Vitta
Doenças

Sintomas da febre amarela: saiba identificar a doença!

Sintomas da febre amarela: Saiba identificar a doença!

Quando se ouve falar em febre amarela, muitos se assustam, porém muitos também desconhecem os sintomas da febre amarela além das manchas amareladas características pelo corpo do indivíduo infectado.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintoma e evoluem para a cura.

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

A doença têm importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti (ou mosquito da dengue).

Como ela se transmite?

A doença costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.

A maior incidência da febre amarela no Brasil acontece entre os meses de janeiro e abril, que é o período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor. Sendo os períodos de férias de verão e de maior atividade agrícola pode haver a elevação do número de pessoas infectadas.

Existem dois ciclos da doença:

Silvestre

Em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat

Urbana

Em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.

Macacos podem transmitir a febre amarela?

O macaco não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra.

A transmissão se dá somente pelo mosquito, desta forma não há relatos de transmissão da enfermidade direta entre pessoas. Os macacos ajudam a identificar as regiões onde estão acontecendo a circulação do vírus e com estes dados, o governo distribui estrategicamente as vacinas no território nacional de acordo com pessoas que apresentam os sintomas da febre amarela.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Muitas pessoas que contraem a enfermidade não apresentam sintomas da febre amarela. Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado, porém se você apresentar a maioria dos sinais abaixo, fique atento.

Se você respondeu sim a maioria dessas perguntas isso pode ser um sinal que você contraiu a doença e está na fase aguda. Os sintomas nesta fase aguda costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas da febre amarela mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. 

Como é feito o diagnóstico da febre amarela?

Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a enfermidade, com base nos sintomas apresentados, se o paciente esteve ou está em áreas de risco do mosquito, se o paciente já tomou ou não a vacina, etc.

No caso de qualquer um dos sintomas da febre amarela, procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica adequada. O profissional fará os exames necessários para diagnosticar a doença, assim como sua gravidade, para escolher a melhor forma de tratamento.

Como tratar a febre amarela?

Não existem medicamentos específicos para destruir o vírus, reverter o quadro clínico e evitar as complicações da enfermidade. O doente deve permanecer em repouso,  em ambiente hospitalar e sob cuidados médicos para evitar as complicações graves da doença.

O único tratamento possível é o de suporte. Basicamente, ele consiste em manter o paciente bem hidratado e introduzir drogas para equilibrar a pressão arterial, corrigir os desequilíbrios metabólicos e aliviar os sintomas. Assim como na dengue, o uso de remédios  que contenham ácido acetilsalícilico é contraindicado, porque aumenta o risco de sangramentos.

Por não possuir um medicamento específico para o seu tratamento, a vacina é extremamente recomendável, pois é uma das únicas formas de garantir imunidade da doença.

Como prevenir?

Uma forma de prevenir a transmissão da doença é evitar a proliferação de mosquitos vetores. As larvas do mosquito nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a enfermidade. Veja como eliminar o risco:

Outra forma de prevenção é a vacina. A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas de risco.

Related posts

Saiba os sintomas da dengue hemorrágica!

Vitta Saúde
4 anos ago

Como é o tratamento da dengue?

Vitta Saúde
4 anos ago

Endometriose: aprenda tudo o que você precisa saber sobre este distúrbio feminino!

Vitta Saúde
4 anos ago
Sair da versão mobile