Se você é um médico, gestor ou proprietário de clínica e está pensando em adquirir um sistema de gestão ao seu negócio em saúde, parabéns! A escolha que você está fazendo é muito importante e será fundamental para trazer mais eficiência e qualidade ao trabalho de sua equipe. Mas, a escolha de seu sistema médico pode ser algo difícil, ainda mais considerando-se o número de opções presentes no mercado e suas diferentes propostas.
Por mais que investir em um sistema de gestão médica, por si só, seja uma ótima escolha para sua clínica, é uma decisão mais importante ainda saber qual sistema você deve contratar. Por isso, fique atento a este texto que traz algumas características importantes e  te ajuda nessa complexa decisão.  

Missão e histórico da empresa contratada

Você costuma pesquisar o histórico e os valores da empresa que você contrata?
Conhece seus processos e objetivos? Considera a missão e a ética da companhia no momento de fazer a contratação? Se você não leva esses fatores em conta, recomendamos passar a fazê-lo. Mas por que? Bondade?
Não, embora isso também seja importante. Mas escolher uma empresa íntegra e ética é uma das formas de garantir apoio incondicional, transparência em processos, negociações justas e honestas com a sua clínica.
Além disso, se a empresa que você contrata destaca em seus valores um verdadeiro interesse por melhorar as condições de saúde no país, você pode confiar. Isso significa a busca por constante evolução e melhores serviços para sua clínica crescer junto constantemente.

Qualidades e funcionalidades do sistema de gestão

Os valores da empresa são importantes, mas o que vale mesmo é o produto adquirido por sua empresa. Para isso, conheça muito bem o sistema de gestão oferecido à sua clínica. Veja o que ele pode trazer de vantagens e benefícios, avalie custos, experimente por sua própria conta, converse com consultores e negocie.
Busque conhecer todas as ferramentas e tomar conhecimento de suas funcionalidades. Normalmente, as funções que a clínica médica mais utiliza são o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e a agenda de procedimentos, mas os sistemas de gestão para clínicas de hoje em dia têm muito mais recursos a oferecer ao seu estabelecimento.
Busque conhecer funcionalidades além do trivial. Conheça também ferramentas administrativas e financeiras que irão fazer a diferença na gestão de sua clínica, ou até mesmo funções mais singelas, as quais também podem facilitar processos, como o comunicador interno, painel de senhas, controle de estoques ou localizadores de agenda.

Segurança e integridade das informações

Além de funcionalidades úteis e eficientes, lembre-se que sua clínica lida com informações de extrema importância e, acima de qualquer coisa, a sua clínica lida com pessoas. E é por isso que a segurança das informações de seus pacientes é algo o qual a sua clínica não pode abrir mão em hipótese alguma.
Por isso, é importante que as informações dos prontuários de seu paciente, sigilosas, precisam ficar em níveis de segurança invioláveis. Para isso, utilize um sistema de gestão que conte com segurança certificada por órgãos especializados de relevância nacional como a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Desta maneira, você pode confiar em seu sistema de gestão médica e ter certeza de não ter qualquer tipo de problema com malwares que podem roubar as informações de seus pacientes para fins criminosos. Lembre-se também: a certificação permite à sua clínica armazenar as informações de seus pacientes em meios eletrônicos, poupando-a da necessidade de imprimir e guardar quilos de papel por 20 anos.

Possibilidade de integração e acesso remoto

O mais indicado para a sua clínica é que ela utilize um sistema de gestão cuja hospedagem seja feita inteiramente na nuvem. Com isso, a sua clínica pode contar com a estabilidade e a segurança de data centers de alta qualidade e confiabilidade. Além disso, sua clínica economiza o espaço de armazenamento de computadores, que não irão ser prejudicados por guardar grandes volumes de informação.
O armazenamento em nuvem permite aos profissionais de sua clínica ter acesso a todas as informações do sistema de gestão de qualquer lugar com acesso à internet e utilizando qualquer dispositivo, seja computador, tablet ou smartphone, pois o sistema de gerenciamento de clínicas pode se adaptar a todos os tamanhos de tela.

Usabilidade do sistema para a equipe

Mas de nada adianta o sistema de gestão de sua clínica ter boas funcionalidades, possuir toda a redundância e a segurança necessária para operar com estabilidades, mas ser complexo de utilizar. Além de contar com todas as funções indispensáveis de um bom sistema, é importante também ter um design agradável e um layout que seja amigável ao usuário.
Tudo isso significa aplicar uma interface eficiente para a sua equipe. Fazer mais com menos cliques e colocar na tela apenas o necessário, mas sem deixar faltar informações. Afinal, lembre-se: todos os profissionais da clínica irão utilizar o sistema – da secretária ao proprietário. É importante garantir o acesso e o domínio das ferramentas do sistema a todos, por isso, tenha a certeza de permitir à sua equipe fazer os treinamentos oferecidos.
Após analisar todas estas características, você certamente estará pronto para escolher o sistema de gestão médica ideal à sua clínica. Se você achou este texto útil, comente e permaneça em nosso blog!