O uso de dispositivos móveis já é bastante significativo, com mais de 280 milhões de equipamentos distribuídos em todo o território nacional. Cada vez mais, as pessoas aderem à praticidade mobile, dos aplicativos e da informação encontrada, literalmente, ao alcance da mão. E isso vale também para as rotinas de trabalho.
É por isso que ao buscar soluções tecnológicas capazes de otimizar processos e levar sua clínica médica a melhores resultados, é importante considerar ferramentas desenvolvidas para os já tradicionais desktops (ou computadores de mesa). E incluir, ainda, a possibilidade do uso de dispositivos móveis na gestão da clínica.
Se você tem dúvidas do quanto esse tipo de solução realmente pode ser necessária e benéfica para o seu negócio, está no post certo! Aqui, você vai conhecer as vantagens dessa tecnologia, sobretudo para a melhoria do atendimento e conquista do mercado. Acompanhe!

Porque investir no uso de dispositivos móveis

É bem provável que você já conheça os benefícios do uso da tecnologia na rotina de sua clínica médica. São diversas vantagens que vão além da simples ideia de tornar seu negócio mais moderno.

Otimização e redução de custos

Por exemplo, é possível otimizar as atividades, como o agendamento, a comunicação com os pacientes e o desenvolvimento e armazenamento de prontuários e históricos.
No que diz respeito à gestão, pode tornar todo o processo mais simples e intuitivo. Assim, há melhoria no controle de estoque, na distribuição de tarefas e no gerenciamento do tempo. Também conquista-se redução das glosas, facilidade no controle das finanças, além de gerar relatórios importantes para a tomada de decisões da clínica.
Mas, sabendo dessas e de outras possibilidades que as soluções tecnológicas trazem, pode ser que você ainda esteja se perguntando porque apostar também no uso de dispositivos móveis na gestão da clínica. Afinal, será que há mesmo vantagem em levar os recursos do computador para o dispositivo? Vamos esclarecer isso!

Gestão facilitada

Tenhamos em mente que gerenciar uma clínica médica é uma tarefa constante. Ainda que seja preciso se organizar e separar tempo para o cumprimento de tarefas cruciais, a gestão de um negócio não tem hora marcada. A qualquer momento, um problema ou necessidade pode surgir e demandar atenção.
Em nosso dia a dia, ter em mãos um smartphone, tablet ou outro equipamento móvel para a realização de atividades diversas poupa tempo e esforço. Isso significa que esse tipo de tecnologia nos ajuda a concretizar essas atividades de forma muito mais fácil do que seria caso sempre fosse necessário utilizar o computador de mesa (desktop).
O mesmo vale quando se torna possível levar essas vantagens para a rotina de trabalho, principalmente porque dispositivos móveis permitem que se tenha acesso a qualquer informação sobre o seu negócio quando precisar e onde quer que você esteja. E o melhor, sempre com a devida segurança.
Em outras palavras, os dispositivos móveis podem potencializar os benefícios da tecnologia que você já conhece, impactando positivamente a qualidade do serviço prestado.

Como usar dispositivos móveis na gestão da clínica médica

Um passeio pela “loja de aplicativos” de seu dispositivo vai revelar uma variedade de soluções que podem ser bastante úteis para o cumprimento das tarefas de gestão. Há, por exemplo, apps que ajudam desde o gerenciamento das finanças até o controle do tempo para maior produtividade.
Mas, para obter vantagens realmente significativas para a sua clínica médica, a opção mais interessante é buscar por soluções que tenham sido especialmente desenvolvidas para a área da Saúde. É o caso, por exemplo, dos cada vez mais populares softwares de gestão médica.
Se você já conhece essa ferramenta, sabe que ela conta com funcionalidades capazes de otimizar processos de todos os níveis da sua clínica, com módulos que atendem à necessidades que vão do atendimento ao setor administrativo.
E, seguindo a ideia da utilização de dispositivos móveis na gestão da clínica, o importante então é buscar por um software que seja mobile friendly. Em outras palavras, buscar por uma solução que tenha sido desenvolvida tanto para rodar em computadores e notebooks quanto em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.
Assim, você consegue ter todos os benefícios dessa tecnologia literalmente na palma da mão. E isso faz com que, seja dentro da clínica ou fora dela, você tenha acesso aos dados sem precisar ir atrás de um computador que já esteja ligado, logado no sistema e disponível no momento exato em que você precisa.

As vantagens práticas do software mobile friendly aliado ao uso dos dispositivos móveis na clínica

Certamente, você já entendeu que um dos atrativos relacionados ao uso de dispositivos móveis na gestão da clínica é poder cuidar do seu negócio a qualquer momento.
Aliando esse atrativo ao uso de um software de gestão que seja mobile friendly, você consegue atuar em diferentes níveis de sua clínica, mesmo estando longe dela.
Podemos começar pela gestão remota da agenda. O fácil acesso facilita a marcação de consultas em eventos externos à clínica, bem como a gestão de horários e compromissos que precisem ser alterados, evitando transtornos para colaboradores e pacientes.
Além disso, a combinação dessas tecnologias permite a comunicação instantânea com os agentes envolvidos, sejam eles colaboradores ou pacientes. E isso favorece o andamento dos serviços oferecidos, contribuindo para a satisfação e fidelização dos pacientes que se sentem constantemente amparados.
Por fim, vale mencionar que o uso de dispositivos móveis na gestão da clínica permite o acesso e compartilhamento de documentos, como relatórios analíticos. Assim, torna possível o acompanhamento de processos e resultados, bem como a tomada de decisões que direcionam o dia a dia da clínica.
Quer seguir seu aprendizado em gestão? Confira também o artigo Dicas para melhorar a administração da clínica!