Na hora de contratar um software de gestão para clínicas médicas, vários critérios são analisados: funcionalidades, suporte, tempo de implementação e, claro, o custo do investimento.
Não há dúvidas de que o preço de um software de gestão para clínicas médicas é um dos mais importantes itens a serem avaliados, afinal, existem soluções para todos os bolsos. Mas ele não deve ser considerado um fator de seleção, e sim um fator de desempate.
Siga conosco por este post e saiba o que avaliar ao contratar um software de gestão para clínicas médicas antes do preço!

Software barato nem sempre é sinônimo de qualidade

Sempre primamos pela redução de custos, contudo, quantas vezes você já viu um colega de trabalho reclamar de uma solução que não atendia às expectativas? A frase “é barato, mas…” é bem mais frequente do que imaginamos.
Antes de eliminar um software de gestão para clínicas médicas da sua lista de opções pelo preço, faça um quadro comparativo entre cada uma das selecionadas.
As funcionalidades são as mesmas? Os relatórios trazem as mesmas informações, no mesmo formato? O atendimento dado pelo suporte é exatamente igual?
Pergunte-se ainda se a tecnologia é atualizada, quais são os recursos que garantem a privacidade dos dados, em quanto tempo você verá resultados palpáveis desse investimento.
Um software com limitação de caracteres para registro do diagnóstico dos pacientes, por exemplo, pode impactar na qualidade dos médicos associados. Você seria obrigado a manter controles à parte, passíveis de riscos ambientais, humanos e tecnológicos.
Será que valeria a pena escolher um software desses só pelo preço?

Softwares caros também não são garantia de eficiência

Se existem softwares baratos e que não atendem às expectativas, também há aqueles que são extremamente caros e dos quais você não faz uso completamente.
Funcionalidades que não estão alinhadas aos seus processos, recursos que não são vitais para o seu negócio, relatórios que não dizem muita coisa sobre resultados, são bastante comuns também.
Mais uma vez, você precisa fazer a pergunta básica: qual é minha necessidade? A partir disso, definir as funcionalidades que respondem adequadamente a essa necessidade. E então seguir com a busca por um fornecedor adequado, que possibilite a customização da ferramenta para que ela forneça valor para a sua clínica, não apenas despesas.

Na dúvida, guie-se pelos benefícios

É claro que qualquer fornecedor de tecnologia vai afirmar que o sistema de gestão que ele comercializa é o melhor. Mas não vá na conversa de qualquer pessoa, faça sua própria análise para contratar um software de gestão para clínicas médicas. 
Com base na sua lista de desejos, comece a procurar a solução que ofereça a maior parte desses benefícios. Pode até ser que você não encontre uma que se encaixe perfeitamente às necessidades da sua clínica, mas quanto mais próxima ela estiver, mais fácil será customizá-la para que atenda a 100% das suas expectativas.
O que você busca ao contratar um software de gestão para clínicas médicas? Otimizar processos, reduzir o tempo de espera de pacientes, gerenciar melhor o uso dos consultórios e medicamentos e analisar os resultados da clínica são apenas alguns dos motivos que levam a essa busca. Identifique os seus.

Vá além das expectativas, pense no futuro

Digamos que hoje você atenda a 500 pacientes no total. E que contratar um software de gestão para clínicas que permita o registro e acompanhamento dessas 500 pessoas seja suficiente por hora.
Mas, e se daqui a um ano você tenha conquistado mais 250 pacientes devido a uma nova especialidade incorporada? Como proceder com essa tecnologia limitada?
Realizar uma nova busca, um novo investimento, nem sempre está nos planos, especialmente o financeiro. Mas poder esticar a capacidade de atendimento da sua clínica a qualquer hora faria todo sentido, não?
Eis mais um motivo pelo qual o preço não pode ser seu único critério de avaliação. Uma ferramenta mais cara, mas que permita escalar a quantidade de atendimentos, é mais benéfica do que uma que poupa dinheiro agora mas exige um grande investimento depois.
Outra questão a ser avaliada com relação ao futuro é a integração entre ferramentas. Se você quiser usar um software de automação de marketing para manter um relacionamento próximo com os pacientes, essa solução poderá ser integrada ao seu software de gestão?

Não fique só nos benefícios de processos, avalie a redução de custos

Todo investimento deve trazer retorno financeiro para a clínica, seja com o aumento da produtividade ou com a redução de custos. E contratar um software de gestão para clínicas médicas adequado pode contribuir muito para isso.
Imaginemos que você tenha uma taxa de ocupação de consultório de 60%. Ou seja, 40% do tempo sua infraestrutura fica ociosa, sem gerar receita. Os gastos fixos continuam ali: médico à disposição, energia elétrica, ar condicionado, etc.
Com um software de gestão que ajude a prestar atenção a esses detalhes de forma estratégica, você pode ocupar seus consultórios 100% do tempo, faturar mais e reduzir os custos de manutenção da infraestrutura.
Outra situação: digamos que os médicos preencham os prontuários manualmente, assim como as guias médicas para os convênios. O tempo despendido nessa tarefa é enorme e as brechas para falhas também não são poucas, começando por letras ilegíveis.
A consequência, certamente você já sabe: glosa. O convênio afirma que não recebeu a informação, portanto, não efetuou o pagamento. Você tem que destacar um profissional para confeccionar os recursos de glosa, com assinatura dos médicos e, quem sabe, do diretor clínico. Mais tempo e recursos perdidos.
Por outro lado, se você possui um software de gestão para clínicas médicas com a funcionalidade de faturamento TISS automatizado, os riscos de glosa diminuem drasticamente e você pode obter até 70% de redução no número de glosas.
Agora que você já sabe que preço não é tudo ao contratar um software de gestão para clínicas, que tal saber como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio?
como as tecnologias ajudam a reduzir custos