As glosas são uma das principais fontes de prejuízos para os médicos, e evitá-las fica muito mais fácil se você usa um sistema de gestão que, através da tecnologia em saúde, faz os procedimentos corretos para não permitir a glosa de atendimentos.
Trabalhar com planos de saúde costuma ser um bom negócio para os médicos. Afinal, eles possuem milhões de pacientes e estar presente em seus catálogos de prestadores é uma ótima oportunidade para se fazer clientes novos. Entretanto, lidar com as operadoras de planos de saúde nem sempre (quase nunca, na verdade) é uma tarefa fácil, e que pode sair bem cara.

O que são glosas?

Os médicos e clínicas que atuam prestando serviços para planos de saúde já devem estar muito bem familiarizados com este termo, mas não custa ressaltar. O conceito da palavra glosa está relacionado a uma reclamação, mas na prática do mundo médico, ela acontece quando a operadora do plano de saúde se recusa a pagar por determinados procedimentos realizados pelos médicos.
Quando isso acontece, ou o médico sai no prejuízo, ou ele recorre da glosa e pode, ou não, ter o pagamento de seu procedimento realizado após longos dias. De qualquer forma, uma glosa é sempre prejudicial para o médico. Alguns procedimentos são muito mal remunerados pelos planos de saúde, mas ainda assim, o impacto financeiro das glosas costuma ser sentido de maneira intensa, principalmente porque as operadoras de planos de saúde glosam muito!
Quando ainda não havia tecnologia em saúde suficiente, sempre que o prestador de serviço realizava um procedimento, ele tinha que preencher uma guia com o detalhamento completo de tudo o que foi realizado com o paciente, incluindo os materiais utilizados.
O preenchimento era feito em papel e cada operadora de plano de saúde tinha o seu modelo de guia de solicitação de pagamento. Assim, as secretárias tinham a função de preencher estas dezenas ou até centenas de guias de empresas diferentes. Resultado: se houvesse qualquer confusão ou “errinho” no preenchimento da guia, pronto! Aquela guia certamente vai glosar.
Mesmo que a glosa fosse causada por um erro de preenchimento da secretária, não era justo colocar toda a culpa nela, afinal, imagine a dificuldade de realizar este preenchimento manualmente várias vezes por dia. Para solucionar parte deste problema, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, desenvolveu a Troca de Informações da Saúde Suplementar, a TISS.
Com ela, todas as guias para trocas eletrônicas de informações entre beneficiários, prestadores e operadoras passou a ser padronizada, mas ainda assim as empresas ainda glosam lotes inteiros de guias alegando erros. É nesses momentos que a sua clínica precisa de um software de gestão que foi planejado para priorizar o correto preenchimento da informações das guias, o envio adequado dos lotes às operadoras e até mesmo para se recorrer quando a glosa acontece.
o uso de tecnologia em saude para diminuir glosas

Como a tecnologia em saúde pode prevenir as glosas?

Utilizando um sistema de gestão para sua clínica, é possível reduzir consideravelmente a quantidade de glosas do seu negócio. Afinal, as operadoras já pagam mal pelos procedimentos, então fazer com que elas, pelo menos, paguem de verdade.
No caso de glosas administrativas causadas por imprecisões ou equívocos no preenchimento de guias por parte dos profissionais da clínica, um software de gestão pode ajudar ao atualizar em tempo real as guias das operadoras e possuir sincronização padronizada com correção de eventuais erros de acordo com a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).
Em relação às glosas técnicas, um sistema de gestão com módulos especializados irá garantir o registro correto dos medicamentos e procedimentos, com a checagem adequada, horários e datas sincronizadas, descrição completa de procedimentos, prescrição padronizada, e outros detalhes que, sem o auxílio de um programa de gestão médica, podem passar despercebidos pelos profissionais e gerar glosas que vão fazer falta no orçamento do fim do mês.
Afinal, você presta os seus serviços com qualidade e excelência no atendimento. Nada mais justo que sua clínica receba os honorários corretamente e exatamente de acordo com os procedimentos e materiais realizados. Não deixe com que as operadoras glosem o seu faturamento e utilize um sistema de gestão em nuvem também como uma forma de proteger sua clínica deste tipo de prejuízo.

Controle seus custos para ter melhor rendimento

O sucesso de uma clínica médica passa necessariamente por uma gestão de recursos financeiros e materiais que seja competente. Por isso, por menores que sejam, todos os gastos de sua clínica precisam ser colocados na ponta do lápis. É por isso que um sistema de tecnologia em saúde pode fazer a diferença para deixar o seu negócio muito mais rentável.
Isso pode ser aplicado, por exemplo, no rateio dos pagamentos e recebimentos dos profissionais de sua clínica, no fluxo de caixa com registro completo de entradas e saídas, no controle de estoque, que permitirá visualizar e prever quando será necessário realizar a compra de mais materiais, dentre outras funcionalidades que sua clínica só poderá experimentar se utilizar um sistema de gestão em nuvem de qualidade que priorize a tecnologia em saúde.
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como as tecnologias ajudam a reduzir custos