Software para clínicas médicas: por que não usar pode causar impacto negativo a sua clínica?

Imagine a seguinte situação: sua clínica ainda não conta com um sistema digital e todo controle é feito manualmente. O que significa que suas informações ficam desconcentradas, dificultando a tomada de decisões estratégicas. Diante de uma rotina normalmente lenta e operacional, sua equipe desmotivará. Esse cenário está longe de ser promissor, não é mesmo?

A verdade é que todos os processos, dos simples aos complexos, se tornam realmente ágeis e assertivos com um software de gestão médica.

Vivemos na era da mobilidade e conectividade, e com o objetivo de destacar seu empreendimento enquanto você oferece um atendimento de excelência aos seus pacientes, é necessário investir em um sistema que reduz gastos desnecessários, aumenta o faturamento e transmite uma imagem verdadeiramente atualizada, o que, sem dúvidas, atrai novos clientes. Por isso, listamos alguns motivos que comprovam que não fazer uso de uma dessas soluções pode prejudicar, e muito, seu negócio. Confira:

Desperdiça grande parte do seu tempo…

Quando você atende um paciente, já virou costumeiro realizar todas as anotações e pedidos a mão. Não seria muito mais eficiente conseguir acessar todas as informações dele em um clique? Isso é o que acontece com quem utiliza um software para clínicas médicas. É possível visualizar facilmente históricos de doenças, detalhamento de diagnósticos e descrição do uso de medicamentos.

Outra característica interessante é que alguns desses sistemas contam com uma tecnologia que avalia automaticamente se remédios prescritos interferem na ação daqueles que já são utilizados pelo paciente. Facilita sua rotina, diminui o tempo de consultas, enquanto mantém um alto padrão de qualidade.

… e do seu time

Quando realizamos contratações, devemos ter a certeza de que nossa equipe está utilizando seu tempo de expediente de uma maneira inteligente e eficiente. E, infelizmente, isso normalmente não acontece em clínicas e hospitais. Médicos gastam muitas horas lidando com o operacional e recepcionistas passam, diversas vezes, o dia no telefone confirmando, cancelando e remarcando consultas.

Com a automatização, todas essas tarefas são realizadas de modo muito mais ágil. Uma funcionalidade interessante de um software para clínicas médicas é aquela que envia a sua base de pacientes mensagens automáticas de confirmação de agendamento por SMS e e-mail. Dessa forma, você diminui o número de faltas de pacientes, aumenta seu faturamento e auxilia seus funcionários a produzir da melhor maneira possível.

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Inteligente? Nem um pouco

Além de facilitar sua rotina, um sistema de gestão permite que seu usuário realmente conduza sua operação de maneira mais analítica. O que significa que cada decisão tomada por você será completamente embasada em dados e informações concretas. Como? Os melhores softwares do mercado contam com uma plataforma totalmente integrada, o que oferece uma  boa gama de relatórios.

É possível filtrar e reconhecer os médicos que trazem maior número de novos clientes, ou aqueles com os pacientes realmente fiéis. O financeiro também passar a fluir de forma verdadeiramente eficiente. Com poucos cliques, é possível visualizar todos seus gastos, como o que foi faturado e glosado, dando uma visão completa de suas finanças.

Você fica sem mobilidade…

Um dos maiores problemas de arquivos em papel são relacionados a pouca mobilidade que prontuários, receitas e exames proporcionam. Ou seja, ficam disponíveis somente a um profissional ao mesmo tempo, o que dificulta a agilidade de diagnósticos e tratamentos. Sistemas de gestão oferecem a possibilidade de acessos simultâneos a todos esses arquivos e informações. É a inovação trazendo benefícios para sua gestão.

…e sem espaço

Outra situação inconveniente é a necessidade de arquivamento físico. Isso faz com que seu negócio tenha menos espaço, além do eterno revés que é tentar encontrar um documento específico numa infinidade de pastas. Por meio de um software para clínicas médicas, tudo fica concentrado na nuvem. Isso te faz usar seu espaço de forma mais prática e inteligente.

Papel impresso não comprova segurança

Toda empresa precisa arquivar uma série de documentos importantes que podem ser visualizados nos próximos dias, meses ou anos. Entretanto, o arquivamento de dados privilegiados em espaços físicos já está ultrapassado. Todos os dados armazenados em um sistema de gestão são protegidos e criptografados, garantindo a total segurança do usuário.

Um diferencial do software em nuvem é que eles contam com a garantia de um fornecedor cuidando da manutenção, te possibilitando ficar tranquilo quanto as suas informações – e a de seus pacientes. A perda acidental de arquivos se torna impossível, já que cópias de segurança são feitas em rápida velocidade.

Não passa uma boa imagem

O mundo agora é digital. Por isso, seu paciente pode se surpreender negativamente se observar procedimentos arcaicos sendo realizados em sua clínica.

Com o intuito de fidelizar clientes, não restam dúvidas de que é imprescindível oferecer uma experiência de excelência. Fazendo uso de um sistema de gestão, médicos ganham mais tempo, e assim, oferecem um atendimento diferenciado.

Alguns deles, por exemplo, contam com aplicativos que permitem aos pacientes acesso a uma série de informações médicas pertinentes, tornando seu negócio melhor colocado no mercado.

Então, eu tenho que contratar um software para clínicas médicas?

Sem dúvidas! Se você deseja se manter bem posicionado no mercado e oferecer a máxima excelência e agilidade na sua gestão, é preciso procurar as opções disponíveis no mercado a fim de encontrar a verdadeiramente apropriada para seu negócio. Preocupado com o custo-benefício? Não é necessário. Algumas soluções contam com uma série de dados que comprova de modo conciso e claro como é possível reduzir custos e aumentar o fluxo de caixa. A única certeza é que: gestão no papel, never more (nunca mais)!

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admin

6 Comentários

  • Arnaldo Freitas
    27 de setembro

    Sou médico há trinta anos e sempre fiz tudo no papel. Realmente posso estar perdendo pacientes por causa disso?

    • Rafael Américo
      27 de setembro

      Olá, Arnaldo. Pense na quantidade de processos do seu dia a dia que já são digitais. É bastante provável que pacientes busquem instituições de saúde que sigam esse viés. Se você deseja fidelizar clientes, não restam dúvidas de que é preciso oferecer a melhor experiência. E isso só é possível com um sistema de gestão.

  • Meire
    27 de setembro

    Sou recepcionista e passo muito tempo ao telefone com os pacientes. Sinto que perderia meu espaço se tivesse um sistema fazendo essa tarefa por mim, mas a clínica em que eu trabalho pretende contratar um serviço do tipo em breve. O que devo fazer?

    • Rafael Américo
      27 de setembro

      Olá, Meire! Fique tranquila. Esse recurso existe para facilitar o trabalho de todos os funcionários de clínicas e hospitais, e não substituir ninguém. Como você não vai mais precisar dedicar grande parte do seu dia ao telefone, vai ser possível atender melhor os pacientes que chegam na recepção e se dedicar a atividades mais estratégicas!

  • Henrique L.
    27 de setembro

    Que tipo de relatórios posso encontrar em um sistema de gestão?

    • Rafael Américo
      27 de setembro

      Henrique, uma série de relatórios, desde os financeiros aos de produtividade médica. Número de pacientes, diferentes procedimentos e agendamentos também podem ser filtrados em poucos cliques.

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