Como escolher o melhor software de gestão médica para a clínica?

A dúvida quanto a escolha do melhor software de gestão médica existe sobretudo porque ninguém quer fazer um investimento que não valha a pena. Há diferentes soluções no mercado e nosso objetivo com este post é te mostrar o caminho para identificar qual delas é a ideal para o seu negócio.

Você já sabe que deixar para trás sistemas ultrapassados e optar pela digitalização da clínica é um passo importante rumo ao crescimento e para o sucesso em um ambiente cada vez mais competitivo.

Decidir como isso vai ser feito é um processo que precisa levar em conta, principalmente, as necessidades específicas da sua clínica. Somente assim é possível determinar quais funcionalidades precisam estar presentes no software e, então, avaliar o seu custo x benefício.

O que se deve buscar, portanto, é um programa que contribua para tornar a rotina local mais eficiente e para a apresentação de condições que ajudem a estabelecer uma relação cada vez mais positiva com os pacientes.

Acompanhe abaixo alguns fatores que precisam ser avaliados em seu processo de escolha do melhor software de gestão médica:

As dificuldades da rotina na clínica

Quando se está em busca de uma solução, o caminho para não se perder em meio às possibilidades encontradas no mercado é manter os problemas em mente.

Se você decidiu que chegou a hora de investir na digitalização de sua clínica é porque já sabe que o antigo sistema não  corresponde mais às suas necessidades. E isso pode acontecer por diferentes razões.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma lista com as dificuldades que façam parte da rotina da clínica e, ainda, com os recursos que você gostaria que o software oferecesse para sanar esses problemas.

Pode ser que você tenha percebido que manter a marcação de consultas em várias agendas físicas se tornou uma tarefa muito trabalhosa e sujeita a erros.

E que o tempo gasto em demasia nessa tarefa compromete a produtividade dos colaboradores e, até mesmo, dificulta que o número de consultas realizadas aumente.

Nesse sentido, você precisa procurar por um software que possua, dentre os recursos, funcionalidades voltadas para o gerenciamento da agenda. Por meio dele, todas as informações de contato dos pacientes e horários dos médicos ficam disponíveis, permitindo que marcações sejam feitas com poucos cliques.

Como entendido por meio desse exemplo, a ideia por trás do processo de identificar as dificuldades da rotina da clínica é reunir condições para avaliar mais precisamente as ferramentas e funções oferecidas por um melhor software de gestão médica.

O nível de satisfação dos pacientes

Um outro fator que precisa ser levado em conta é o nível de satisfação dos pacientes que são atendidos pela sua clínica.

Todo e qualquer negócio precisa ter em mente que o sucesso depende da qualidade do serviço prestado e da experiência oferecida aos clientes. E isso também vale para clínicas médicas.

Muitas vezes, gestores e outros responsáveis por uma empresa conseguem apontar falhas e dificuldades relativas ao seu setor ou à sua posição, como colaborador. Como consequência, é comum que a visão do cliente não seja devidamente valorizada.

Pensando nisso, fica claro que é válido buscar meios de medir a satisfação dos pacientes e, então, encontrar possíveis falhas que precisam ser ajustadas e que  possam possam contar com o auxílio da tecnologia do software de gestão.

Pense, por exemplo, em como um sistema não automatizado, de difícil organização, faz com que informações (como históricos) demorem mais a ser encontradas. A consequência disso é a demora no atendimento, o que contribui para que a experiência dos pacientes não seja tão agradável quanto poderia ser.

A eficiência na gestão do negócio

Outra tarefa comum em clínicas médicas é a eficiência no gerenciamento de informações dos setores administrativo e financeiro. Áreas decisivas para atestar e garantir a viabilidade do negócio, bem como para a tomada de decisões que envolvam o seu crescimento.

Quanto mais uma clínica cresce e se consolida — e esse é um dos objetivos de quem tem um empreendimento —, mais informações ela gera e gerencia. E essa tarefa não é nada fácil.

Fazer todos os lançamentos e atualizar a movimentação do fluxo de caixa em planilhas do Excel é um método comum, mas cada vez mais defasado. Isso porque, nesse sistema, qualquer erro pode impedir o fechamento do caixa e uma avaliação real do desempenho mensal da clínica.

Se você identifica problemas dessa natureza ou uma dificuldade constante em cumprir essa tarefa, vale a pena buscar por um melhor software de gestão médica que possibilite integrar sistemas e centralizar todo o fluxo de caixa em uma única plataforma.

Assim, além de agilizar todo o processo, você diminui a incidência de erros e alcança melhores resultados por meio de dados que são atualizados em tempo real.

Tenha o melhor software de gestão médica

Além de fazer esse exercício de análise das necessidades da clínica e das funcionalidades de cada solução tecnológica, há alguns outros fatores a serem considerados para a escolha do melhor software de gestão médica. Como, por exemplo:

  • facilidade de utilização, design visualmente agradável, prático e intuitivo;
  • possibilidade de personalização em funcionalidades específicas (como o prontuário eletrônico);
  • possibilidade de integração de sistemas, da própria clínica ou de outras instituições (como laboratórios e farmácias);
  • disponibilidade de um suporte técnico qualificado e ágil;
  • custo da manutenção do software.

Como visto, identificar as necessidades da clínica é o que permite identificar funcionalidades e características interessantes e, então, escolher o software de gestão ideal. Acompanhe uma demonstração do ClinicWeb e descubra porque esta pode ser a solução que você procura!

como as tecnologias ajudam a reduzir custos

avatar

admin

6 Comentários

  • Antonio
    26 de setembro

    Como faço para saber se o nível de satisfação dos pacientes está alto?

    • Lucas Menezes
      26 de setembro

      Você pode implementar essa pesquisa com a metodologia do NPS (Net Promoter Score). Ao final de cada consulta você pode entregar a questão “Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nosso serviço para um amigo?”, assim, você ficará sabendo a média da qualidade de seu atendimento.

  • Ricardo
    26 de setembro

    Qual o melhor software no mercado?

    • Lucas Menezes
      26 de setembro

      O ClinicWeb é o mais completo software em gestão médica. Acesse o site https://www.clinicweb.com.br/ ou ligue para o telefone 0800 878 8134 e entre em contato conosco!

  • Tatiana
    26 de setembro

    O software integra todas as obrigações clínicas?

    • Lucas Menezes
      26 de setembro

      O ClinicWeb, além de incluir todas as normas e obrigações clínicas necessárias, possui módulos adicionais específicos que podem ser adquiridos à parte (como por exemplo Oncologia e Oftalmologia).

Deixe o seu comentário