A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP ou apenas Secretaria de Saúde) é responsável pela formulação da Política Estadual de Saúde e de suas diretrizes, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, que tem como propósitos promover a saúde priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.
A secretaria de saúde é, também, responsável pela articulação e pelo planejamento de ações desenvolvidas pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) distribuídos pelo Estado, além de administrar três fundações: a do Remédio Popular (FURP), que pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui medicamentos; a Oncocentro de São Paulo (FOSP), que constitui-se basicamente na instância de apoio à SES-SP para assessorar a política de câncer no Estado; e a Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, que além do desenvolvimento de pesquisas a partir de padrões internacionais de referência, fornece hemocomponentes e serviços hemoterápicos.
Outras atividades igualmente importantes, também alvo constante de atenção do SUS devem ser destacadas, como o controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação, desenvolvidas principalmente pela Vigilância Epidemiológica, o controle da qualidade de medicamentos, exames, alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público, área de atuação da Vigilância Sanitária e o controle de endemias no território paulista a partir da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN.
 O controle social e a participação da comunidade na definição de prioridades e necessidades, no acompanhamento e avaliação das ações executadas são garantidos a partir das instâncias Conselho Estadual de Saúde (CES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Um pouco sobre o SUS (Sistema Único de Saúde):

O SUS – também conhecido como Sistema Único de Saúde – é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, conseguindo abranger desde o simples atendimento de avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. 
Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
O atendimento do SUS ocorre em 3 níveis de atenção, que iremos explicar detalhadamente a seguir:

Posto de Saúde

Também conhecidos como Unidades Básicas, a o seu primeiro contato com o sistema de saúde do SUS, onde são marcadas as consultas, exames e outros procedimentos mais complexos, como vacinação e curativos. O posto de saúde não atende situações de médio e grave risco. É possível resolver até 80% dos problemas de saúde nos postos.

Unidades de Pronto Atendimento

Também podemos chamar de UPA, é considerada uma unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade – sendo um meio-termo entre o centro de saúde e hospitais, apesar de possuir mais recursos do que um posto de saúde. 
A ordem de atendimento da UPA é conforme a gravidade do paciente, e não por sua ordem de chegada. Neles podemos tratar procedimentos de intervenção, como casos crônicos e agudos de algumas doenças. A UPA funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana.

Hospitais

Essa é a unidade de saúde em que deve atender aos casos de alta complexidade e emergência – que são muitas vezes encaminhados para lá pelos postos de saúde, UPAs ou ambulâncias. 
No hospital, você recebe atendimento de diversas especialidades, além de ter acesso a mais recursos tecnológicos de intervenção. Ele funciona diariamente 24 horas e nos fins de semana.
Assim sendo, podemos perceber o tamanho da importância de uma Secretaria de Saúde para a sociedade em que vivemos