A tecnologia facilita muito as nossas vidas. Já imaginou um mundo sem a instantaneidade do WhatsApp, as conexões do Facebook ou, pior ainda, um mundo sem as respostas imediatamente fornecidas pelo Google a cada pequena dúvida que temos? Para sua clínica, vale experimentar aplicativos médicos!
Na área médica essa realidade não é diferente! O mercado está cheio de aplicativos – tanto pagos quanto gratuitos – que facilitam muito a vida dos profissionais e gestores! Confira abaixo 13 aplicativos médicos que você precisa conhecer o quanto antes!  

Aplicativos médicos: Figure 1

Imagine um ambiente onde mais de um milhão de médicos de todo o mundo podem compartilhar experiências e mensagens privadas (todas criptografadas para garantir a sua segurança. Esse é o conceito por trás do Figure 1. Disponível para IOS e Android, esse é um dos aplicativos médicos que promete ser um grande aliado dos profissionais.

Whitebook Clinical Decision

Outro app fantástico para o dia a dia dos médicos é o Whitebook. Com ele, mais de 100 mil usuários cadastrados em todo o Brasil têm na palma das mãos uma infinidade de informações extremamente úteis. Tanto para suporte clínico quanto terapêutico, o banco de dados é offline e pode ser baixado tanto em celulares Android quanto em sistemas IOS.

Calculate by QxMD

Sabe aqueles estudos médicos publicados nas revistas da área que você simplesmente não tem tempo de ler durante a jornada de trabalho? O Calculate by QxMD promete disponibilizar os melhores conteúdos de maneira simplificada, para acessos rápidos. O app está disponível em inglês, para IOS, Android e Windows 10 e reúne informações de áreas como cardiologia, nefrologia, neurologia, cirurgia geral, dentre muitos outros!

Resuscitation

O Resuscitation não é um aplicativo de suporte, como os outros que citamos. Ele é um tipo de jogo médico realista, onde você deverá receber o paciente no hospital (ou direto da ambulância), pedir os exames que acredita serem necessários, determinar a medicação e acompanhar a evolução de cada caso. Muito interessante para aprender de maneira lúdica e divertida! Disponível para as plataformas Android e IOS

Medscape

Apesar de ter o seu conteúdo todo em Inglês no app, a WebMD, desenvolvedora do Medscape está entrando com tudo no Brasil. No site em português já é possível ter acesso a uma enormidade de conteúdos, que vão desde dosagens de medicamentos até novidades nas regulações de órgãos oficiais. Um dos aplicativos médicos extremamente úteis e muito indicado para profissionais das mais diversas áreas!

Evernote

Esse é um aplicativo generalista, que não foi pensado especificamente para a área médica. Todavia, ele cai como uma luva nas necessidades cotidianas dos profissionais. Organize notas, apresentações, imagens, fluxogramas e muitas outras informações da maneira que desejar. Elas estarão disponíveis para você a todo tempo, offline, em seu celular! Disponível para computador, IOS e Android.

Dropbox

Provavelmente você já conhece o Dropbox. Ele também não é específico da área, mas é extremamente útil para guardar e compartilhar resultados de exames, imagens, textos e quaisquer outros arquivos que você precise acessar de qualquer lugar. Há, também, a possibilidade de criar pastas compartilhadas com colegas e setores específicos da clínica ou hospital.

Epocrates

Voltando para os aplicativos médicos específicos, o Epocrates possui um grande acervo de informações importantes. Apenas uma parte delas está disponível para download gratuito e para ter acesso ao banco de dados completo é necessário pagar. Além dos dados relativos a medicamentos, a ferramenta também auxilia em funções como cálculo do IMC, LDL, anion gap e osmolaridade sérica, dentre outras funções excepcionais! Saiba mais aqui.

GestaTools

Voltado para a área obstetrícia, o GestaTools oferece diversas calculadoras muito úteis para agilizar o atendimento. Nele você consegue, por exemplo, calcular a massa corporal, a idade gestacional (IG) e a DPP (data provável do parto) com base na data da última menstruação ou do USG (exame de ultra som). Disponível para IOS e Android, o app ainda traz muitas outras funcionalidades! Vale o download.

World Health Organization WHO

O app da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) é extremamente recomendado para os profissionais que desejam estar a par das principais novidades da área da saúde. Atualização sobre pandemias, medicações e pesquisas estão disponíveis – apenas em inglês – nas plataformas IOS e Android. Vale lembrar que uma das principais vantagens é que, no caso desse aplicativo médico, as informações não passam pelo filtro do Ministério da Saúde.

AxCalc

Voltado para médicos anestesistas – e aprovado pela Associação Brasileira de Anestesiologia – o AxCalc oferece diversas funções como conversor de unidades, taxa de gotejamento, correção aguda de sódio, sangramento admissível e reposição de jejum. O app funciona apenas em dispositivos IOS e certamente ajuda a economizar muito tempo dos profissionais!

Genéricos BR

Esse é um dos aplicativos médicos mais baixados do Brasil. O grande número de fabricantes e possibilidades pode confundir até o mais experiente dos médicos. A fim de agilizar a vida dos profissionais, esse aplicativo – disponível tanto para IOS quanto para Android – lista as opções de genéricos com base nos nomes populares das medicações.

CID10

O CID (Classificação Internacional de Doenças) reúne um volume imenso de informações e o profissional simplesmente tem como perder tempo recorrendo aos livros para encontrá-los. Por isso o app CID10 – que pode ser baixado em Android e IOS – é tão importante. Com layout simples e sensitivo, promete agilizar muito a vida dos médicos perante as burocracias do dia a dia.
Gostou da nossa lista de aplicativos médicos? Você utiliza algum que não citamos ao longo do texto? Compartilhe com nossos leitores e ajude a tornar a vida de outros médicos mais fácil!