Para aumentar a força e o crescimento muscular além do limite natural do seu corpo, algumas pessoas recorrem a substâncias como os esteróides anabolizantes.
Anabólico refere-se à promoção do crescimento, enquanto androgênico refere-se ao desenvolvimento de características sexuais masculinas.
Embora as capacidades de construção muscular dos esteróides sejam bem documentadas, elas apresentam vários efeitos colaterais potenciais.
Este conteúdo analisa os esteróides anabolizantes e androgênicos, incluindo seus usos, efeitos colaterais, perigos e status legal.

O que são os esteróides anabolizantes

Os esteróides anabolizantes-androgênicos (EAAS) são uma forma sintética da testosterona, que é definido como principal hormônio sexual masculino.
Estas substâncias têm efeito sob diversas e diferentes partes do corpo, como:  

  • Músculos; 
  • Folículos capilares; 
  • Ossos; 
  • Fígado; 
  • Rins; 
  • Sistema nervoso central; 
  • Sistema reprodutivo.

Os seres humanos produzem naturalmente a testosterona. Nos homens, os níveis do hormônio aumentam durante o início da puberdade para promover o desenvolvimento de características sexuais masculinas, como o crescimento de pelos corporais, o desenvolvimento de uma voz mais profunda, aumento da libido e aumento da estatura e massa muscular.
Embora tradicionalmente seja pensado como um hormônio prioritariamente masculino, as mulheres também produzem a testosterona, no entanto, em quantidades muito menores se comparado aos homens. O hormônio tem diversas funcionalidades para as mulheres, contudo, suas principais funcionalidades são desenvolver densidade aos ossos e manter a libido saudável.
Os níveis normais de testosterona variam de 300 ng/dL a 1.000 ng/dL para homens e 15 ng/dL a 70 ng/dL para mulheres. Tomar esteróides aumenta os níveis desse hormônio, o que causa efeitos como aumento da massa muscular e força.

Principais usos dos anabolizantes e seus potenciais benefícios 

Quando você pensa em substâncias anabolizantes, a primeira coisa que deve vir a sua mente é sobre seu uso combinado com musculação, a fim de promover o ganho de massa muscular. Embora essa seja uma utilização comum, os EAAS são usados ​​para diversas outras finalidades.
Os principais benefícios potenciais associados aos esteróides anabolizantes são:

  • Aumentar o tecido muscular devido à síntese proteica aprimorada;
  • Reduzir o percentual de gordura corporal;
  • Aumentar a força e potência muscular;
  • Desenvolver uma recuperação mais aprimorada em relação ao esforço físico e lesões;
  • Melhorar a densidade mineral óssea;
  • Melhor com a resistência muscular;
  • Aumentar a produção de glóbulos vermelhos.

Os efeitos potenciais citados acima podem beneficiar vários grupos de pessoas, mas seja cauteloso! Você só deve fazer uso deste hormônio sintetizado em laboratório, apenas sob recomendação médica profissional e especializada.

Atletas que procuram melhorar a velocidade e a potência

No mundo dos esportes, os atletas estão constantemente procurando maneiras de obter vantagem sobre outros competidores.
Enquanto exercícios avançados de força e condicionamento, além de nutrição, percorrem um longo caminho nesse sentido, alguns atletas dão um passo adiante ao tomar medicamentos para melhorar com o seu desempenho.
Os EAAS são uma das principais substâncias utilizadas por atletas que visam melhorar seu desempenho de maneira mais rápida. De acordo com diversos estudos já realizados, os EAAS aumentam com a massa muscular corporal, o que faz com que haja aumento da velocidade e da potência da pessoa que se utilizou da substância.
Atletas que usam estes esteróides podem experimentar ganhos de força entre 5 a 20% e ganhos de peso de 2 a 5 kg, o que pode ser devido a um aumento na massa corporal magra.
Em esportes competitivos, a dosagem de esteróides tende a ser bastante conservadora para evitar a detecção em exames de antidoping. A massa muscular não é a principal preocupação neste caso, mas sim em relação com a recuperação do atleta e o aumento de sua potência.
Embora a maioria das federações esportivas proíba a utilização dos anabolizantes, alguns atletas sentem que o risco de ser pego em um exame de anti-doping vale a pena devido aos benefícios que a substância trás ao seu desempenho.

Atletas de força que buscam aumentar a massa muscular e a força

Quando se trata de esportes que envolvem força, incluindo musculação, levantamento de peso e levantamento de peso olímpico, os esteróides anabolizantes são amplamente utilizados visando aumentar a massa muscular, a força e a produção de energia. Nestes esportes, força muscular, tamanho e potência estão diretamente relacionados ao desempenho geral.
Embora o objetivo do fisiculturismo seja ganhar o máximo de massa muscular em uma determinada categoria, a força e o tamanho do músculo estão intimamente relacionados, embora outros fatores também estejam presentes nos critérios de avaliação.
A administração de EAAS nestes esportes tende a ser mais liberal, pois muitas federações não realizam testagem e/ou controle dessas e de outras substâncias. Vale destacar, que embora efeitos mais potentes possam ser vistos em doses mais altas, o risco de efeitos colaterais se desenvolverem aumenta proporcionalmente de acordo com a dosagem .
Muitos usuários desta categoria de esportes também se utilizam de uma estratégia chamada “empilhamento”, que é basicamente uma gíria que diz respeito a misturar vários tipos de esteróides. Alguns atletas também incluem outros hormônios sintéticos, como hormônio do crescimento e a insulina.

Pessoas com doenças de perda muscular

Várias condições podem levar à perda muscular, incluindo a AIDS, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o câncer e também as doenças renais e hepáticas. Embora não seja tão comum, o EAAS pode ser usado nestes grupos para ajudar a preservar a massa muscular corporal.
A perda de massa muscular está intimamente ligada à mortalidade para as doenças citadas anteriormente. Sua prevenção pode melhorar com os resultados terapêuticos e prolongar a vida útil dos pacientes que sofrem com essas complicações.
Embora o uso de EAAS não seja o único método para preservar a massa muscular, ele pode beneficiar estes grupos. Ainda assim, potenciais efeitos colaterais devem ser levados em consideração antes de iniciar sua administração.

Possíveis efeitos colaterais 

Apesar de seus benefícios potenciais, os anabolizantes podem desenvolver ao usuário vários efeitos colaterais possíveis, cuja gravidade varia de acordo com a extensão e dosagem em que se usa essas substâncias.
A genética individual também afeta a forma como uma pessoa responde as substâncias esteróides.
A proporção anabólica/androgênica varia entre os diferentes tipos de substâncias esteróides, que também podem afetar as reações adversas. “Anabólico” refere-se às propriedades de crescimento muscular, enquanto “androgênico” refere-se à promoção de características sexuais masculinas.
Os principais efeitos colaterais associados ao uso de anabolizantes são os seguintes:

  • Aumenta com risco de desenvolver doenças cardíacas: esteróides usados em combinação com exercício físico pode aumentar o tamanho do ventrículo esquerdo do seu coração, bem como a pressão sanguínea. Isso pode aumentar com o risco de desenvolver uma doença cardíaca e ter uma morte relacionada a essa complicação;
  • Pode aumentar o comportamento agressivo: segundo pesquisas, o uso de esteróides foi associado ao aumento da agressão e impulsividade em adolescentes e adultos do sexo masculino;
  • Pode afetar a imagem corporal: o uso e a dependência do EAA são classificados como um distúrbio de imagem corporal no manual de diagnóstico de transtornos mentais;
  • Pode causar danos ao fígado: os EAAs, especificamente aqueles tomados por via oral, aumentam com o risco de desenvolver disfunção hepática;
  • Pode causar ginecomastia: definido como tecido mamário masculino inchado, causado por um desequilíbrio hormonal, a ginecomastia pode ocorrer quando um homem para de utilizar o EAAS;
  • Diminuição da produção de testosterona: o uso de esteróides está associado ao hipogonadismo, caracterizado pelo encolhimento e diminuição da função dos testículos;
  • Pode causar infertilidade: devido ao seu potencial para diminuir a produção de esperma, o uso de esteróides pode causar infertilidade;
  • Pode causar calvície masculina: os efeitos androgênicos do EAAS podem causar ou piorar a calvície masculina. Esse efeito pode variar dependendo do medicamento específico que for/foi utilizado.

Efeitos colaterais para as mulheres

Embora os efeitos colaterais acima possam ocorrer em homens e mulheres, as mulheres devem estar cientes de outros efeitos colaterais que podem ocorrer, que incluem:

  • “Engrossamento” da voz;
  • Alterações faciais e crescimento dos pelos corporais;
  • Crescimento do clitóris;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Diminuição do tamanho das mamas
  • Infertilidade.