Vitta
Saúde

Tipos de dor: saiba como reconhecer a sua!

Tipos de dor: saiba como reconhecer a sua!

Portrait of dizzy or sick woman touching head and grimacing from pain, having headache, suffering migraine.

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já sentiu algum ou alguns tipos de dor, independente do local. A dor é uma reação fisiológica do corpo quando algo está errado.

O que é a dor?

A dor é uma sensação ruim que sentimos quando algo de errado está acontecendo com o nosso corpo. Por meio de células especiais chamadas de nociceptores, a dor é detectada e transmitida através de fibras nervosas até o SNC (sistema nervoso central). Para que os nociceptores sejam ativados, eles precisam ser estimulados, e esses estímulos podem ser elétricos, químicos, térmicos ou mecânicos. Em todas as partes de nosso corpo existem nociceptores, mas em nosso cérebro não há nenhum.

O nosso cérebro não é capaz de sentir dor. A explicação para isso seria que o nosso cérebro é um órgão fundamental para a vida do organismo, e que a sensação de dor poderia levá-lo à morte. A membrana que recobre o cérebro (meninge) é repleta de nociceptores, e ela sim é capaz de sentir dor.

Quais são os tipos de dor que existem?

Existem alguns tipos de dor como:

Aguda

Manifesta-se por um período de tempo curto, menos de 1 mês, e é facilmente identificada. Funciona para o corpo como um sinal de alerta para inflamações, lesões, doenças. Exemplos: cólicas menstruais e extração de dentes.

Crônica

Manifesta-se por um período de tempo muito longo, mais de 3 meses, e pode debilitar, exigindo maior atenção por parte de quem a está sentindo. Há doenças que causam este tipo de dor. Exemplos: Artrite, gota e câncer.

Cutâneas 

Localizadas na região da pele e são, geralmente, de curta duração. Exemplos: queimaduras de primeiro grau e cortes superficiais.

Somática

Tem origem em ligamentos, ossos, tendões. Essas regiões não possuem muitos nociceptores, o que gera uma dor mal localizada e de longa duração. Por exemplo: braço quebrado, torsão no tornozelo.

Visceral 

Localizada em órgãos e cavidades internas do corpo, e que possuem poucos nociceptores. Sensação intensa de dor, mas difícil de localizar. Muitas vezes o paciente sente dores em regiões totalmente diferentes do verdadeiro local da lesão. Por exemplo: No ataque cardíaco a pessoa pode sentir dores nos ombros, estômago, braços, etc.

Recorrente

Apresenta períodos de curta duração, porém que se repetem com frequência, podendo ocorrer durante toda a vida, mesmo sem estar associada a um processo específico. Um exemplo clássico desse tipo de dor é a enxaqueca.

Nociceptiva

Ocasionada por uma lesão tecidual contínua e, neste caso, o Sistema Nervoso Central (SNC) se mantém íntegro. Exemplos: dor inflamatória, traumática, pós-operatória, visceral, entre outras.

Neuropática

Ocorre quando nervos no SNC ou periférico não estão funcionando corretamente. Exemplos: dor nos nervos, frequentemente envolvendo a pele da face; neuropatia diabética; dor pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras.

Mista

Quando a dor tem origens nociceptiva e neuropática, como lombociatalgias (dor lombar que se irradia para a nádega e membro inferior), dor oncológica (derivada de um câncer), entre outras.

Fantasma

É a dor sentida em uma parte do corpo perdida ou a partir da qual o cérebro já não recebe sinais. É um tipo de dor neuropática. A dor do membro fantasma é uma experiência comum de amputados ou pessoas que perderam movimentos do corpo.

Related posts

Como anda sua autoestima?

Vitta Saúde
2 anos ago

Qual a missão do Ministério da Saúde?

Vitta Saúde
4 anos ago

Dia Nacional de Combate as Drogas e Alcoolismo

Vitta Saúde
1 ano ago
Sair da versão mobile