Você acredita que chegou o momento de ampliar a sua clínica médica, mas não sabe o que fazer para que isso aconteça? Mais do que em um desejo, qualquer ação relacionada ao futuro do seu negócio precisa estar baseada em informações sólidas para embasar uma decisão segura.
É por essa razão que você precisa apostar na realização de um trabalho qualificado de gestão da clínica médica. Assim, você será capaz de coletar informações importantes para saber se seus objetivos condizem com a realidade de seu negócio e, então, saber quais ações implementar visando à evolução de seu negócio. Continue a leitura do post e saiba mais!

Defina os seus objetivos: como você quer fazer sua clínica crescer?

Ter clareza na definição dos seus objetivos é o primeiro passo para entender quais ações devem ser implementadas para a ampliação de sua clínica médica.
Isso porque, não é possível embasar o processo de tomada de decisões num desejo genérico e vago de “quero ver minha clínica crescer”. É preciso definir como você quer que isso aconteça.
Deve-se entender, por exemplo, que aumentar o número de pacientes nem sempre significa aumentar a capacidade de atendimento da clínica. Uma boa análise pode indicar que uma clínica está operando aquém de suas capacidades e, portanto, para evoluir, precisa melhorar a qualidade do seu atendimento.
Tendo isso em mente, fica mais fácil entender porque é preciso definir objetivos mais específicos para, então, chegar à medidas que sejam adequadas. Nesse processo, é interessante responder a algumas questões como: quais as suas pretensões de crescimento? Como você deseja ampliar a cartela de pacientes, aumentando a produtividade dos colaboradores ou contratando mais colaboradores?
É válido saber, ainda, que a definição desses objetivos é algo muito característico de cada clínica e de seus gestores. Portanto, esteja ciente de que você pode e deve encontrar outras questões a serem respondidas. O exercício serve de base para que você siga para as próximas etapas, até a implementação de ações que levem à evolução de seu negócio.

Conheça sua realidade: saiba quais as possibilidades de crescimento de sua clínica

Uma vez definidos os seus objetivos, você precisa se certificar de que eles são condizentes com a realidade de sua clínica. E é nesse momento que a realização de um bom trabalho de gestão da clínica médica aparece como aliado.
Para planejar a ampliação de seu negócio, você precisa fazer um diagnóstico de sua situação global. E isso inclui avaliar suas rotinas operacionais, a situação financeira e a capacidade administrativa.
O resultado não vai ser tão positivo, por exemplo, se você tiver espaço para abrir mais consultórios, mas não contar com um atendimento eficiente o bastante para que sua clínica seja capaz de atender um volume maior de pacientes, pagar as novas despesas e gerar lucro.
Por isso, é importante responder questões como: minha clínica está operando em sua capacidade máxima? As rotinas adotadas favorecem a produtividade dos meus colaboradores? Tenho espaço para ampliar a clínica? A clínica movimenta dinheiro suficiente para bancar ações de ampliação?
Somente comparando objetivos e realidade você vai ser capaz de definir e implementar ações que sejam possíveis e que gerem resultados reais para a sua clínica médica.

Qualificação na gestão da clínica médica: a chave para a evolução do seu negócio

Ao longo do post, você recebeu alguns exemplos que podem direcionar o trabalho a ser desenvolvido visando o crescimento de sua clínica médica. E, como você pode perceber, há uma série de fatores a serem considerados antes de se chegar às ações de ampliação.
Fica claro que realizar uma gestão qualificada faz toda a diferença nesse processo, não só para definir tais ações, mas para encontrar meios de garantir que elas sejam realizadas com sucesso.
Nenhum negócio evolui com base em fórmulas prontas ou baseado em dados de concorrentes. Por isso, é necessário fazer a coleta e a análise de dados relevantes da sua clínica e, então, tomá-los como base para toda e qualquer ação. Em suma, é preciso qualificação na gestão e a tecnologia pode te ajudar.

Utilize um sistema de gestão médica: colha dados mais precisos e alcance melhores resultados

Para coletar dados com mais facilidade e precisão, vale a pena contar com um sistema de gestão da clínica médica.
Essa tecnologia pode ser benéfica em diferentes etapas, desde criar embasamento para o processo de tomada de decisões até garantir que as ações implementadas tenham o resultado ideal ou, se necessário, que sejam reajustadas em tempo hábil.
As funcionalidades de um sistema desse tipo sistema vão desde o agendamento até a gestão financeira. Assim, é possível coletar dados como capacidade e rotatividade da clínica, a produtividade dos colaboradores, o fluxo de caixa e as possibilidades de crescimento financeiro.
Em outras palavras, fica bem mais fácil coletar as informações necessárias para realizar o diagnóstico da clínica e alinhar seus objetivos às suas possibilidades.
Mais do que isso, a própria adoção do sistema de gestão médica pode aparecer como uma das ações para a ampliação da clínica. Isso porque, graças ao seu papel em automatizar processos burocráticos, essa tecnologia permite que uma clínica otimize suas rotinas, se tornando mais eficiente e aumentando sua capacidade de atendimento.
Por fim, é interessante lembrar que a utilização dessa tecnologia te permite coletar dados continuamente, gerando relatórios para a realização de análises valiosas para o negócio. Assim, você pode sempre atestar a validade das ações implementadas  em sua clínica e comparar dados para pautar ajustes ou, ainda, para direcionar novas ações de crescimento.
Gostou do post? Conheça práticas para otimizar o atendimento e conseguir mais pacientes para a sua clínica médica!