Então você decidiu empreender na área da saúde e abriu uma clínica. Provavelmente teve algum mentor, conversou com alguns profissionais do setor e pesquisou bastante a fim de tirar as principais dúvidas sobre o mercado. Ao começar seu atendimento, pensou em dar prioridade para as consultas particulares, já que são consideravelmente mais simples de serem gerenciadas. Entretanto, ficou claro que essa estratégia não é a mais eficiente.
Já parou para pensar que seu faturamento pode aumentar consideravelmente quando você passa a atender um plano de saúde? Dessa forma, sua clínica fica realmente competitiva no mercado e o número de atendimentos cresce. Assim, é possível investir dinheiro em novas contratações, mais espaço ou na contratação de ferramentas verdadeiramente inteligentes.
Quando você trabalha com um convênio médico, sua clínica fica em evidência. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mais de 47 milhões de brasileiros possuem planos privados de assistência médica com ou sem odontologia no território nacional. Isso significa mais pessoas propensas a visitarem seu negócio, serem tratadas por sua equipe e mudarem o jogo para seu empreendimento!

Já que ficou claro que essa tática é a melhor opção para quem deseja aumentar o número de pacientes, você sabe como se credenciar a um plano de saúde? Conhece boas práticas e métodos a fim de tornar essa atividade menos complexa e burocrática a fim de se dedicar ao que é realmente importante: a administração do seu negócio?
Todo procedimento passa a ser menos complicado quando você realiza um estudo detalhado a fim de extinguir erros e imprevistos. Por isso, desenvolvemos um material com o intuito de tirar suas principais dúvidas e te mostrar como o credenciamento de sua clínica em planos de saúde pode ser uma tarefa simples e extremamente efetiva e, assim, fazer seu negócio deslanchar. Confira:

Planejamento é a palavra de ordem

Antes de entender como realizar o cadastramento, é imprescindível determinar as operadoras que fazem real sentido para sua clínica. A oferta de convênios médicos é grande e fica claro que é verdadeiramente impossível abraçar o mundo e contar com todos os planos de saúde em seu portfólio.
Uma boa estratégia pode ser conversar com colegas que já realizaram o credenciamento de operadoras em seus negócios a fim de entender boas opções. Aproveite e realize uma extensa pesquisa de mercado a fim de identificar as melhores.
Dessa forma, é possível descobrir os valores pagos por procedimentos e atendimentos, além de entender quão burocrático é cada fluxo criado pelas fornecedoras de saúde. Assim, você diminui a possibilidade de problemas e consegue dar início a uma nova fase do seu empreendimento!
Com isso em mente, escolha os convênios médicos que serão atendidos e se prepare para o começo do credenciamento de suas futuras operadoras.

Hora de se credenciar em um plano de saúde: Prepare a papelada!

Agora que você já definiu com quais operadoras vai trabalhar, começa o credenciamento. Entre em contato com o plano de saúde escolhido e formalize seu interesse. Em seguida, é necessário enviar uma série de documentos legais solicitados.
Em clínicas que possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), tenha em mãos documentos como contrato social, inscrição do CCM ou ISS junto à prefeitura, CNES, comprovante  do último pagamento do ISS, alvará de funcionamento e da vigilância sanitária atualizados, CRM ou crédito do responsável técnico, detalhamento de todo o corpo clínico, comprovante de conta bancária e CRM ou crédito do responsável técnico. Outra obrigatoriedade é o currículo, CPF, diploma e título de especialista do responsável pelo estabelecimento. É importante que essa documentação pode alterar em diferentes convênios. Por isso, informe-se!

Existe limite para credenciamento?

Não! Algumas vezes, é possível que o convênio médico exija algum contrato de exclusividade. Se isso acontecer, não caia nessa! De acordo com a Medida Provisória nº2.177-44/01, médicos e clínicas podem fazer parte de quantos planos de saúde desejarem.
Entretanto, como mencionado anteriormente, é importante fazer um exercício a fim de analisar o número ideal de convênios a serem atendidos. Em alguns casos, menos é mais. E esse pode ser o diferencial do seu negócio!

E quanto a renovação?

Esse é um ponto de atenção que clínicas médicas precisam sempre levar em conta. Quando o contrato com a operadora acaba ou alguma mudança acontece (alterações em razão social, atividade ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários, etc.) é preciso entrar em contato com o plano de saúde a fim de regularizar essa situação.

Quais as desvantagens?

É importante destacar que, obviamente, o credenciamento em um plano de saúde tem seu lado negativo. Quando você realiza um credenciamento com um convênio médico, as consultas pagas pela operadora passam a ser menores do que aquelas que você recebe diretamente de seus pacientes.
A mudança também dificulta alguns processos administrativos e financeiros, como o rateio médico, por exemplo. A organização de todo seu negócio também fica mais desafiadora, já que cada plano de saúde possui regras específicas e particularidades que precisam ser checadas constantemente.
Outro alerta ao seu empreendimento diz respeito às glosas. Sua equipe precisa ficar bastante atenta a cada pequena rasura, erro de digitação ou não preenchimento de informações, que podem colocar em risco ao resultado de suas finanças no final do mês.
Ficou claro? Agora não existe mais desculpa para passar a atender convênios médicos em seu empreendimento, se esse movimento fizer sentido ao seu negócio! E como funciona na sua clínica? Você permite consultas por plano de saúde ou só atende de forma particular? Deixe sua mensagem e continue nos acompanhando nas redes sociais.