Quando você decidiu se tornar médico, provavelmente já se imaginou tendo que realizar longos plantões e trabalhar muitas e muitas horas ao dia. Isso provavelmente já aconteceu durante muito tempo ou ainda acontece. Esse esforço intenso gera desconforto, estresse e exaustão, além de colocar em risco a qualidade dos seus atendimentos.
Por essa razão, não surpreende que você procure opções para encontrar uma rotina mais flexível, otimizada e eficiente. Na verdade, esse desejo é compartilhado pela maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, em 2016, sete em cada dez profissionais do país querem horários realmente flexíveis.
Isso vai de encontro com os resultados de outros estudos divulgados este ano. De acordo com dados do o “Work For Me – Trabalho, para Mim – entendendo a demanda dos candidatos por flexibilidade”, efetuado pelo ManpowerGroup, agência multinacional de empregos, horários mais flexíveis de entrada e saída são valorizados por 41% dos brasileiros, enquanto a média global ficou em 26%. Já um levantamento do Spaces, empresa de coworking, revelou que 50% dos respondentes no país afirma que a flexibilidade é fundamental para a escolha de um novo emprego.
Outro bom exemplo é o Google, que há anos carrega o status de empresa dos sonhos. Lá, é permitido que todos os colaboradores passem até 20% do tempo de expediente em projetos pessoais, algo considerado por seus fundadores de extrema importância para resultar comprometimento, criatividade e produtividade ao time.
Você provavelmente está se perguntando: É possível adquirir um mindset similar em um empreendimento médico? Como posso aplicar essa visão de negócios a minha empresa? Uma estratégia já seguida por muitas instituições de saúde é a adoção de um sistema de gestão para clínicas.

Com esse tipo de solução é possível ter um controle eficiente da agenda médica e equilibrar as demandas com a real capacidade de sua equipe. Duvida? Então, veja as principais formas que um sistema de gestão para clínicas:

Sua agenda fica unificada e atualizada

Alguns acreditam que produzir mais em menos tempo é utopia. Tenha a certeza de que não é quando se faz uso da tecnologia aplicada ao seu negócio.
Imagine que todo o tempo que sua equipe leva ao telefone com o intuito de confirmar, remarcar e cancelar consultas, passa a ser utilizado em outras atividades. Isso acontece com a utilização de um sistema de gestão para clínicas. Seus atendimentos se tornam realmente ágeis e seus pacientes são atendidos sem atrasos.

Seu time fica mais satisfeito…

O gerenciamento de pessoas é um dos maiores desafios de instituições de saúde. Qualificação, capacitação, reconhecimento e retenção são temas recorrentes e que sempre devem ser debatidos.
Quando você utiliza um sistema de gestão para clínicas, acaba permitindo que sua equipe seja verdadeiramente independente e não fique tão refém do relógio.
Isso estimula seu time a produzir melhor e permite que você mantenha os melhores talentos atuando no seu empreendimento.

… e você ganha mais tempo

Aposto que você leva horas realizando pagamentos, lidando com convênios ou pensando no fluxo de caixa.
Ao utilizar um sistema de gestão para clínicas, essas tarefas são facilitadas, o que te permite usar maior parte do seu expediente na tomada de decisões, de fato, estratégicas. Saia do operacional!

Sistema de gestão para clínicas e um controle inteligente do seu negócio

Fazer gestão sem dados é mais intuitivo do que assertivo. Desse modo, faz total sentido buscar alternativas a fim de reverter essa situação.
Alguns softwares disponíveis no mercado possuem uma grande oferta de relatórios sobre toda atividade do seu negócio. Movimentações no fluxo de caixa, o que foi glosado ou faturado.
Algumas funcionalidades interessantes são os reports de fidelização, que mostram os médicos com maior índice de retornos, e de primeira consulta, que revela os profissionais que mais trazem novos pacientes.
Já pensou que você pode recompensar os profissionais com os melhores desempenhos a partir dessas métricas com uma rotina realmente flexível, por exemplo? Isso estimula sua equipe a produzir mais e melhor.
Outro destaque é o relatório que mostra quanto tempo cada médico leva em cada consulta, permitindo que você tenha uma visão completa do seu empreendimento.

De casa, da clínica, em qualquer lugar

Existe maior flexibilidade do que trabalhar de onde você desejar? Isso é o que acontece quando um sistema de gestão para clínicas passa a ser utilizado no seu negócio. Se for na nuvem, melhor ainda!
Você passa a ter acesso a todas informações sobre seus atendimentos e pacientes via Internet de qualquer lugar, a qualquer hora, sem precisar instalar programas ou armazenar dados locais. Inclusive, por meio de smartphones e tablets.
Isso permite mais home office, flexibilidade e te deixa a par do que acontece no seu empreendimento a todo momento, até mesmo durante viagens.

Uma escolha consciente

Quando você toma a decisão de colocar um fim na gestão de papel, dá um grande passo em direção ao futuro em busca do crescimento sustentável do seu negócio.
Por meio de um sistema de gestão para clínicas, seus processos operacionais são automatizados, o que resulta em mais tempo a ser utilizado por você, e por sua equipe, em um atendimento qualificado e uma gestão de excelência.
Como você pôde observar, é possível flexibilizar sua rotina, e a do seu time quando a tecnologia entra em cena. Deixe seu comentário e continue lendo nosso blog para conferir mais dicas sobre como flexibilizar sua rotina e deslanchar seus negócios!