estudo dos diversos aspectos do envelhecimento. É um ramo multidisciplinar e que além da saúde se preocupa com aspectos sociais.

O gerontólogo é o profissional especializado em gerontologia e trabalha dando a assistência necessária ao idoso. Ele planeja, desenvolve e executa ações de políticas públicas voltadas para o idoso no âmbito da assistência social e da saúde. O seu papel no geral é aperfeiçoar os trabalhos para garantir uma melhoria na qualidade de vida deste público, desenvolvendo atividades que busquem a autoestima, a saúde e o acesso a uma vida plena.

Quais doenças o geriatra trata?

As doenças crônicas comumente encontradas em idosos, e que podem ser amenizadas pelo geriatra são:

  • Pressão alta;
  • Osteoporose;
  • Dores nas costas;
  • Tontura;
  • Zumbidos;
  • Tremores;
  • Problemas cardíacos;
  • Fibromialgia;
  • Insônia;
  • Problemas de memória;
  • Fraqueza;
  • Desmaios;
  • Depressão;
  • Distúrbios digestivos;
  • Problemas pulmonares;
  • Doenças reumáticas.

O papel do geriatra em relação aos idosos e muito idosos é tentar fazer com que estes possuam uma velhice mais tranquila e sem desconforto para que possam manter um ritmo de vida saudável independente e feliz, além de promover a longevidade dos mesmos.

E o que é a gerontologia?

É o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras.

Campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. Na área profissional, visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.

Quem é idoso atualmente?

Antigamente a OMS (Organização Mundial da Saúde) definia a idade mínima de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento, porque estes têm expectativa de vida menor. Hoje já está estabelecido como regra geral a idade de 65 anos. 

São considerados muito idosos aquelas pessoas com mais de 85 anos nos países desenvolvidos e 80 anos para países em desenvolvimento. Por conta dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida, essa população (idosa e muito idosa) vem aumentando muito e o geriatra está especialmente qualificada em atendê-lá.

Quando devo consultar um geriatra?

Existem algumas situações para se procurar um geriatra.

  • A primeira é preventiva, para se orientar como envelhecer de forma saudável.
  • A segunda é para o acompanhamento do processo natural de envelhecimento, já em evolução.
  • A terceira é para o acompanhamento de doenças nessa fase da vida, evitando novas sequelas e reabilitando as já existentes.