Nem todos os gestores sabem, mas existem funcionalidades do ClinicWeb que podem ser extremamente úteis para a sua clínica. Seja para automatizar tarefas ou ajudar a cortar custos, o software mais completo do mercado vai muito além do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e da agenda na nuvem.
Nesse artigo, falaremos exatamente sobre as funcionalidades menos conhecidas do ClinicWeb. Por mais que as características principais sejam fundamentais para apoiar uma gestão realmente eficiente, são esses diferenciais que fazem do software uma verdadeira revolução em seu negócio. Confira:  

Chat

Os hábitos de consumo e a maneira como nos relacionamos com empresas estão mudando nos últimos anos, especialmente em virtude da internet, das redes sociais e também dos celulares. Nesse sentido, facilitar a vida das pessoas que fazem parte da sua clínica é uma excelente maneira de manter os melhores talentos e oferecer um serviço de excelência.
O chat funciona de maneira bem simples. Com o recurso, seus profissionais estão totalmente conectados. Isso significa que acabaram os dias de telefonemas para a recepção durante consultas. Em poucos cliques, médicos solicitam materiais, medicamentos, etc., a outros membros da equipe. Desse modo, otimizam seu tempo e comprovam a maturidade do seu negócio frente aos pacientes.  
Com essa rápida troca de informações, administradores também ficam sempre a par do desenvolvimento de seu empreendimento, se mostrando mais abertos e disponíveis à sua equipe. Atitude que, sem dúvidas, ajuda na retenção dos melhores profissionais.

Muito mais do que uma agenda

A agenda é, talvez, a funcionalidade mais utilizada pelos usuários do ClinicWeb. Mas, nem todos conhecem a fundo todas as potencialidades dessa ferramenta. A confirmação de consultas via SMS é um princípio básico, mas, você sabia que pode programar uma cirurgia (com orçamentos, equipe, local, duração e até mesmo materiais) direto na agenda?
Outra característica extremamente importante da agenda do ClinicWeb tem relação direta com a fidelização de pacientes. Você pode filtrar, por exemplo, o histórico de diagnóstico de um determinado grupo e, com base nisso, criar um e-mail para convidá-lo a retornar à clínica. E-mails enviados no momento certo e com os conteúdos ideais!
Nós sabemos que é muito comum na área médica que os profissionais trabalhem em diferentes locais e façam procedimentos distintos ao longo da semana. Por isso, a agenda do ClinicWeb é totalmente configurável de acordo com a rotina de cada colaborador.
Você pode otimizar o tempo de atendimento fazendo uma gestão mais assertiva, baseada em indicadores de desempenho por profissional ou procedimento, por exemplo.

Prescrição Eletrônica

A Prescrição Eletrônica é uma funcionalidade do PEP e, além da obrigatoriedade da sua utilização – que já está em trâmite na Câmara dos Deputados (PL 3344/12) – traz diversos benefícios para o cotidiano de médicos e pacientes, tornando essa relação mais dinâmica e sadia.
Uma primeira vantagem é o bulário eletrônico, já integrado ao sistema. Com ele, o médico possui informações sobre todos os medicamentos cadastrados com poucos cliques. O processo de pesquisa oferecido no software também ajuda a encontrar equivalentes ou substitutos dos medicamentos. Tudo muito simples!
Outra vantagem muito importante é que os dados dos pacientes estarão mais seguros, uma vez que não dependem de papel ou arquivamento. A integração com o PEP garante, também, que potenciais alergias ou características peculiares a um indivíduo sejam facilmente encontradas no sistema, facilitando o diagnóstico e prescrição medicamentosa.

Relatórios administrativos, clínicos e financeiros

Um bom administrador sabe que medir os resultados da clínica médica é fundamental para fazer o negócio crescer com saúde e segurança. Como em qualquer empresa, os números são os melhor aliados dos líderes para embasar as tomadas de decisão.
Será que você precisa realmente contratar mais um atendente ou tornar o atendimento mais eficiente? A glosa médica está muito alta por problemas com os convênios ou por erros humanos? Esse é o tipo de pergunta que pode ser respondida com base na análise de relatórios administrativos, clínicos e financeiros.
Dentre as funcionalidades do ClinicWeb, os relatórios são os mais importantes para os gestores. É por meio deles que os gargalos da empresa aparecerão e você poderá tomar de vez as rédeas do negócios. Lembre-se que é fundamental definir indicadores de performance antes mesmo de começar a controlar os números!

Fluxo de caixa

Apesar de parecer óbvio, ter um Fluxo de Caixa 100% organizado e atualizado pode ser a diferença entre crescer ou falir sua clínica. Isso porque a desorganização pode fazer com que você conceda bonificações, por exemplo, quando na verdade a empresa precisa é cortar custos!
Se os números são os melhores amigos do gestor, o Fluxo de Caixa é como um eletrocardiograma da empresa. Ele consolida os sinais vitais para que você possa entender se é hora de avançar, cortar gastos, conceder bonificações e, quem sabe, até mesmo abrir uma nova filial.
O software de gestão se faz fundamental nesse sentido. Isso porque além de consolidar as informações ele permite que você crie filtros (de tempo, por exemplo), para analisar situações específicas e peculiares ao seu negócio. Somente assim é possível liderar minimizando as possibilidades de tomar uma decisão equivocada.
Nesse artigo falamos de algumas características do software que podem ser extremamente úteis, apesar de não serem tão conhecidas. Ainda existem muitas outras funcionalidades do ClinicWeb fundamentais para uma gestão realmente eficiente em sua clínica.
Conheça cada uma delas nesse link e conte com a nossa equipe para tirar todas as dúvidas que possam surgir. Nós estamos à disposição para atendê-lo por telefone, e-mail ou diretamente no chat de nosso site!