Uma corretora de seguros é responsável no papel de intermediação entre segurados e seguradoras (empresas que assumem o risco de indenizar uma pessoa segurada por qualquer tipo de prejuízo que esteja de acordo com sua apólice). 

De modo geral, esse intermediador tem como atribuição de assessorar tudo que está contido e descrito no contrato de seguro, a fim de que tal seja cumprido. Sendo assim, a corretora de seguros é definida como uma representante oficial das pessoas que contratam uma apólice das seguradoras. 

Corretora de seguros e a contratação de uma apólice

Se você está buscando contratar um seguro, independentemente de qual seja sua categoria, é necessário que tenha a presença de uma corretora de seguros para pessoa jurídica ou de um corretor de seguros pessoa física. Tanto estas empresas, quanto os profissionais que exercem esse papel (citado anteriormente) devem obrigatoriamente ser autorizados legalmente pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para intermediar o processo de maneira plena.

A corretora de seguros sempre deve estar ao lado do cliente (segurado) desempenhando o papel de consultor na hora da venda e, evidentemente, após a negociação, oferecendo todo o suporte possível e necessário. 

Uma das principais atribuições de uma corretora de seguros é de examinar o perfil de cada cliente a fim de indicar os planos mais adequados de acordo com cada descrição. De modo geral, a corretora de seguros deve fazer as recomendações para uma apólice com as coberturas que irão suprir a necessidade do cliente (segurado) e dos seus serviços atrelados. Em um exemplo prático, temos o seguro para um carro, conhecido também como seguro auto, que pode oferecer em uma apólice direito a: 

  • Guincho (reboque); 
  • Assistência 24 horas;  
  • Seguro contra terceiros, como a cobertura de danificação dos vidros

Assessoria na contratação de uma seguradora

Além dos serviços da apólice em si, existe ainda a assessoria ao cliente, que ocorre quando uma corretora de seguros auxilia o cliente na escolha de uma seguradora. Para isso, são considerados todos os pontos que uma empresa seguradora está oferecendo ao segurado em uma apólice. Isto inclui quesitos relacionados ao custo-benefício da apólice, e quais coberturas e assistências estarão disponíveis na contratação do serviço de seguro. 

Ademais, uma boa corretora de seguros sempre deve orientar o seu cliente sobre as renovações contratuais, e adequar sua apólice de acordo com as condições que foram sinalizadas desde o início do processo de contratação do serviço.

Conversando com um corretor de seguros

Antes de concretizar de vez a compra de um seguro, é essencial você ter tudo esclarecido sobre questões contratuais e que a você implicam. Veja abaixo, alguns pontos do qual você deve conversar e perguntar ao seu corretor de seguros a fim de esclarecer as principais informações durante o processo de contratação.

Como escolher a melhor seguradora para o seu caso

Existem seguradoras especializadas para determinados riscos que, assim sendo, oferecem um serviço específico, o que pode ser mais caro devido a este fato. 

As empresas seguradoras variam quanto à qualidade de atendimento e administração do contrato de seguro, assim como em termos de situação financeira. Por exemplo, seguradoras que se encontram em dificuldade podem ser tentadas a baixar seus preços na urgência de ganhar mercado e sobreviver, com isso, o atendimento às expectativas do cliente muitas vezes são ruins. Do mesmo modo, empresas de seguro em expansão desordenada podem piorar as condições de atendimento aos seus segurados.

Um mínimo de conhecimento do mercado de seguros é necessário, e por isso, é tão essencial que o corretor esteja presente para lhe mostrar as melhores opções disponíveis no mercado, usando todo seu conhecimento para encontrar a melhor apólice e seguradora a você.

Além dos pontos citados acima, é possível que você consiga se informar a respeito da saúde financeira e do nível de atendimento da seguradora que está contratando, através do site da Superintendência de Seguros Privados SUSEP  www.susep.gov.br, e junto a órgãos de defesa do consumidor. 

Qual valor de franquia escolher

Quanto maior a franquia, menor o prêmio e vice-versa. O valor de sua franquia deve, por este fato, ser motivo de reflexão para o você que está contratando um seguro. 

É coerente supor, por exemplo, que um motorista que acabou de tirar a CNH, que escolha uma franquia relativamente baixa, pois, no geral, ele está particularmente mais sujeito ao risco de bater seu veículo do que outros motoristas mais experientes (ou seja, a média). O inverso também acontece com o motorista mais experiente, pois seu maior risco é o de roubo, caso ele use seu veículo diariamente para se locomover. Logo, é comum que este tipo de pessoa escolha uma franquia mais alta.

Cada pessoa tem a liberdade de escolher o valor da franquia que melhor lhe atenda, dentro das opções oferecidas pelas seguradoras. Sabendo disso, é necessário ter em mente quais são os maiores riscos que você corre, o número de serviços e casos que seriam adequados que uma seguradora lhe acobertasse. 

Escolhas em relação ao custo/benefício da contratação de um seguro

Diversas vezes, e devido a falta de recursos, uma pessoa busca escolher o tipo de seguro ou a seguradora que apresentou o preço mais baixo no mercado. Esse tipo de decisão pode ser chamado pelo famoso ditado “barato que sai caro”.

Preços muito baixos em relação a um produto ou em relação à concorrência de um serviço, pode indicar que uma seguradora sofre com problemas relacionados a resoluções, cujo reflexo ocorrerá na hora do sinistro e quando for pedida sua indenização. Ademais, o preço baixo também possivelmente é uma estratégia comercial para vender mais – neste caso, reduzindo o risco para a empresa por meio de franquias mais altas. Sendo assim, é preciso saber bem por que está se pagando mais barato na apólice.

Opções do mercado em relação a preços e demais condições das apólices

O mercado de seguros do Brasil é competitivo, deste modo, preços e condições podem variar absurdamente de uma empresa para outra. No caso do seguro de automóveis, por exemplo, é possível encontrar diferenças de prêmios de mais de 50% em apólices com coberturas similares. 

Por isso,  a dica que damos é de você pesquisar preços e demais condições em, no mínimo, três seguradoras. Deste modo, você pode comparar o que foi oferecido e conversar com seu corretor qual é a melhor opção de seguro para o seu caso!