Muitos ignoram aquele papel que acompanha o medicamento na caixinha, porém a bula é muito importante para orientar o consumidor sobre o uso seguro de medicamentos. 

As bulas, porém, podem parecer confusas ao olho do consumidor que desconhece alguns termos utilizados. De acordo com a Anvisa (órgão regulador de vigilância sanitária), a embalagem, o rótulo e a bula dos medicamentos devem transmitir todas as informações relevantes sobre o produto, contribuindo para o seu uso adequado. Além de informações obrigatórias sobre o medicamento.

O que é e para que serve a bula do medicamento?

A bula é um documento legal sanitário que serve para obter informações e orientações sobre medicamentos necessárias para o uso seguro e tratamento eficaz. 

Ela pode ser de dois tipos: a para o paciente (que é aquela destinada ao paciente, com termos mais acessíveis e diretos) e a para o profissional da saúde (que é aquela destinada ao profissional, com termos mais técnicos e informações mais complexas)

Informações que devem constar em uma bula

As informações encontradas nas bulas de medicamentos são, geralmente, divididas e organizadas segundo os tópicos:

  • Nome do medicamento;
  • Apresentação, formas ou formulações;
  • Composição: Ingredientes e suas dosagens;
  • Informações ao paciente: Cuidados de armazenamento, prazo de validade
  • Informações técnicas: Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento
  • Indicações;
  • Contraindicações: Indicam condições em que o medicamento não deverá ser utilizado;
  • Precauções: Cuidados a serem tomados durante o uso do medicamento;
  • Interações medicamentosas: Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias;
  • Reações adversas: Efeitos colaterais possíveis ou esperados do medicamento;
  • Posologia: 
  • Superdosagem: Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses.

A importância da bula para os profissionais de saúde

Consultar as bulas antes de prescrever os medicamentos pode evitar muitos erros, como a escolha de esquema posológico inadequado e a ocorrência de interações medicamentosas graves. Também é importante ressaltar que a bula destinada ao profissional contém informações que não estão disponíveis nas bulas orientadas ao paciente. Desse modo, o paciente só terá acesso a algumas informações se o médico julgar necessário transmiti-las durante a consulta. Essa diferenciação de conteúdo é essencial pois a interpretação inadequada das informações contidas na bula profissional por parte dos pacientes poderia levar a um sério prejuízo do processo terapêutico ou até o uso indiscriminado do medicamento.

O médico deve ter em mente que o sucesso da terapia depende muito do tratamento proposto. Ao ler, o médico garante o bom andamento do tratamento, e ainda tem acesso a informações que podem evitar sérias complicações.

A importância da bula para os pacientes

Considerando que a bula contém informações sobre a ação do medicamento no organismo, entendemos o quanto pode ser importante sua leitura por parte do paciente, principalmente para solucionar dúvidas mais simples.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) criou regras que regulamentam e padronizam todas as informações que devem estar nas bulas para informar sobre o que há de relevante naquela substância.

As bulas contém informações importantes como:

Riscos oferecidos pelo medicamento

Informações sobre quais são os riscos ao se ingerir aquele medicamento, se há riscos em dirigir ou operar alguma máquina.

Reações adversas

Quais reações seu organismo pode apresentar, tais como alergias, tonturas, vômitos, etc.

Conduta no caso de superdosagem

Como reagir no caso de ingerir uma quantidade maior que a indicada, se é necessário procurar ajuda médica com urgência, ou se o próprio organismo se encarrega de eliminar o excesso.

Posologia, dosagem e sua administração correta

Como deve ser administrada a medicação, dosagem, horários e formas de administrá-la.

Contraindicação

Informações sobre quais pacientes não devem utilizar aquele medicamento. Também apresenta a lista da sua composição, facilitando para o paciente a identificação de compostos que não devem ser administrados por algum motivo.

Cuidados na conservação

Qual temperatura deve ser conservado, se há a necessidade de mantê-lo em local resfriado, se precisa evitar a luz, entre outras. Estas são algumas das informações sobre o armazenamento que o paciente encontrará na bula.