É bem provável que você já tenha ouvido falar em otimização de processos e modernização da clínica médica. Afinal, essas são questões pertinentes e cada vez mais presentes no universo da saúde. Mas, o que tudo isso, de fato, significa e o que tem a ver o uso de um sistema de gestão?
Fizemos este post para esclarecer essa questão porque sabemos que não vale a pena adotar uma tecnologia apenas para seguir uma tendência. Em um negócio, qualquer mudança precisa ser bem pensada e embasada e, para isso, explicamos a seguir como um bom sistema pode ser benéfico para a sua clínica. Acompanhe!

O que é uma clínica moderna

Até pouco tempo atrás, no senso comum, uma clínica moderna poderia ser descrita como uma que adota o uso de computadores em suas rotinas e até envia mensagens automáticas para o celular dos pacientes.
Até hoje, esses fatores fazem parte do conjunto. Mas, desde a implementação de mudanças como essas, muita coisa evoluiu na área que combina tecnologia e saúde.
Em suma, uma clínica moderna hoje é aquela que se apoia em ferramentas cada vez mais avançadas para realizar um serviço de qualidade. E isso inclui o aparato médico e os tratamentos de última geração. E inclui, também, o uso de um sistema de gestão médica em nuvem.
Assim sendo, uma clínica moderna é aquela que acredita e busca a otimização de seus processos — do operacional ao gerencial — para melhor atender e para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

Porque otimizar os processos de sua clínica médica

O mercado da saúde, como os demais, está sofrendo pressões cada vez mais intensas. Ao passo em que a concorrência se multiplica, diversifica e fortalece, os pacientes estão se tornando mais exigentes e determinados.
Nesse cenário, oferecer um atendimento que segue um padrão já ultrapassado não é o suficiente. É preciso otimizar. O que, por definição, significa “criar condições para tirar o melhor proveito” da sua clínica médica e das possibilidades que ela oferece.
E é aí que a tecnologia aparece como ferramenta crucial. Isso porque, para ser capaz de atender às demandas atuais, é preciso se modernizar e se modernizar é um bom caminho para conseguir otimizar.

Clínica moderna e otimizada: como a tecnologia pode ajudar

Um bom sistema de gestão conta com funcionalidades que facilitam a realização de tarefas burocráticas que vão desde o agendamento, passam pelo atendimento e chegam à gestão financeira e administrativa.
Como consequência, fica mais fácil e rápido realizar todas essas tarefas e conseguir tempo extra para se dedicar mais ao atendimento ao paciente e ao processo de tomada de decisões de forma a gerar mais resultados para a clínica. Veja:

Agendamento

O uso da tecnologia faz com que o processo de marcação de consultas se torne mais organizado e simples. Isso porque o sistema é devidamente configurado para receber os dados de contato do paciente — e inclui o já conhecido disparo de mensagens de lembrete — e para garantir que não haja conflito de datas e horários na agenda do médico e demais colaboradores envolvidos no tratamento.
Reunindo diversas informações de horários e compromissos, o sistema potencializa os benefícios de uma boa gestão da agenda. E isso contribui, inclusive, para aumentar a produtividade dos colaboradores e a favorecer rotatividade na clínica.

Atendimento

Não importa o tamanho da clínica e o volume de atendimentos realizados diariamente. Há desafios que são corriqueiros e que podem ser facilmente superados com a adoção de um bom sistema de gestão.
No que diz respeito à otimização de processos, a tecnologia faz com que seja muito mais fácil localizar o prontuário do paciente, já que esses ficam em ambiente digital, eliminando a necessidade de arquivos físicos.
Mais do que isso, permite que o processo de preenchimento de dados se torna mais ágil, possibilitando a criação de um histórico cada vez mais completo, beneficiando ainda mais o paciente.
Por fim, o sistema conta com bulário e outras informações que evitam que se gaste tempo consultando os famosos livrinhos que apresentam os medicamentos ou aqueles que listam os códigos de procedimentos a serem realizados.

Finanças

De acompanhamento do fluxo de caixa à coleta de dados e geração de relatórios que servem de base para decisões administrativas. Um bom sistema de gestão reúne uma série de funções que vão te ajudar a cumprir com essa etapa que, na maioria das vezes, é a mais desafiadora para quem tem a responsabilidade de gerir uma clínica médica.
Leia sobre planejamento financeiro e saiba como manter sua clínica nos trilhos

O bônus da tecnologia: as vantagens do sistema de gestão em nuvem

Muito mais do que uma simples troca do papel pelo computador, um bom sistema de gestão pode apresentar ainda mais benefícios do que os já mencionados neste post.
Isso porque a tecnologia permite que o sistema seja alocado na nuvem, o que significa que não há necessidade de servidores locais e nem de HD’s externos. Enquanto se ganha mais mobilidade, flexibilidade e segurança.
Um sistema em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que se tenha conexão com a internet e senha de acesso. Isso facilita a realização de tarefas como o atendimento remoto ou em conjunto, por exemplo.
Além, claro, de garantir que somente pessoas autorizadas consigam acessar os dados dos pacientes e informações internas da clínica. Indo além, vale mencionar que tudo isso fica a salvo, graças aos backups automatizados e diários.
Ficou interessado em um sistema de gestão que te oferece tudo isso e mais? Conheça já o ClinicWeb!