Você sempre se pergunta como tornar a clínica mais rentável sem impactar negativamente nos serviços prestados?
Essa é uma dúvida que permeia a mente de muitos médicos e administradores da área de saúde. Se por um lado você precisa priorizar a saúde dos pacientes, por outro, precisa fazer com que o negócio gere lucro.
O segredo do sucesso é um só: manter o equilíbrio. Por isso, selecionamos alguns passos essenciais para que você traga maior rentabilidade para a sua clínica. Confira!

Atendimento ao paciente é prioridade

Você só vai manter a clínica rentável se os pacientes continuarem aparecendo, certo? E a melhor forma de fazer isso é investir em atendimento de qualidade.
Comece por treinar sua equipe para lidar com as mais diversas situações, desde consultas eletivas até emergências. É imprescindível que todos os profissionais tenham empatia para deixar os pacientes cômodos e satisfeitos com o atendimento.
Outra forma de prestar atendimento diferenciado é usar a tecnologia disponível para facilitar a vida de quem chega até a sua clínica. Agendamentos on-line, confirmações de comparecimento via SMS, consulta a resultados de exames pela internet, trazem maior agilidade ao atendimento e deixam os pacientes mais satisfeitos.
O cumprimento de horários também faz toda a diferença na qualidade do atendimento. Otimizar o tempo dos profissionais é imprescindível para aumentar a produtividade, mas você pode fazer isso da maneira correta, estudando indicadores de performance e implementando melhores práticas, como a prescrição eletrônica.
Um controle mais acirrado da agenda dos médicos, somado ao uso de prontuários eletrônicos, que evitam demoras no atendimento, também contribui para a satisfação dos pacientes e aumento da qualidade nos serviços prestados.

Marketing para impulsionar os negócios

Sabemos que existem limitações quanto à publicidade de serviços da área de saúde, no entanto, nada impede você de usar estratégias já consolidadas no mercado, como o marketing de conteúdo.
Ao criar conteúdo educativo e compartilhá-lo na internet, você aumenta as chances de a sua clínica ser vista por mais pessoas e reconhecida pelo trabalho que realiza.
Para se ter uma ideia, 94% das pessoas buscam informações sobre saúde na internet. Se a sua clínica estiver bem posicionada, com técnicas de SEO local, a probabilidade de tornar a clínica rentável aumenta consideravelmente.
Lembre-se de que apenas publicar conteúdo não é suficiente. Você precisa dar visibilidade a ele, utilizando estratégias de redes sociais, links patrocinados e e-mail marketing, por exemplo.

Automação para tornar os processos mais ágeis

Responder à pergunta como tornar a clínica rentável também passa por uma análise profunda dos processos atuais, buscando reduzir gargalos e otimizar as atividades que são necessárias, porém consomem tempo e recursos preciosos.
É o caso dos agendamentos de consulta, da criação e guarda de prontuários, do atendimento aos pacientes, da entrega de exames e até das orientações preliminares para procedimentos.
Se um paciente tem um exame agendado que precisa de algum preparo prévio, você pode automatizar um e-mail ou SMS para que ele não esqueça. Também pode melhorar a assertividade do tratamento tendo todo o histórico do paciente em um prontuário eletrônico.
Além disso, é possível reduzir o número de glosas médicas, usando a prescrição eletrônica. Com ela, não há desculpa para letras difíceis de ler ou esquecimento de algum item por parte do médico.
Até mesmo o uso da infraestrutura, como equipamentos de exames, pode ser otimizado se você tiver um sistema que faça os agendamentos de forma automática e baseado em um cronograma.
A automação de processos traz maior eficiência no estabelecimento de escalas da equipe de enfermagem, permite uma melhor gestão de pessoas e, é claro, melhora consideravelmente sua gestão financeira.
Em suma, você passa a gerenciar sua clínica de forma integrada, o que maximiza resultados e ainda traz redução de custos operacionais.

Dados para decisões melhores

A única maneira de conhecer profundamente sua clínica é começar a medir o desempenho dela. Estabeleça indicadores de performance e acompanhe-os ao longo do tempo, sempre buscando novas formas de melhorá-los.
Quando se tem dados concretos, é possível tomar decisões mais assertivas e que tragam maior rentabilidade para o negócio. Por exemplo: se você tem um centro de diagnósticos que não é utilizado 100%, pode formar parcerias com outras clínicas para aproveitar melhor sua infraestrutura. Mas você só conhecerá a real capacidade da sua infraestrutura, se mensurar o número de atendimentos diários e quantos mais poderia realizar.
Novos investimentos também podem ser pautados com base em análise de dados. Se você tivesse mais um equipamento de Raio X, por exemplo, conseguiria ampliar o atendimento e manter o equipamento 100% produtivo? E se investisse na contratação de mais um especialista, será que atrairia mais pacientes para a clínica?
Você pode começar pequenas mudanças conversando diretamente com seus pacientes para saber a percepção deles quanto aos serviços prestados e, a partir disso, implementar melhorias.
Também pode investir em tecnologias atuais, que permitam analisar o desempenho em tempo real, como softwares de gestão para clínicas. Com análise de dados é possível chegar a conclusões bastante precisas de quais caminhos tomar para tornar a clínica mais rentável.
Sempre há como tornar a clínica rentável, desde que você conheça a situação atual e tenha as informações necessárias para tomar decisões de melhoria. Nesse sentido, contar com tecnologias atualizadas pode poupar bastante tempo de consideração e colocar seu empreendimento sempre um passo à frente da concorrência.
Como tornar a clínica rentável não se trata apenas de atrair novos pacientes, mas de fidelizar os atuais, que tal conferir algumas dicas para mantê-los próximos?