O conceito de nicho de mercado é cada vez mais popular, principalmente no ambiente digital. Esse termo faz referência a uma determinada segmentação de serviços ou públicos específicos, que normalmente apresentam necessidades peculiares.
No caso de clínicas e hospitais, os nichos podem representar uma fatia significante de mercado de saúde que ainda não está sendo atendida – ou não está sendo devidamente explorada. Mas, como identificar essas oportunidades? Como determinar um segmento e conseguir explorá-lo com excelência?
É justamente sobre isso que falaremos nesse post! Continue lendo e lembre-se que nossa equipe está à sua disposição em caso de dúvidas.

Como sua clínica se posiciona no mercado?

Antes mesmo de começar a explorar outros nichos de mercado é fundamental fazer uma análise sobre a situação da sua clínica ou consultório no presente momento. Essa reflexão é importante para que o gestor tenha clareza das possibilidades de explorar novos segmentos.
Por exemplo, vamos supor que você tem um determinado maquinário com o qual faz dois tipos diferentes de exames. Será que ele não pode fazer mais exames diferentes? Ou talvez seja possível fazer um pequeno investimento e adaptá-lo para atender uma gama específica de mercado de saúde ainda não explorado em sua cidade.
De qualquer maneira, saber como a sua clínica se posiciona é fundamental para embasar a tomada de decisão. Da mesma maneira, saber a percepção do público sobre sua marca também pode ser interessante. Sua clínica está associada a um determinado público ou segmento? Uma pesquisa de opinião pode ajudá-lo a clarear isso.

Entenda o mercado de saúde de sua região

Entender o mercado de sua cidade ou região de atuação também é fundamental nessa busca por novas oportunidades. Esse conhecimento, quando somado às novidades da área da saúde, podem ser fundamentais para que você seja o primeiro a explorar um determinado nicho.
Para isso o mais indicado é fazer o que os profissionais de marketing chamam benchmark, ou um estudo de concorrência. Pesquise as principais clínicas de sua região, liste os serviços ofertados e cruze os dados obtidos com os seus produtos e serviços para saber como está a oferta.
Para saber a demanda é interessante realizar uma pesquisa com o público, perguntando, por exemplo, qual a última vez que a pessoa foi a uma clínica e o motivo. Existem empresas especializadas em pesquisas que podem ajudá-lo nessa missão!

Quais as oportunidades e riscos?

Agora que você já sabe a situação atual do seu negócio e infraestrutura, chegou a hora de considerar novos nichos de mercado de saúde para explorar. Uma técnica amplamente utilizada na administração e marketing é a análise SWOT. Em português o termo quer dizer Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Faça um quadro para cada nicho de mercado que você pensa em explorar. Vamos supor que você percebeu que além de exames de mamografia, também pode utilizar o tempo ocioso da máquina para realizar algum outro procedimento. Para isso é importante entender:

  • Existe demanda para esse exame? Se sim, ela paga o investimento?
  • Alguma outra clínica oferece o exame? Se sim, qual o nível de ameaça dela (tamanho, investimento em marketing, preço do exame etc.)
  • Qual o investimento necessário para oferecer esse novo exame?
  • Quais os custos com marketing e divulgação?
  • Em quanto tempo é possível esperar um retorno?
  • Caso a concorrência aumente é possível reduzir os preços do exame?
  • Os planos de saúde oferecem cobertura para esse exame? Vale a pena?

É claro que cada nicho específico vai ter suas próprias questões. Essas perguntas servem apenas como exemplo de questões gerais para você considerar antes de se aventurar em um novo segmento. Lembre-se que planejamento é fundamental para não arriscar o capital da sua clínica.

Novidades em tecnologia de gestão

Um aspecto fundamental para o sucesso de uma nova empreitada como essa é contar com a tecnologia. Os softwares de gestão clínica oferecem números e relatórios diversos, fundamentais para que você possa avaliar com precisão os aspectos do seu negócio e tomar a decisão com consciência.
Além disso, esses softwares de gestão serão fundamentais para você acompanhar o desenvolvimento da nova estratégia e saber se o investimento está valendo a pena ou não. Para isso é muito importante determinar metas e indicadores específicos para essa ação.

Clínicas populares e empresas jovens: novos modelos de negócio que mudam o mindset

Você já parou para pensar em quantas clínicas populares e empresas jovens estão surgindo na área da saúde? O valor altíssimo dos planos de saúde e o atendimento precário do Sistema Único de Saúde (SUS) faz com que grande parte da população busque por alternativas mais baratas e de qualidade.
Esse é um modelo de negócio que vem mudando a maneira de pensar tanto dos profissionais da saúde quanto de gestores e, claro, da população. Repensar um modelo de negócio com custos mais baixos e volume de atendimentos maior pode ser uma boa opção para explorar novos nichos de atuação.
Assim como em qualquer outra situação, vale a pena seguir as dicas acima caso pense em explorar esse novo segmento. A análise SWOT é fundamental, assim como as pesquisas de demanda de benchmark. Quanto mais informação você conseguir compilar antes da tomada de decisão, maiores as chances de ter sucesso na empreitada. Dessa maneira, você acaba com as possibilidades de erros e pode ter certeza que vai trilhar o melhor caminho no âmbito do empreendedorismo. 
Quer saber mais a respeito das oportunidades de mercado de saúde para médicos? Confira o próximo post!