Vitta
Atendimento

Segredos para atender bem aos pacientes

Já se perguntou por que é tão importante atender bem aos pacientes? Em qualquer negócio, a forma como um cliente é tratado tem grande impacto em sua satisfação e chance de fidelização. A realidade das clínicas médicas não é diferente.
Em qualquer situação, seja para uma consulta de rotina ou para o tratamento de uma enfermidade grave, aquele que busca atendimento médico espera sentir que toda equipe de profissionais encara a sua saúde com seriedade e responsabilidade.
Para tanto, além de solucionar os problemas, uma clínica médica precisa garantir um atendimento de qualidade, que reflita seus valores e seu compromisso com cada paciente. Quer saber como? Continue a leitura do post e descubra os segredos para atender bem aos pacientes sempre!

Fidelize desde a recepção

A experiência dos pacientes em uma clínica médica começa bem antes de sua entrada no consultório. Há etapas anteriores que podem ser cruciais para a garantia de um bom atendimento. Por exemplo, o atendimento telefônico e a cordialidade, a organização e a agilidade dos processos de recepção.
atender bem aos pacientes
Portanto, vale a pena investir na contratação de bons profissionais, com experiência e preparo para compor uma secretaria competente. Esse é um fator que vai impactar os pacientes diretamente e indiretamente, uma vez que o trabalho da secretaria influencia a rotina e rotatividade de todo o local.

Invista em uma boa ambientação

Da recepção aos consultórios ou salas para exames e demais procedimentos, a infraestrutura de uma instituição médica também precisa ser adequada para a garantia de um bom atendimento.
E, isso vale tanto para o conforto (cadeiras e camas confortáveis, boa iluminação, temperatura e circulação do ar), quanto para a aparência do local (higienização e beleza) e as opções de entretenimento nas salas de espera (disponibilidade de revistas ou TVs, por exemplo).

Conheça a fundo a sua especialização

Parece óbvio, mas é importante ressaltar que os profissionais de saúde precisam ter domínio daquilo o que fazem, dos tratamentos que oferecem. Saúde é assunto sério e é crucial que o paciente sinta segurança na fala, explicações e ações dos técnicos, enfermeiros e médicos que o atendem.

Tenha uma equipe coesa e comprometida

Os valores e os objetivos que fazem parte da rotina na clínica, tal qual o bom atendimento, devem ser conhecidos e estar presentes na rotina de todos os profissionais da clínica médica.
Uma boa comunicação interna, a realização de treinamentos e o fornecimento de feedbacks (negativos e positivos) servem para garantir o aperfeiçoamento de todo o atendimento ao cliente e, também, para manter a equipe sempre motivada.

Humanize o atendimento

Todo mundo sabe que a rotina em uma instituição médica pode ser muito agitada e exigente. Isso, porém, não anula o fato de que os pacientes tendem a se sentir tensos e preocupados quanto à sua saúde, mesmo quando não apresentam um quadro mais grave.
Os profissionais sabem cada etapa, desde a admissão dos pacientes até a sua alta, mas eles não. Portanto, ouça o que seus pacientes têm a dizer! Gerar empatia, ou seja, tentar se colocar na situação do outro pode tornar qualquer experiência mais agradável, contribuindo para a tranquilidade, satisfação e fidelização.

Seja honesto e ético com os pacientes

Esse processo de atender bem aos pacientes inclui, por exemplo, que a equipe de saúde siga premissas básicas para a prática profissional, sendo sempre honesta e ética com os pacientes.

Aposte no overdelivering

Uma boa forma de demonstrar aos pacientes que sua clínica e seus profissionais se preocupam com a sua saúde é buscar meios de exceder às suas expectativas. Práticas como o fornecimento de amostras grátis e até a adoção de uma política de retornos gratuitos só tendem a contribuir para a fidelização dos pacientes.

Auxilie na mudança de hábitos

Outro fator importante é auxiliar os pacientes nas mudanças de hábitos pelas quais precisem passar para manter ou recuperar a sua saúde. Vale a um nutricionista, por exemplo, compartilhar receitas adequadas à dieta prescrita ou indicar locais para a compra de determinados alimentos.

Conte com bons fornecedores

Desde o cafezinho oferecido na recepção, passando pelos equipamentos descartáveis, até os produtos para limpeza e higienização local. Parte do bom funcionamento e, consequentemente, do bom atendimento em uma instituição médica depende da existência de bons fornecedores.

Não se esqueça do pós-consulta

Engana-se quem pensa que o atendimento ao paciente termina quando ele coloca os pés para fora da clínica. Para garantir a satisfação e a fidelização é preciso investir em ações de pós-consulta e, por isso, vale a pena investir em Customer Success.
Isso significa acompanhar todo o ciclo de vida de um paciente para garantir que ele tenha um atendimento sólido, coeso e de qualidade sempre. Inclusive após ser atendido.
Vale, por exemplo, utilizar ferramentas que permitam enviar mensagens em datas especiais. E, também, lembretes sobre a importância dos cuidados com a saúde, instigando a marcação de consultas de rotina e contribuindo para o reengajamento dos pacientes.

Use um software médico

Investir em tecnologia facilita não só o cumprimento de muitas das dicas apresentadas neste post, como potencializa os seus resultados.
O uso de um software médico com funcionalidades relativas à agenda e marcação de consultas, por exemplo, contribui para dar mais agilidade aos processos, evitando erros e faltas, garantindo uma melhor experiência para os pacientes.
Por sua vez, as funcionalidades relativas à gestão da clínica médica contribui para a organização de todos os processos, diminuindo a burocracia, otimizando o tempo dos colaboradores e, consequentemente, levando a clínica a atender bem aos pacientes.

Conclusão

Os segredos para atender bem aos pacientes passam pela otimização de processos e pela adoção de uma postura mais humanizada e empática.
Investir em ferramentas que aprimorem as rotinas do local e valorizar o relacionamento entre as partes envolvidas permite, inclusive, que pacientes difíceis sejam transformados em pacientes satisfeitos.  
Conhece algum outro segredo para um bom atendimento? Compartilhe conosco nos comentários!

Related posts

Dificuldade de concentração? Práticas que podem ajudar você na sua rotina

Gilson Souza
6 anos ago

13 aplicativos médicos que profissionais do setor precisam conhecer

Gilson Souza
7 anos ago

Atendimento humanizado: dicas para lidar com pacientes da terceira idade

Vitta Saúde
6 anos ago
Sair da versão mobile