O desânimo e a tristeza são emoções muito normais no cotidiano do ser humano – quem nunca se sentiu triste em algum momento? Porém, a tristeza desaparece depois de um momento, mas se ela persistir e afetar seu psicológico, podemos dizer que você pode estar tendo um quadro de depressão.

A depressão é uma condição diagnosticável, classificada como um transtorno de humor – com sintomas de baixa autoestima, desânimo, perda de apetite, desinteresse pela vida, tristeza esmagadora e falta de interesse por coisas que costumavam satisfazer.

Você sabia que a depressão é considerada a doença que mais afeta jovens e adultos no mundo inteiro – chamada até mesmo como “a doença do século”.

O que é a depressão?

Essa doença pode ser caracterizada pelos sentimentos de tristeza, raiva ou até mesmo perda, que podem interferir nas atividades cotidianas.

O que muitos não sabem, é que a depressão pode afetar as pessoas de formas completamente diferentes – e é uma doença que requer atenção, pois muitas vezes seus sintomas podem levar o indivíduo ao suicídio. Relacionamentos, trabalho, escola ou interação social são as principais coisas do cotidiano que podem ser afetadas pela doença.

Condições de saúde também podem desencadear essa doença, ou então piorar sua situação, sendo elas a artrite, asma, câncer, obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares.

É importante perceber que se sentir deprimido e triste às vezes é uma parte normal da vida. Eventos tristes e perturbadores acontecem a todos. Mas, se você está se sentindo miserável ou sem esperança quanto a sua vida, você pode estar lidando com um quadro depressivo.

Sintomas

A depressão afeta homens, mulheres e crianças, e pode causar uma variedade de sintomas ao paciente – afetando tanto seu humor quanto seu corpo. Entretanto, esses sintomas são inconstantes, podendo ir e vir com uma frequência irregular, o que faz com que o indivíduo se sinta desgastado.

Em homens e mulheres, os sintomas podem incluir:

·         Raiva;

·         Agressividade;

·         Ansiedade;

·         Inquietação;

·         Irritabilidade;

·         Tristeza;

·         Desânimo;

·         Fadiga;

·         Sentimento de vazio;

·         Desesperança;

·         Perda de interesse;

·         Pensamentos suicidas;

·         Consumo de substâncias ilícitas;

·         Necessidade de participar de atividades de risco;

·         Insônia;

·         Alteração no peso;

·         Problemas digestivos;

·         Dores de cabeça.

Em crianças, os sintomas podem ser gritantes, incluindo:

·         Choro;

·         Raiva;

·         Alterações de humor;

·         Irritabilidade;

·         Sentimento de incompetência;

·         Desânimo;

·         Desespero;

·         Tristeza intensa;

·         Se desesperar na escola ou se recusar a ir à escola;

·         Isolamento;

·         Dificuldades para dormir;

·         Dificuldade de concentração;

·         Declínio do desempenho escolar;

·         Alterações de peso;

·         Fadiga;

·         Alterações no apetite;

·         Problemas digestivos.

Causas

As causas da depressão variam, podendo ser tanto biológicas, genéticas ou circunstanciais.

Se o paciente possui um histórico familiar, ele pode correr um risco maior de desenvolver a doença ou algum outro transtorno de humor. Traumas de infância também desempenham um papel no desenvolvimento da doença ao decorrer dos anos.

Há também as causas por conta da estrutura cerebral, pois se o lobo frontal do cérebro estiver menos ativo, o paciente pode ter grandes chances de sofrer com a depressão. Além disso, o uso de drogas, eventos estressantes ou trágicos, baixa autoestima e condições médicas – como doenças crônicas, insônia ou transtorno de atenção e hiperatividade – aumentam as chances de desenvolver um quadro depressivo.

Tipos de causa

Transtorno depressivo persistente

Também chamado de distimia, é uma forma crônica e mais amena da doença. Para ele ser diagnosticado, é necessário ter os sintomas por pelo menos dois anos. É comum que pacientes que sofram dessa condição terem uma falta de produtividade, baixa autoestima, tristeza, desinteresse por atividades diárias normais e grande sentimento de desesperança.

Transtorno depressivo maior

Esse é o tipo mais grave, por se caracterizar pelos sentimentos de tristeza esmagadora e persistente, desesperança e inutilidade.

Os principais sintomas que podem indicar que você está sofrendo desse tipo de depressão são perda ou ganho de peso significativo, desinteresse por atividades regulares, desânimo, pensamento ou movimento lento, dormir pouco ou demais, fadiga, sentimento de inutilidade, falta de concentração, sentir-se deprimido a maior parte do dia e pensamentos de morte ou suicídio.

Para melhor definir esse transtorno, existem subtipos para especificar o tipo, esses incluem: catatonia, características melancólicas, características psicóticas, características atípicas, angústia ansiosa, recursos mistos e padrões sazonais.

Transtorno depressivo sazonal

Esse tipo é caracterizado pelo humor alterado e afetado em mudanças sazonais. Ela pode durar alguns meses, e desaparecer completamente como se nada tivesse ocorrido.

Transtorno depressivo do pós-parto

Mais de 80% das mulheres experimentam esse tipo – podendo durar algumas semanas. Os sintomas podem incluir tristeza, fadiga e alteração de humor. Esse transtorno pode ser causado por alterações hormonais, falta de soco e a pressão de cuidar de um bebê. Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, podemos denominá-lo como um transtorno maior.

Transtorno depressivo psicótico

Esse tipo é caracterizado quando a depressão maior ou o transtorno bipolar são acompanhados por delírios, paranoias e alucinações.

Dicas

·         Pratique esportes;

·         Faça alguma atividade complementar, como teatro ou música;

·         Converse com seus familiares sobre o assunto;

·         Leia livros para ocupar a mente;

·         Experimente banhos de sol regulares;

·         Beba bastante líquido, como sucos.

Caso se sinta sozinho, ligue para o 188 (o centro de valorização da vida); lá eles conversam com você!

Tratamento

Viver com um transtorno depressivo pode ser difícil, mas o tratamento pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Converse com seu médico sobre as possíveis opções.

Você pode gerenciar com sucesso os sintomas com uma forma de tratamento, ou você pode achar que uma combinação de tratamentos funcionam melhor. Medicamento prescritos e terapia com um psicólogo são recomendados a todos os pacientes com transtorno depressivo.