Para ser um empreendedor é preciso, além de outras coisas, tomar decisões rápidas sob pressão, conhecer bem o negócio, sonhar, planejar e aprender constantemente. Soa familiar? Isso porque todo médico é um potencial empreendedor e talvez você ainda não tenha percebido isso!
Na faculdade de medicina aprendemos muito sobre técnicas, procedimentos, anatomia, e muitos outros pontos diretamente ligados à prática profissional. Mas, é no momento em que abrimos nosso primeiro consultório ou clínica que surgem as dúvidas e dificuldades ligadas ao empreendedorismo na saúde.
E é justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje! Se você tem dúvidas sobre suas habilidades empreendedores, continue a leitura! Certamente vai se identificar com muitos dos pontos citados. Vamos lá!

Capacidade de aprender com experiências

Aprender com experiências, erros e falhas é um fator constante na vida dos médicos. Mesmo que não tenha sido você quem cometeu o erro, a capacidade de absorver conhecimentos com base na experiência de outras pessoas também é um importante diferencial — tanto para profissionais da saúde quanto para empreendedores.
Nosso mundo nunca viveu uma época em que a informação circulasse com tamanha liberdade. Atualmente é possível ler um case de sucesso que aconteceu na Índia e tentar aplicar os conceitos em uma clínica do interior do Maranhão. Entender e tirar proveito disso é fundamental para o sucesso de um médico empreendedor.
Você provavelmente já consome um volume grande de informações. A questão passa a ser o que fará com esse conhecimento? O empreendedorismo na saúde é justamente essa capacidade de aliar o aprendizado com a prática na gestão da sua clínica ou consultório.

Aprendizado constante

A área da saúde está em constante evolução. Novos medicamentos, máquinas e procedimentos surgem a cada momento, em paralelo às novas doenças e complicações que também não param de aparecer. Estar por dentro de tudo isso exige que o profissional busque um aprendizado constante.
Da mesma maneira, as técnicas de gestão, legislação de empresas e até o próprio mercado mudam sempre. Novos concorrentes, alterações nos hábitos de consumo e exigências técnicas fazem a busca pelo conhecimento um hábito constante no empreendedorismo em saúde.
Seja através de seminários, cursos ou até mesmo tutoriais no YouTube, é preciso que você busque maneiras de manter seu negócio vivo e competitivo. Por isso, vale criar um ambiente de aprendizado na clínica, incentivando a aprendizagem não apenas para os gestores, mas para todos os colaboradores.

Perfil multitarefa

Quantas vezes você já teve que resolver situações ligadas às áreas de marketing, finanças, contabilidade e tantas outras que não são o que você estudou para fazer? O perfil multitarefa, capaz de assumir diversas frentes no negócio, também é uma característica de grandes empreendedores.
Essa vontade de ver algo pronto, de colocar o site no ar, por exemplo, ou finalizar uma pendência burocrática com o plano de saúde é vital no empreendedorismo na saúde ou em qualquer outro nicho de mercado. Como diz o dito popular, “quem espera nunca alcança”.
Por isso, ser incansável e buscar sempre uma solução para os problemas – mesmo aqueles que fujam à sua área de conhecimento – faz grande diferença na gestão da clínica. Além de ser positivo para o negócio, essa característica contamina positivamente as pessoas e serve de exemplo para todos.

O valor das informações

Analisar relatórios gerenciais é tão importante para a saúde do negócio como os resultados de um exame são para a vida de um paciente. Enquanto o número de hemácias pode indicar uma doença, por exemplo, o tempo médio de atendimento pode ilustrar um gargalo na sua clínica.
Esse é outro ponto que médicos e empreendedores têm em comum — e que muitos ainda não perceberam. As informações são um fator crucial tanto no tratamento de um paciente quanto na tomada de decisões de um negócio e, agir sem conhecimento pode gerar prejuízos graves em ambas situações.
Justamente por isso, contar com relatórios gerenciais  detalhados é um importante diferencial. Assim como um laboratório de confiança faz toda diferença para a prática da medicina, um sistema de gestão também possibilita uma melhor compreensão do negócio e embasa uma tomada de decisão consciente.

Decisões de alto risco

Agora que falamos da importância das informações para a tomada de decisão — tanto na medicação de um paciente quanto na gestão da clínica — vamos falar sobre as decisões de alto risco. Escolher caminhos que impactam profundamente a vida das pessoas não é uma tarefa simples.
Provavelmente você já se deparou com situações onde a vida de um paciente (ou a qualidade dela), dependesse de escolher esse ou aquele medicamento — ou procedimento. Da mesma maneira, uma decisão equivocada na gestão do negócio pode gerar prejuízos e fazer com que você tenha que demitir colaboradores.
Dois fatores são comuns aos dois cenários que citamos acima: 1) você tem que tomar alguma decisão e 2) sua escolha impactará na vida de uma ou mais pessoas. Conhecimento e informações precisas são o diferencial entre fazer uma boa e uma má escolha.
Todo médico que já se aventurou no mercado é um empreendedor por natureza. As demandas do dia a dia são um treinamento intensivo e contar com o suporte de um software de gestão pode ser um importante diferencial para que as melhores decisões sejam tomadas.
Assim como em qualquer iniciativa, falhas, erros e problemas acontecerão. A grande questão é o aprendizado que eles deixam! O empreendedorismo na saúde, assim como em qualquer outra área, exige resiliência, planejamento e execução! Portanto, mãos à obra!
Você se identificou com algum dos pontos que citamos ao longo do artigo? Saiba como empreender nas diversas fases da sua carreira!