Vitta
Saúde

Farmacologia: tire suas dúvidas sobre esta área da farmácia!

Farmacologia: tire suas dúvidas sobre esta área da farmácia!

Dentro da área da farmácia existem várias áreas de estudo e de atuação e a farmacologia é uma delas, também é conhecida como o “estudo dos medicamentos”.  

Desde a antiguidade, a farmacologia existe e estuda as substâncias químicas e como elas interagem dentro do corpo humano.

O que é?

É a área que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Como ciência nasceu em meados do século XIX. Se essas substâncias têm propriedades medicinais, elas são referidas como “substâncias farmacêuticas”. O campo abrange desde a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia até os efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças.

Esta ciência engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não.

Atualmente, é considerada uma das principais ferramentas para os profissionais de saúde, assim como para aqueles que têm o contato direto ou indireto com os medicamentos. Ao estudar os efeitos e mecanismos de ação das drogas, pode-se compreender não somente como os fármacos atuam, mas também conhecer a fisiologia normal do organismo. Esse conhecimento permite empregar os medicamentos de forma mais objetiva, melhorando o tratamento.

História da farmacologia

Na Antiguidade, as doenças eram usualmente consideradas como possessões demoníacas ou resultantes da raiva dos deuses. Para tratá-las, os povos utilizavam produtos naturais e rituais religiosos. Porém, como ciência, a área nasceu apenas no século XIX. 

A partir de uma melhor compreensão da natureza das enfermidades e o desenvolvimento da química orgânica, com a identificação e isolamento das primeiras drogas, foi possível a evolução da antiga disciplina de Matéria Médica para a farmacologia moderna. Com a morfina, que foi a primeira droga isolada, em 1805 por Sertüner, que a extraiu do ópio. Em 1847, Rudolf Buchheim fundou o primeiro instituto que estudava a área.

É importante ressaltar que, embora seja diretamente voltada para o estudo dos efeitos e mecanismos de ação das substâncias químicas, esse estudo contribui bastante para o conhecimento do funcionamento dos seres vivos e do organismo.

É uma ciência que compreende o entendimento histórico, propriedades físico-químicas, composição, bioquímica, efeitos fisiológicos, mecanismo de ação, absorção, distribuição, excreção e terapêutica, relacionados a substâncias químicas que são capazes de alterar a função normal do organismo.

Divisões da farmacologia

A área pode ser dividida em vários ramos, dentre eles estão:

Conceitos básicos da área

Conhecer os diversos conceitos da área de estudo facilita a sua compreensão.Alguns dos principais conceitos dessa ciência são:

Related posts

Você sabe o que é bico de papagaio na coluna?

Vitta Saúde
3 anos ago

Você já ouviu falar de escoliose lombar?

Vitta Saúde
4 anos ago

As dores lombares e suas causas

Vitta Saúde
4 anos ago
Sair da versão mobile