O Azitromicina é um antibiótico indicado para tratar infecções, como infecções do trato respiratório inferior (incluindo bronquite e pneumonia) e infecções da pele e tecidos moles. Pode ser usado também para tratar infecções da pele e músculos, doenças sexualmente transmissíveis em homens e mulheres ou cancro na pele causado por bactéria Haemophilus ducreyi.

O que é?

É um antibiótico usado para tratar infecções causadas por bactérias sensíveis ao antibiótico; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas); infecções da pele e tecidos moles (músculos, tendões, gordura); em otite média (infecção do ouvido médio) aguda e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas nos genitais de homens e mulheres.

É também indicado no tratamento de cancro (lesão de pele) devido a Haemophilus ducreyi (espécie de bactéria). Infecções que ocorrem junto com sífilis (doença sexualmente transmissível) devem ser excluídas.

ATENÇÃO: Antes de usar este medicamento, informe ao seu médico se você é alérgico à azitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos macrolídeos, ou ainda a qualquer componente presente na fórmula do medicamento!

O que são antibióticos

Esses medicamentos são muito utilizados para combater infecções causadas por bactérias – tratando ou diminuindo o crescimento de bactérias. Além disso, os antibióticos também podem ser chamados de antibacterianos.

Eles ainda são considerados remédios poderosos e salvadores para pacientes que sofrem com certas infecções muito graves.

Esse tipo de medicamento possui um mecanismo de ação que combate a bactéria, podendo fazer isso atacando a parede ou revestimento em torno da bacteriana, interferindo na produção das bactérias ou bloqueando a produção de proteínas nas bactérias.

Apesar de toda sua ação eficaz, quando uma pessoa usa um antibiótico por muito tempo, a bactéria pode desenvolver uma resistência, fazendo com que determinado medicamento não funcione mais combatendo-a.

Quais outros medicamentos que interagem com a Azitromicina?

Alguns medicamentos podem interagir com a Azitromicina, podendo potencializar ou até cortar o efeito deste medicamento. Por isso, fique atento em relação a combinação de medicamentos que você usa.

Antiácidos

Podem reduzir os picos de concentração plasmática da azitromicina, contudo sem alterar sua biodisponibilidade.

Digoxina

Deve ser considerada a possibilidade de um aumento nos níveis de digoxina no sangue.

Ciclosporina

Se for necessário que sejam usados em conjunto, a quantidade de ciclosporina no sangue deve ser monitorada e a dose deve ser ajustada adequadamente.

Carbamazepina

Se for necessário que sejam usados em conjunto, a quantidade de carbamazepina no sangue deve cuidadosamente ser monitorada.

Varfarina

Podem ser usados em conjunto, mas a monitoração do tempo de protrombina deverá ser realizada.

Deve-se monitorar também (com acompanhamento médico e exames de sangue avaliando níveis das medicações) pacientes que utilizam conjuntamente com o fármaco em destaque e outros medicamentos, como: digoxina, colchicina, zidovudina e anticoagulantes orais.

Nomes comerciais

Este medicamento pode ser encontrado sob a forma genérica ou através dos seus nomes comerciais:

  • Astro;
  • Azi;
  • Azimed;
  • Azitromed;
  • Azimix;
  • Azitrolab;
  • Azitron;
  • Clindal;
  • Selimax Pulso;
  • Tromizir;
  • Zidimax;
  • Zimicina;
  • Zithromax;
  • Zitroneo;

Como usar?

O modo de usar é feito de acordo com o tipo de doença, a dosagem pode ser de 1000 mg em dose única ou 500 mg, por dia, durante, aproximadamente, 3 dias. No entanto, a dosagem, tempo de tratamento e adaptação da dosagem a cada pessoa deve ser indicado pelo médico após avaliação dos sintomas e das doenças.

Uso em adultos

Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por bactérias a dose é de 1.000 mg, em dose oral única. Para todas as outras indicações nas quais é utilizada a formulação oral, uma dose total de 1.500 mg deve ser administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias.

Uso em crianças

A dose máxima total recomendada para qualquer tratamento em crianças é de 1.500 mg. Comprimidos revestidos deve ser administrado somente em crianças pesando mais que 45 kg. Em geral, a dose total em crianças é de 30 mg/kg. No tratamento da faringite estreptocócica pediátrica deve ser administrada sob diferentes esquemas posológicos. A dose total de 30 mg/kg deve ser administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias. Uma alternativa para o tratamento de crianças com otite média aguda é dose única de 30 mg/kg.

Uso em pacientes idosos

A mesma dose utilizada em pacientes adultos é utilizada em pacientes idosos.

Uso em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função dos rins)

Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. No caso de insuficiência renal grave, deve ser administrado com cautela.

Uso em pacientes com insuficiência hepática (diminuição da função do fígado)

As mesmas doses administradas a pacientes com a função hepática normal podem ser utilizadas em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Entretanto, pacientes com insuficiência hepática grave devem utilizar este medicamento com cuidado.

Para tratamento de doença inflamatória pélvica

A dose recomendada intravenosa para o tratamento de pacientes adultos com doença inflamatória pélvica (infecção dos órgãos genitais internos) causada por organismos sensíveis é de 500 mg, em dose única diária, por via intravenosa, durante 1 ou 2 dias. A substituição do tratamento intravenoso pelo tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.

Quais são os efeitos colaterais?

Este fármaco, assim como muitos, pode causar alguns efeitos colaterais, mas os mais comuns que podem ser causados por ele são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Alteração no funcionamento do fígado com aparecimento de icterícia;
  • Perda de audição devido a toxicidade no ouvido;
  • Alterações nos valores do exame de sangue como redução das células de defesa ou plaquetas;
  • Alterações no batimento cardíaco;
  • Baixa da pressão arterial;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Perda de apetite.

Gestantes podem usar a Azitromicina?

Não use este medicamento durante a gravidez sem orientação médica.

Quem não pode usar?

O uso deste medicamento não é recomendado para uso por alguns grupos, como por exemplo:

  • Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar;
  • Pacientes com alergia a ele ou qualquer componente da fórmula;
  • Pessoas com histórico de reações alérgicas ou hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos macrolídeos.

Um pouco sobre a pneumonia

Essa doença é uma infecção que ataca os pulmões, acometendo a região dos alvéolos pulmonares. Bastante diferente da gripe, os agentes infecciosas da pneumonia não são transmitidos facilmente.

Seus principais sintomas variam de tosse, febre alta, falta de ar, alterações da pressão arterial, dor no tórax e mal-estar generalizado.

.