Vitta
Mais eficiência

Aplicativos para celular que não podem faltar nos smartphones de médicos

Os aplicativos para celular já fazem parte da rotina da maioria das pessoas que têm um smartphone com acesso a internet. Isso se deve, dentre outros motivos, a fatores como praticidade e facilidade de uso dos apps. Você já pensou em levar essas vantagens para a vida profissional?
Saiba que é possível fazer isso! Outro fator que tem influência direta na popularização dos apps mobile é justamente a utilidade e a capacidade de otimizar diferentes processos, inclusive no dia a dia de trabalho.
Isso vale a nível geral, em razão da existência de apps de gestão de tempo ou armazenamento de arquivos, por exemplo, que podem fazer a diferença na rotina de qualquer profissional.
Também vale de uma maneira mais específica, em função de soluções que foram criadas para atender diretamente às necessidades de quem exerce a Medicina diariamente. E são essas soluções o nosso foco aqui. Então continue a leitura do post e descubra quais são esses aplicativos que não podem faltar no seu celular!

Medscape

O Medscape é um dos aplicativos para celular mais populares entre os profissionais da Saúde, ainda que disponível somente em inglês. Isso porque o app apresenta conteúdo completo e atualizado referente à fisiopatologia, epidemiologia, protocolos de tratamentos, medicamentos, exames e outros.
Assim, a solução apresenta um guia que permite ao profissional da medicina ter acesso a informações relevantes que podem contribuir com diferentes etapas de seu trabalho, levando à melhores resultados.

Whitebook Clinical Decision

O Whitebook aparece na lista dos apps médicos que funcionam como um guia completo. Seu objetivo é fornecer informações úteis para auxiliar profissionais da medicina em diferentes etapas do seu trabalho, da tomada de decisões até tratamentos e prescrições.
Feito de médicos para médicos, o Whitebook conta com funcionalidades de suporte clínico, guia de diagnósticos, guias práticos e de ECG, bulários com mais de 2.500 medicamentos e outras. E o acesso a todas essas informações pode ser feito também off-line, ou seja, mesmo sem conexão com a Internet.

ProDoctor CID

“Quanto tempo você gasta para encontrar o código correto e específico do diagnóstico de seu paciente?”. É com essa pergunta que o ProDoctor CID se apresenta como dos aplicativos para celular capazes de facilitar a rotina dos médicos.
Por meio desse app, é muito mais fácil consultar a classificação de doenças (CID-10), uma vez que a pesquisa pode ser feita tanto pela enfermidade quanto por seu código, em qualquer nível.
Assim, o app ajuda a poupar tempo, permitindo ainda que doenças ou códigos mais utilizados sejam marcados como “favoritos”, facilitando ainda mais a consulta.

AxCacl e ClinCalc

Esses dois aplicativos para celular representam opções de calculadoras médicas. Sua função é facilitar a realização de cálculos baseados em fórmulas complexas, com o objetivo de obter dados importantes para a rotina de diferentes especialidades médicas.
Essas calculadoras contam com funções como contador de gotas, conversor de soluções e unidades, nível de creatina, dentre outras que podem ser obtidas a partir da comparação de resultados de exames e outras informações.

ProDoctor Medicamentos

O ProDoctor Medicamentos permite que o profissional da medicina encontre todos os medicamentos aprovados pela ANVISA. E isso inclui o acesso às informações tradicionalmente encontradas nas bulas e, ainda, a indicação de medicamentos similares que podem ser adotados para o tratamento.
Vale mencionar que o app também é destinado ao público em geral. Por isso, direciona as informações de acordo com quem o acessa. Isso significa que os médicos e demais profissionais da Saúde acessam bulas técnicas, enquanto os demais obtêm informações mais simplificadas.
Ainda que o paciente não tenha o app, o próprio médico pode consultar as informações destinadas ao público em geral e utilizá-las para apresentar a medicação e o tratamento por meio de uma linguagem mais acessível e clara.

Genéricos BR

Como o nome indica bem, o Genéricos BR é um app para a consulta de medicamentos genéricos produzidos ou manipulados no Brasil. Por meio dele, o profissional da Medicina tem acesso a informações seguras quanto à fórmula, posologia, indicações e outros dados importantes para o sucesso do tratamento.
É possível, ainda, encontrar uma lista com os genéricos mais populares. Esse recurso contribui para que o médico saiba quais as escolhas mais frequentes dos colegas, o que serve como direcionamento para as suas próprias decisões.

Medicinia

O Medicinia aparece na lista de aplicativos para celular criados para facilitar a comunicação entre as pessoas. Em outras palavras, funciona como o bastante conhecido WhatsApp, mas com um diferencial importante: foi especialmente desenvolvido pensando no relacionamento entre médicos e pacientes e, portanto, garante a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.
Além disso, para se apresentar como uma solução ainda mais completa e útil para a rotina médica, o app permite que o profissional tenha acesso a informações clínicas do paciente. Assim, favorece que a conversa se dê de forma mais simples e assertiva.

WHO World Health Organization

O WHO é um app desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (ou, em inglês, World Health Organization). Por meio dele, o profissional da medicina tem acesso a informações sobre as principais novidades da área da Saúde.
Assim sendo, esse é um dos aplicativos para celular que contribuem para que o médico esteja sempre atualizado quanto a questões de saúde pública, novas doenças e pandemias. Vale lembrar que manter-se a par dessas novidades é importante para o dia a dia de trabalho e para o sucesso na carreira.
Quer explorar ainda mais as facilidades da tecnologia? Conheça as principais inovações tecnológicas para sua clínica!

Related posts

7 vantagens do prontuário eletrônico do paciente

Gilson Souza
7 anos ago

Software de gestão na nuvem dá segurança à sua clínica

Gilson Souza
7 anos ago

Segredos para atender bem aos pacientes

Vitta Saúde
7 anos ago
Sair da versão mobile