Você provavelmente já leu muitas vezes sobre cloud computing, mas já está claro como essa tecnologia pode impactar sua rotina clínica e administrativa? Antes de tudo, é importante destacar o quanto essa tecnologia é relevante. Segundo o estudo anual “Mercado Brasileiro de Software – Panoramas e Tendências”, realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com a IDC (International Data Corporation), o mercado de computação em nuvem no Brasil cresceu 47,4% em 2016. Os investimentos na área subiram de US$ 506 milhões para US$ 746 milhões em apenas 12 meses!
Imagine a situação. Você ainda realiza sua gestão no papel e um de seus colegas se gabou recentemente sobre um novo sistema de gestão contratado por ele com um tipo de infraestrutura conhecido como SaaS. Mas, o que isso quer dizer? Quais as principais diferenças entre as opções disponíveis no mercado? E, afinal, de que formas esse tipo de serviço pode melhorar os processos de sua clínica?
Nesse artigo, mostramos as principais vantagens do software de gestão em nuvem e como essa tecnologia impactará seu negócio de maneira definitiva. Após a leitura desse texto, tenha uma certeza. Gestão no papel, nunca mais!

O que é o cloud computing?

O conceito de computação em nuvem diz respeito ao uso da memória e a capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados pela Internet.
Esse armazenamento é realizado em serviços que podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, acabando com a necessidade de instalar programas ou gravar de dados. O acesso a todo programa, serviço e arquivo é totalmente remoto.
Você provavelmente já perdeu muito tempo realizando downloads de programas manualmente ou realizando intermináveis backups. Por isso, é óbvio o quanto a computação em nuvem revolucionou a maneira como empresas e pessoas consomem tecnologia.
Outro destaque do serviço é que a nuvem é efetivamente infinita em tamanho. Assim, acaba a preocupação em ficar sem capacidade!

Quais são os tipos de infraestrutura da computação em nuvem?

Existem três modelos principais de cloud computing:

Infraestrutura como um serviço (IaaS)

Conta com os componentes básicos da TI em nuvem e, normalmente, oferece acesso a recursos de redes e computadores, além do espaço para armazenar dados. É semelhante aos recursos com que desenvolvedores trabalham atualmente. Mais indicado em empresas que contam com um time especializado na área de tecnologia.

Plataforma como um serviço (PaaS)

Nesse modelo, seu negócio não precisa gerenciar a infraestrutura subjacente, como sistemas e hardwares, o que permite maior tempo para concentração na implantação e gerenciamento de aplicações. Mas, ainda não é a opção mais atraente em clínicas e hospitais.

Software como um serviço (SaaS)

Essa aplicação é a que faz mais sentido ao seu empreendimento médico! Esse software oferece um serviço completo, executado e gerenciado por um provedor de serviços. Assim, não é preciso entender ou pensar sobre de que maneira o serviço é mantido ou como a infraestrutura é gerenciada. É só utilizá-lo!

Quais as vantagens de quem utiliza um software de gestão em nuvem?

De acordo com um estudo publicado pela SolarWinds esse ano, 95% das empresas já utilizam a nuvem a fim de assegurar sua infraestrutura e aplicações críticas. O que você está esperando para fazer o mesmo?
Se você conhece alguém que faz uso de um software de gestão em nuvem provavelmente sabe que a pessoa não pretende voltar a realizar sua gestão no papel ou por um sistema local. E muitos são os motivos dessa decisão!

Você ganha mobilidade

Na era digital, não podemos ficar restritos a sistemas físicos. Agora não é preciso mais comprar um disco para ouvir música ou comprar uma cópia a fim de assistir um filme. Por que não utilizar a mesma mentalidade quando você contrata uma solução de gestão médica ao seu negócio?
Quando você aposta em um software de gestão em nuvem, é possível acessar todas as informações de seus pacientes a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo, por meio da Internet.
Isso significa que acabaram os dias de ficar preso no escritório a fim de verificar aquele relatório ou de sair mais cedo de casa para conferir um prontuário antes de uma consulta. Outra opção atraente é sempre se manter conectado com o que acontece no seu negócio, inclusive durante viagens.

Tenha mais segurança (e acabe com os backups)

Ao utilizar um sistema local, se prepare para realizar atualizações manuais e nunca ter a certeza da total preservação de seus dados e dos seus pacientes. Em contrapartida, um software de gestão em nuvem conta com recuperação automática de arquivos, acabando com a possibilidade de perdas acidentais. Como todas as cópias são automatizadas e realizadas diariamente, você não precisa se preocupar. Suas informações estarão sempre protegidas!
A verdade é que é muito mais seguro investir em um software de gestão em nuvem do que insistir na gestão manual ou, até mesmo, em um sistema local. Adote esse mindset!  

Maior flexibilidade

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, no ano passado, sete em cada dez profissionais do país desejavam horários realmente flexíveis. Como adquirir esse raciocínio em um empreendimento médico? Simples! Aposte em um software de gestão em nuvem.
Quando você utiliza uma solução do tipo, consegue administrar sua agenda de forma realmente inteligente e passa a controlar o fluxo de pessoas em sua clínica. Também é possível realizar muitas tarefas em casa ou durante viagens, o que permite que sua rotina seja realmente flexível.
Entendeu as vantagens que um software de gestão em nuvem traz ao seu negócio? Continue acompanhando nosso blog e conheça as melhores práticas para aplicar em sua clínica!
como as tecnologias ajudam a reduzir custos