Algumas vezes, durante rodas de conversa entre seus colegas, você provavelmente já ouviu muitas opiniões e comentários sobre software de gestão médica. Alguns compartilham experiências bastante positivas, enquanto outros não se adequaram bem a mudança.
Apesar disso, você já percebeu que não dá mais para ficar no passado. O mundo já é digital e, muitos de seus concorrentes já oferecem um serviço de excelência utilizando diferentes recursos tecnológicos.
Desse modo, você não pode ficar para trás. Entretanto, é óbvio que fazer uso de um software de gestão é um passo importante. E, por isso, é necessário conhecer bem todos os prós e contras que esse serviço pode trazer a rotina do seu negócio.
Uma forma de não cometer erros é saber as principais reclamações que os profissionais da saúde tem em relação aos sistemas do gênero. Por isso, separamos os aspectos mais problemáticos de algumas soluções do mercado. Na hora da escolha, não se esqueça: Fuja das empresas que ofereçam produtos deste tipo!

Complexo e pouco intuitivo

Não tem nada mais frustrante do que não conseguir utilizar determinada tecnologia, não é mesmo? Sempre leve em conta que um software de gestão médica deve facilitar sua vida e não fazer o contrário. E muitos desenvolvedores pecam exatamente neste aspecto. Alguns oferecem sistemas robustos, porém nada lógicos.
Páginas que não se interligam, relatórios nada inteligentes e funcionalidades que não agregam muito a empreendimentos médicos fazem parte de algumas reclamações.
Procure opções que sejam intuitivas e de fácil utilização. O produto deve agilizar diversos processos e tarefas cotidianas de forma segura e sigilosa, do prontuário eletrônico ao controle financeiro.

Telas poluídas e cheias de informações desnecessárias

Às vezes, menos é mais. Alguns sistemas ofertados no mercado contam com uma série de telas repletas de botões, dados e detalhes supérfluos, criados apenas para dar um aspecto complexo ao software de gestão. Não caia nessa!
Lembre-se de que o serviço precisa ser funcional, tornando o trabalho da sua equipe mais otimizado e assertivo. Antes de fechar com alguma empresa, procure entender como cada funcionalidade oferecida – e paga por você – pode agregar ao seu negócio.
Software-de-gestão-as-maiores-reclamações-de-profissionais

Falta de suporte personalizado

É óbvio que ao contratar um software de gestão, inicialmente, uma série de dúvidas vão surgir. É completamente natural, já que a utilização do produto é novidade para você. Por isso, é imprescindível contratar uma empresa que ofereça um atendimento de excelência.
Procure uma equipe competente para resolução de problemas e solução de dúvidas. Também é importante dar prioridade aquelas claramente dispostas a oferecer demonstrações e treinamentos ao seu time.

Software de gestão médica sem possibilidade de personalização

Cada empreendimento médico possui suas regras e peculiaridades. Clínicas que oferecem atendimento exclusivo a determinada especialidade também possuem um funcionamento diferenciado.
Desse modo, se pergunte sempre: “esse sistema tem como atender às minhas necessidades?”. Algumas opções no mercado já contam com módulos específicos, como de oftalmologia, infusão ou pediatria.
Apesar disso, sempre leve em conta a necessidade de uma possível personalização. Em alguns casos, um simples detalhe do software de gestão pode facilitar imensamente a sua rotina e da sua equipe. Assim, só feche com uma empresa que ofereça essa possibilidade!

Pouca ou nenhuma integração entre as ferramentas

Novamente, o papel de um software de gestão médica é o de facilitar sua vida. Uma das funcionalidades mais atraentes desse tipo de sistema é a integração com ferramentas e parceiros.
Não adianta escolher aquela opção com o preço camarada e o layout bacana, sendo que você não consegue realizar toda a gestão de sua clínica, do clínico ao financeiro.
Outro ponto importante é conhecer os parceiros da solução que você pretende contratar. Além de ser uma forma de assegurar da confiabilidade da marca, facilita o seu trabalho.
Quando o software é de ponta, você consegue enviar documentos, como prescrições e resultados/pedidos de exames em poucos cliques, o que garante mais eficiência no atendimento.

Agenda desorganizada e visualmente complexa

A recepção é a porta de entrada para seu negócio. Por isso, toda a administração do setor deve ser prática e inteligente. Com um software de gestão, sua equipe consegue atuar de modo eficiente, aumentando o fluxo de pacientes na sua clínica e acabando com atrasos e outros inconvenientes.
Uma ferramenta bastante interessante de algumas soluções disponíveis no mercado é o envio de alerta por SMS e e-mail para sua base de clientes sobre consultas e procedimentos. O que diminui o número de ausências e esquecimentos, aumentando consideravelmente seu faturamento.

Ausência de funcionalidades que auxiliem a gestão estratégica do consultório

Talvez esse seja a maior reclamação de profissionais da saúde sobre um software de gestão.
Quando você contrata um sistema, obviamente, espera verdadeira transformação em sua clínica. Infelizmente, algumas opções pecam pela falta de features que realmente revolucionam a administração do seu negócio.
As melhores soluções oferecem uma boa gama de relatórios, possibilitando uma visão verdadeiramente ampla do seu empreendimento. Isso te possibilita tomar decisões acertadas e realmente embasadas em fatos concretos.
Outro destaque é a facilidade no relacionamento com diferentes convênios. O que desafoga sua equipe, que pode destinar seu expediente em atividades menos operacionais e mais estratégicas.

Vou escolher um, e agora?

Fazer uso de um novo sistema é coisa séria. Por isso, antes de decidir, sempre tenha em mente o tipo de software de gestão realmente apropriado ao seu negócio, conheça a reputação do desenvolvedor e pense nesse compromisso a longo prazo.
Não se esqueça de nos contar a opção que fez mais sentido para sua clínica na caixa de comentários!
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