É bem provável que você já tenha sido recomendado a contratar um software de gestão para clínicas médicas. E, no momento de buscar uma tecnologia como essa, é comum querer saber se o investimento vale mesmo a pena ou se a ferramenta pode se tornar um gasto sem retorno algum.
De fato, soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes em ambientes profissionais e é preciso conhecê-las, entender suas funções e possibilidades para não acabar indo em busca de ferramentas que não sejam adequadas para o seu negócio.
Para ajudar a sanar suas dúvidas, vamos apresentar neste post as funcionalidades e, mais do que isso, as vantagens financeiras de um sistema automatizado. A partir disso, você vai entender que manter um sistema de gestão manual baseado em planilhas de Excel faz perder tempo e até dinheiro.
Ao final da leitura, você vai saber porque vale a pena contratar um software que tenha sido desenvolvido especialmente para otimizar os processos de gestão em clínicas. Acompanhe!

Otimização de recursos

Em qualquer negócio, tempo é dinheiro. Contratar um software de gestão para clínicas médicas vai fazer com que você demore menos para preencher tabelas e planilhas e atualizar os dados, ainda que esse processo já seja feito por meio de computadores.
Isso acontece porque esses sistemas são fáceis de manusear e são desenvolvidos especialmente para facilitar processos relacionados à realidade das clínicas.
Além disso, os sistemas são integrados e todo o fluxo de caixa fica centralizado em uma só plataforma. Como consequência, fica muito mais fácil comparar informações, conferir dados de entrada e saída e fazer uma análise financeira completa.
Toda essa agilidade e facilidade de gerenciamento de dados tem impacto positivo no processo de tomada de decisões envolvendo as possibilidades de crescimento e lucratividade da clínica.
Por meio do software é possível, por exemplo, encontrar meios de otimizar o tempo dos colaboradores do departamento financeiro em sua rotina diária na clínica. Em suma, o uso do sistema automatizado favorece a produtividade e o gestor pode encontrar diferentes maneiras para aproveitar essa vantagem.

Redução de perdas e custos

Acompanhar toda a movimentação financeira da clínica e registrar esses dados em sistemas tradicionais é trabalhoso e demanda muita atenção e paciência. Porém, gerenciar uma clínica médica é desafiador e, em meio à correria e às cobranças do dia a dia, é comum que falhas ocorram.
A questão é que erros no setor financeiro e administrativo podem ter consequências danosas, causando transtornos e prejuízos e levando à estagnação do empreendimento.
Poder contar com um sistema automatizado e integrado contribui para a redução ou até para a eliminação de falhas nesse processo. Como consequência, o gestor pode fazer uma avaliação mais assertiva e segura da situação financeira e determinar as necessidades e as possibilidades para o crescimento da clínica.
Além disso, é importante lembrar que estão inclusas nos softwares funcionalidades que facilitam o controle financeiro do relacionamento com os convênios parceiros da instituição.
Essa é uma relação que, apesar de muito válida e interessante para as partes envolvidas na rotina de uma clínica médica, pode gerar muita dor de cabeça para os gestores.
Conferir a cobertura de procedimentos, valores aplicados e pagamentos feitos é trabalhoso. O sistema, porém, facilita e simplifica todo esse processo e a consequência é uma diminuição de até 70% no número de glosas médicas!
É válido mencionar, também, que o software possibilita uma gestão inteligente da agenda da clínica. Uma funcionalidade que torna mais simples e eficaz o processo de agendamento, confirmação e remarcação de consultas.
A praticidade dessa agenda otimizada favorece a redução de abstenções que tendem a acontecer por esquecimento ou dificuldade de encontrar horários interessantes para as partes envolvidas.
Além disso, a facilidade de organização de horários por meio do sistema permite que se faça uma análise que direcione para o melhor aproveitamento do tempo, sendo possível à clínica aumentar o número de atendimentos e de pacientes, mantendo a qualidade do atendimento.

Otimização da gestão de desempenho

Fazer uma gestão de desempenho empresarial eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Essa gestão nada mais é do que o acompanhamento dos resultados obtidos pela clínica e tem por objetivo verificar e garantir se seus objetivos estão sendo alcançados ou não.
E, como haveria de ser, a avaliação do desempenho financeiro do empreendimento também faz parte desse processo. E isso só é possível se a clínica contar com um bom sistema para monitoramento e controle do já mencionado fluxo de caixa.
Vale lembrar que a gestão financeira não inclui apenas valores mais expressivos, como o pagamento de colaboradores ou o recebimento por consultas ou exames. A compra ou aluguel de equipamentos entra na conta, bem como gastos mais simples, como a compra de copos plásticos, de ingredientes para o cafezinho e outros.

Você deve contratar um software de gestão para clínicas médicas

Em resumo, entre despesas e receitas fixas e variáveis, há muitos detalhes que precisam ser registrados para que o fechamento mensal seja realmente condizente com a realidade da clínica.
E, como visto, contratar um software de gestão para clínicas médicas reduz falhas diversas durante o processo de gerenciamento, facilita a análise e comparação de dados financeiros e contribui para a otimização de tempo e outros recursos.
Esse é o caminho para a realização de uma boa gestão de desempenho, capaz de indicar possibilidades extra de redução de custos, realocação de recursos ou de investimentos. Ações necessárias para a viabilidade, crescimento sustentável e sucesso da clínica.
O post ajudou a entender porque contratar um software de gestão para clínicas médicas é um bom investimento? Compartilhe essas dicas nas redes sociais!
como as tecnologias ajudam a reduzir custos